Projetos de Investigação
Competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem: práticas em unidades curriculares em e-learning no Ensino Superior Português
Os conceitos de literacia e competência digitais têm vindo a ser amplamente discutidos, especialmente quando se lhes associam os conceitos de comunicação e informação. Mantém-se a visão de especificação e operacionalização: que literacias, que competências para uma sociedade educativa e de aprendizagem e como as podemos aferir e desenvolver. A par desta discussão, a Educação a Distância (EaD) e o e-learning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos. Este trabalho cruza ambas as realidades, focando-se numa análise das competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem. Numa investigação com o cunho de Design-Based Research, e com o objetivo de compreender as várias dimensões de literacia digital em mundos de aprendizagem também digitais, serão analisadas a componente infocomunicacional e de competências digitais de alunos a frequentar unidades curriculares ou cursos em regime de e-learning em instituições de Ensino Superior Português, colmatando assim uma lacuna nos estudos sociológicos. Orientação: Susana Henriques (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2022-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Aprendizagem ao Longo da Vida no Concelho de Cascais. Desenho de um programa de intervenção
O presente projeto tem como principal objetivo compreender e intervir sobre a aprendizagem ao longo na vida no concelho de Cascais, desenhando um programa a desenvolver no espaço de dois anos, que responda aos desafios e às necessidades dos diversos públicos, designadamente dos que já foram ou estão abrangidos por iniciativas no âmbito das diferentes dinâmicas e modalidades de aprendizagem ao longo da vida, mas que considere e inclua também os públicos tradicionalmente afastados daquelas dinâmicas e modalidades. O primeiro ano do projeto é dedicado ao desenho do plano de intervenção.
Informação do Projeto
2020-08-01
2023-06-30
Parceiros do Projeto