Competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem: práticas em unidades curriculares em e-learning no Ensino Superior Português
Os conceitos de literacia e competência digitais têm vindo a ser amplamente discutidos, especialmente quando se lhes associam os conceitos de comunicação e informação. Mantém-se a visão de especificação e operacionalização: que literacias, que competências para uma sociedade educativa e de aprendizagem e como as podemos aferir e desenvolver. A par desta discussão, a Educação a Distância (EaD) e o e-learning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos. Este trabalho cruza ambas as realidades, focando-se numa análise das competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem. Numa investigação com o cunho de Design-Based Research, e com o objetivo de compreender as várias dimensões de literacia digital em mundos de aprendizagem também digitais, serão analisadas a componente infocomunicacional e de competências digitais de alunos a frequentar unidades curriculares ou cursos em regime de e-learning em instituições de Ensino Superior Português, colmatando assim uma lacuna nos estudos sociológicos.
Orientação:
Susana Henriques (CIES-Iscte)
Project Information
2022-01-01
2025-12-31
Project Partners
Lifelong Learning in the Municipality of Cascais. An Action Programme Design
The main objective of this project is to understand and intervene on lifelong learning in the municipality of Cascais, designing a programme to be developed within two years. The programme aims to respond to the challenges and needs of the various publics, namely those who have already been or are covered by initiatives in the scope of the different dynamics and modalities of lifelong learning, and also the publics traditionally distant from those dynamics and modalities. The first year of the programme is devoted to the design of the plan.
Project Information
2020-08-01
2023-06-30
Project Partners