Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário - Barómetro
O projeto tem como objetivo central a construção de um sistema de observação regular, de base anual, das práticas de leitura dos estudantes abrangidos pela escolaridade obrigatória, em particular no que respeita aos seus principais indicadores de caracterização, acompanhamento e avaliação.
A produção de relatórios anuais sobre a evolução das práticas de leitura, no quadro de crescente integração das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades económicas, sociais e culturais nas modernas sociedades contemporâneas, permitirá robustecer a capacidade de diagnóstico de problemas e de construção de soluções neste domínio, respondendo assim à exigência de políticas públicas informadas pelo conhecimento.
Informação do Projeto
2022-09-01
2023-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- PNL2027 - (Portugal)
Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no ano de 2022 ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem. O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos. O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado pela McDonald’s.
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- PNL27 - (Portugal)
Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
Estudo promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) com a colabotação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre as práticas de leitura não escolares dos estudantes dos ensinos básico e secundário. A metodologia é quantitativa, de inquérito por questionário a uma amostra representativa dos vários níveis de ensino em estudo. A equipa de investigação conta com a consultoria de Isabel Alçada.
Informação do Projeto
2019-01-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- PNL2027 - (Portugal)
Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto
40 Anos de Politicas Públicas de Educação
O objetivo deste projeto é organizar a publicação de uma obra antológica, contendo a descrição e a análise deste longo percurso das políticas de educação, nas suas várias dimensões: dos fundamentos das políticas educativas, às decisões tomadas, aos recursos humanos, financeiros e institucionais que foram sendo mobilizados, passando pela identificação e o reconhecimento do papel dos diferentes atores, incluindo os organismos internacionais, e tendo como pano de fundo a evolução registada no contexto político nacional e europeu.
Informação do Projeto
2014-01-10
2014-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Manual de Lisboa - Guia para a produção de indicadores estatísticos sobre o desenvolvimento da sociedade de informação nos países Ibero-americanos
Informação do Projeto
2006-02-02
2006-12-05
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Profissionais em Tecnologias da Informação e da Comunicação: Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Informacional
A escassez de profissionais em TIC tem vindo a ser crescentemente mediatizada pelo poder político, quer ao nível nacional quer ao nível europeu, enquanto elemento condicionador da competitividade e crescimento da economia.
Informação do Projeto
2005-07-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder