PLEP
Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
Descrição

Estudo promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) com a colabotação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre as práticas de leitura não escolares dos estudantes dos ensinos básico e secundário. A metodologia é quantitativa, de inquérito por questionário a uma amostra representativa dos vários níveis de ensino em estudo. A equipa de investigação conta com a consultoria de Isabel Alçada.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2019-01-01 2019-12-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) Portugal Parceiro 2018-12-03 2020-04-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
João Trocado da Mata Professor Auxiliar Convidado (DCPPP); Investigador Associado (CIES-Iscte); Coordenador Global 2019-01-01 2019-12-31
José Soares Neves Professor Associado (DH); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Coordenador Global 2019-01-01 2019-01-31
Patrícia Ávila Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2018-12-03 2020-04-30
Miguel Ângelo Lopes Bolseiro de Doutoramento (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2018-12-03 2019-11-29
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
- -- Contrato ARM – Associação Restaurantes McDonald’s - NA - Portugal 39360 39360 2019-01-01 2021-09-30
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2023 Comunicação em evento científico Mata, João Trocado da, Neves, J. S., Lopes, Miguel Ângelo & Nunes, A. (2023). Leitura por prazer: diferenças de género entre os alunos em Portugal. XII Congresso Português de Sociologia | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia.
2022 Comunicação em evento científico Lopes, Miguel Ângelo, Ávila, P., Mata, João Trocado da & Neves, J. S. (2022). Oferta de livros e práticas de leitura dos estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Fórum de Pesquisas CIES 2021. Reflexões e intervenções em Comunicação e Cultura.
2021 Comunicação em evento científico Mata, João Trocado da, Neves, J. S., Lopes, Miguel Ângelo & Ávila, P. (2021). Práticas de leitura dos estudantes portugueses. XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente.
2021 Comunicação em evento científico Ávila, P., Mata, João Trocado da, Neves, J. S. & Lopes, Miguel Ângelo (2021). Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário: Um contributo para o aprofundamento do conhecimento sobre os determinantes da leitura. XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente.
2021 Comunicação em evento científico Mata, João Trocado da, Neves, J. S., Lopes, Miguel Ângelo & Ávila, P. (2021). Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses – 1.º e 2.º Ciclos - Primeiros resultados. Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses – 1.º e 2.º Ciclos.
2021 Periódico generalista Mata, João Trocado da, Neves, J. S., Lopes, Miguel Ângelo & Ávila, P. (2021). As práticas de leitura nas etapas iniciais da escolaridade obrigatória. Jornal de Letras. 1337, 5-5
2020 Comunicação em evento científico Mata, João Trocado da, Neves, J. S., Lopes, Miguel Ângelo & Ávila, P. (2020). Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário - Primeiros resultados. Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário - Primeiros resultados.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
2019-01-01
2021-09-30