
Artigo
-
Público
Populismo, direita radical, extrema-direita
Definição dos conceitos em ciência política difere do seu uso corrente. Populismo não significa dizero que as pessoas querem ouvir, e a direita radical não é necessariamente extrema

Notícia
-
Expresso
A ‘rua’ já não é só dos sindicatos
Ações de protesto dinamizadas por movimentos inorgânicos são cada vez mais comuns. A internet ajuda.
Artigo
-
Jornal de Notícias
Redes sociais também são lugar para fazer campanha. Entre imagens e vídeos, vale tudo para fazer passar a mensagem. Partidos mais pequenos dominam, mas os grandes ainda têm um longo caminho a percorrer.
Opinião de João Miguel Carvalho
Análise
-
Eco
Em 2022, o número de estrangeiros naturalizados foi igual ao número de votos que permitiu ao Chega e ao PS eleger um deputado. Partidos falham no apelo ao voto deste eleitorado que vai pouco às urnas.
Notícia
-
ZAP aeiou
João Miguel Carvalho acredita que vai ser muito difícil o Governo atual cumprir a legislatura, devido aos elevado “equilíbrio de forças na Assembleia”
Comentário
-
Notícias Magazine
João Carvalho, investigador do ISCTE doutorado em Ciência Política, também vê nos super-ricos das "big tech" uma "crescente aptidão para influenciar". "A primeira grande prova disso foi o escândalo da Cambridge Analytica [que, entre outras coisas, redundou no Brexit], em que percebemos que os multimilionários usaram as redes para fazerem publicidade junto de um segmento específico

Comentário
-
RTP
Eleições na Alemanha - Direto/análise
Análise com António Costa Pinto, Miguel Szymanki, João Carvalho, Filipe Vasconcelos Romão, Patrícia Daehnardt. Jornalista em direto: Paulo Dentinho, Rosário Salgueiro, Andreia Custódio. Declarações em direto: - Alice Weidel, líder da AfD, - Friederich Merz, líder da CDU, - Olaf Scholz, líder da SPD, - Julia Monar, embaixadora da Alemanha em Portugal.
Artigo
-
Notícias Magazine
De eleição em eleição - o novo normal?
Crise política em torno de empresa da família Montenegro provoca nova ida às urnas antes do tempo, a terceira em pouco mais de três anos. João Carvalho, investigador do ISCTE doutorado em Ciência Política
Artigo
-
Notícias Magazine
Crise política em torno de empresa da família Montenegro provoca nova ida às urnas antes do tempo, a terceira em pouco mais de três anos. Especialistas dizem tratar-se de situação sui generis, mas reconhecem contexto global que favorece a instabilidade e um aumento dos sufrágios. E se há quem lembre que são uma prova de vida dos regimes democráticos, parece inegável que também há riscos evidentes.
João Carvalho, investigador do Iscte e doutorado em Ciência Política, nota que vivemos hoje num contexto de “maior volatilidade política”, percetível desde logo na “dificuldade dos Governos incumbentes em renovarem os seus mandatos”.

Artigo
-
Público
Marine Le Pen enfrenta veredicto que dita o seu destino político
Bardella, de 29 anos, assume-se como a principal alternativa se tudo correr mal a Le Pen
Artigo
-
CNN
Especialistas em migrações lamentam fim do consenso político sobre a integração de imigrantes e receiam que o tema volte a extremar o discurso político durante a campanha para as legislativas de maio.
Notícia
-
Lusa
Especialistas em migrações lamentam fim do consenso político sobre a integração de imigrantes e receiam que o tema volte a extremar o discurso político durante a campanha para as legislativas de maio.