Referências nos Media
Entrevista - RTP2
Passamos muitas horas na Internet, há até quem passe o dia em frente a um ou mais ecrãs, por motivos profissionais ou simplesmente pela vontade de saber tudo a toda a hora, pela curiosidade, pelo glamour ou até porque são contra tudo e contra todos. A simplificação da sociedade e a polarização de quase todas as discussões têm perigos para a liberdade. Participação de Rita Figueiras, professora e investigadora na área da Comunicação Política, de Sara Pina, professora de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona, de José Santana Pereira, professor de Ciência Política no ISCTE, de Filipe Carreira da Silva, sociólogo e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Expresso
Opinião - Expresso
Grevista, amigo, o povo está contigo!
Opinião Por José Santana Pereira Grevista, amigo, o povo está contigo! E m Portugal, os últimos tempos têm sido de forte contestação social. Sectores como o ensino, a saúde, os transportes e a justiça têm sido frequentemente impactados por greves de trabalhadores.
Executive Digest
´Afinal, quantas pessoas se abstêm em Portugal?´: Estudo da FFMS apura que sobrerrecenseamento eleitoral é o 5.º maior da UE
A investigação foi conduzida por João Cancela (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa), José Santana Pereira e João Bernardo Narciso (ambos do ISCTE)
Público
Notícia - Público
Números da abstenção não são reais
A culpa é dos não residentes. comentário de J. Santana Pereira.
Expresso
Análise - Expresso
O populismo está em crise? Talvez não
Sobre os resultados da sondagem ICS/Iscte deste mês.
Análise - Expresso
“O risco existe, e de facto foi a isso que assistimos desde que esta campanha publicitária ganhou visibilidade nas redes sociais”, considera José Santana Pereira.
Análise - Lusa
Uma percentagem "não negligenciável" da taxa de abstenção nas eleições regionais nos Açores deve-se ao sobrerrecenseamento, mas não há empolamento dos cadernos eleitorais, que têm qualidade, disseram à agência Lusa dois investigadores. José Santana Pereira - que, com João Cancela, coordenou o estudo "Afinal, quantas pessoas se abstêm em Portugal? Magnitude, causas e propostas para a abstenção técnica" - explicou que, segundo a investigação, "o desvio entre o número de residentes na Região Autónoma dos Açores com 18 ou mais anos, de acordo com os Censos, e o número de recenseados como eleitores era, em 2021, de 17 pontos percentuais".
Jornal de Notícias
Novos rostos são aperitivo adicional para maratona de 30 debates na TV
Duelo  entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro deverá captar mais telespectadores e poderá ser um momento decisivo para definir quem chegará à vitória. Primeiro debate acontecehoje em sinal aberto. Comentário de J. Santana Pereira
Duelo entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro deverá captar mais telespetadores e poderá ser um momento decisivo para definir quem chegará à vitória. Primeiro debate acontece hoje em sinal aberto. Comentários de José Santana Pereira.
Diário de Notícias
Brasileiros em Portugal mobilizam-se para eleições de março
De candidatos nas listas ã militância de base, da esquerda à direita, nacionalidade é atuante no futuro político de Portugal. O DN mostra a complexa realidade, que move paixões, ideologias e preocupações com o futuro da nação. Com declaração de José Santana Pereira
De candidatos nas listas à militância de base, da esquerda à direita, nacionalidade é atuante no futuro político de Portugal. O DN mostra a complexa realidade, que move paixões, ideologias e preocupações com o futuro da nação.
A abstenção teria sido significativamente mais reduzida em território nacional, 25% em vez dos quase 34% nestas legislativas, se não fossem os eleitores-fantasma que rondam um milhão, afirmou José Santana Pereira, investigador no ISCTE, ao JN
O Novo Semanário
Abestencionistas e indecisos vão decidir o vencedor
Não tem o peso real que surgem nos registos após as eleições, mas ainda assim o n ú m e r o de abstencionistas em Portugal em eleições legislativas é tão significativo que - juntamente com o de indecisos - tornam muitas vezes difícil prever quem vai ser o vencedor da noite eleitoral. 
Análise - Eco
Três eleições em cinco anos. Politólogos admitem que uma "fatiga eleitoral" afaste eleitores das urnas depois de nas últimas eleições quase metade da população não ter exercido o seu direito ao voto. 
  A série de quatro episódios "E depois da revolução?" conta com a participação de várias personalidades, como Leonor Beleza, Capicua, Rui Medeiros, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Magalhães. Participa ainda José Santana Pereira, do Iscte.
Artigo - Visão
 O que mudou em Portugal em 50 anos de democracia explicado aos jovens   A Fundação Francisco Manuel dos Santos estreia uma série de minidocumentários dirigida aos jovens sobre o que mudou em Portugal nos 50 anos de democracia