Ciência-IUL    Autores    Madalena Matos    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Estudo dos Fenómenos Migratórios: 2014 - 2030
Este estudo teve dois objetivos centrais: por um lado, situar num horizonte temporal de médio prazo (até 2030) as transformações económicas, sociais e políticas que enquadram os movimentos populacionais de emigração e de imigração, tanto num contexto internacional como no contexto nacional, por outro lado, apoiar a elaboração de estratégias de intervenção e a reformulação das estruturas orgânicas do Alto Comissariado para as Migrações.   Identificaram-se as principais forças motrizes que estruturam as mobilidades populacionais, clarificaram-se as variáveis transversais ao desenvolvimento económico e social e colocou-se em discussão os diferentes cenários para Portugal em termos de migrações. Através do levantamento e análise de diferentes estudos nacionais e internacionais, sistematizaram-se vários tipos de cenários, identificaram-se algumas das variáveis-chave estruturadoras dos fenómenos de mobilidade, nomeadamente nas dimensões económica, social e política e apresentaram-se os principais dados existentes sobre a volatibilidade dos fluxos de entrada e saída. As tendências prospetivas cruzam esta informação com os resultados da consulta a informadores privilegiados sobre as principais incertezas estruturantes que se colocam no futuro das migrações até 2030 e as duas principais tendências sobre a mobilidade em Portugal em termos de fluxos de entrada e saída.
Informação do Projeto
2014-12-01
2015-03-31
Parceiros do Projeto
Rester en Ville
Propomos uma abordagem comparativa internacional para submeter-se à mesma inquirição os bairros afetados por mudanças, por hipótese, cujas causas são comparáveis ??(globalização, metropolização, transformação dos governos nacionais e locais), mas também as consequências em termos de efeitos sociais e mudança. As relações entre resiliência e resistência nesses quatro bairros urbanos da Europa Central serão estudadas com base nas práticas dos residentes e dos usuários, em que consideramos menos a lógica tradicional do "distrito trampolim" do que a existência de esferas da vida, pertences e usos que vão muito além do bairro, e podem ser descritos como "sócio-esferas", e ser entendidos através da noção de "cenas". A análise será baseada em entrevistas sobre o curso de vida de indivíduos e famílias que vivem no bairro no momento da pesquisa, e particularmente aqueles que lutam para se manter desenvolvendo estratégias residenciais (de acordo com a lógica família, amigos, profissionais), bem como aos indivíduos e famílias cuja presença no espaço público e seu apego ao território (manifestado pelas atividades e práticas de certos lugares) expressam e sustentam o desejo de terem um apelo gratuito. O objetivo de "ficar na cidade" é, portanto, a espinha dorsal do inquérito a 4 distritos centrais das principais cidades europeias: Paris, Bruxelas, Lisboa e Viena. Essas entrevistas, 240 em número (60 por zona), serão complementadas por observações baseadas no local, baseadas em sistema, na medida em que ofereçam capturas de resistência / resiliência. Os "sistemas de lugares" assim elaborados são combinados com "sistemas de ligação" que permitem descrever a hospitalidade da área de recepção, as suas comodidades e a possibilidade de algumas famílias pobres permanecerem no centro da cidade, apesar de, e talvez por causa da metropolização.
Informação do Projeto
2014-09-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre os Impactos do Voluntariado da SCML
Os objetivos do projeto foram analisar: 1) o quadro regulatório do Voluntariado em SCML (suposições, princípios, objetivos e expectativas; 2) o grau de implementação dos princípios e objetivos subjacentes à implementação do Serviço Voluntário no SCML (pontos fortes e fracos, dificuldades e obstáculos, articulação com outros serviços internos, "boas práticas", fatores de inovação; 3.) os modelos organizacionais e processuais adotados (fatores de eficácia e eficiência, grau de satisfação; 4) os resultados e os impactos reais do Serviço Voluntário nas diferentes áreas de intervenção da SCML (resultados, graus de satisfação, confrontação com expectativas iniciais, 5) para produzir recomendações estratégicas. A metodologia foi baseada numa abordagem quantitativa, que possibilitará caracterizar motivações, níveis de satisfação, restrições, expectativas, percepção de resultados e impactos, etc., das diversas partes interessadas no âmbito do projeto (Beneficiários, Voluntários e Serviços do próprio SCML). Além disso, houve uma abordagem de natureza qualitativa, através da qual o conhecimento relativo a cada uma das dimensões da análise é explorado de forma abrangente. Neste caso, além do quadro dos Beneficiários, Voluntários e Serviços da SCML, uma fase também é proposta para coletar informações com as famílias dos beneficiários.
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-01-01
Parceiros do Projeto
Avaliação/Monitorização do “Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria”
Este projeto procurou recolher, analisar e fornecer um conjunto detalhado de informações sobre os projetos financiados pelo "Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria", visando uma análise integrada do PDCM, sua implementação e funcionamento, bem como os objetivos alcançados nesta fase de trabalho: "a análise individual e comparativa deve se concentrar em cada projeto em relação à realização dos objetivos propostos e a contribuição de cada um deles para os resultados de cada e cada eixo em relação aos objetivos gerais do PDCM ".
Informação do Projeto
2012-11-30
2013-12-31
Parceiros do Projeto