Ciência-IUL    Autores    Madalena Matos    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Habitação colectiva de Álvaro Siza: projetos, contextos e vivências (Porto-Lisboa-Nova Iorque)
O objectivo geral do projeto é o estudo das transformações da habitação colectiva de Siza nas últimas 5 décadas, privilegiando a análise articulada dos: a) projetos (habitação social/promoção privada) e respectivas condições sociais e urbanas de enquadramento; b) seus habitantes e da relação que estes desenvolvem com o espaço projetado. A pesquisa segue uma metodologia intensiva: estudo comparado de 3 casos/projetos de habitação colectiva de Siza. Cada projeto representa um momento particular da vida profissional do arquiteto a que corresponde um momento particular da sociedade e cidade; os 3 em conjunto, e a sua sequência temporal, representam simultaneamente a trajetória individual de Siza (parte dela) e a da sociedade e cidade contemporâneas. Os casos são: 1º Bouça/Porto - lançado após a Revolução 1974. Simboliza a Revolução, Arquitetura e o Direito à Cidade quando esta estava em decadência; 2º Terraços de Bragança – Chiado, Lisboa, lançado nos anos 1990. Simboliza o boom do imobiliário nacional, arranque da modernização e a procrastinação do renascimento urbano; 3º Edifício 611 West 56th Street – Hell’s Kitchen, Nova Iorque, lançado nos anos 2010’s. Simboliza a híper-globalização, ascensão da cidade, financeirização do imobiliário e incontestabilidade do valor da autoria arquitectónica. A maior inovação da proposta está na sequência temporal destes 3 casos que nos permite responder às seguintes questões: o que mudou na produção e na apropriação nas casas de Siza e em que é que essas mudanças se relacionam com mudanças sociais e com o percurso do arquiteto? Quem promove as habitações nos diferentes períodos e locais e para quem? Quais as diferenças/semelhanças formais, funcionais e contextuais dos diferentes projetos? Como é que as transformações do contexto urbano impactam na ocupação das habitações em termos sociais, usos e valor? Qual o perfil social dos seus habitantes, sua evolução e diferenças intre projetos? Como é que esses diversos habitantes vivem (n)as...
Informação do Projeto
2022-02-01
2024-01-31
Parceiros do Projeto
LXHABIDATA – Públicos vulneráveis
O Projeto LXHABITA pretende monitorizar trimestralmente informação relativa a algumas situações de risco habitacional bem os principais recursos de políticas públicas, com vista a prevenir a exclusão social; compreender os processos associados à intervenção social na mobilização de quartos/pensões enquanto resposta, bem como as trajetórias residenciais e as variáveis que dificultam o acesso à habitação; e contribuir para um planeamento mais informado da intervenção social a nível local, bem como uma definição mais rigorosa das políticas públicas.
Informação do Projeto
2019-10-26
2021-12-31
Parceiros do Projeto
LXHABIDATA
O projeto LXHABIDATA pretende acionar e alimentar uma plataforma de dados sobre a habitação geograficamente referenciados para todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, atualizados com periodicidade trimestral, com o objetivo de favorecer a discussão pública, o ensaio de medidas de política habitacional e a informação de vários agentes, para além do apoio à docência dos investigadores implicados. Na nossa opinião esta plataforma enquadra-se nos objetivos do Projeto pois permite aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de mudança ao nível do espaço considerando a diversidade das logicas, dos processos e dos atores que o produzem ou dele se apropriam com particular atenção às dinâmicas habitacionais e de desenvolvimento local.
Informação do Projeto
2019-10-26
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo dos Fenómenos Migratórios: 2014 - 2030
Este estudo teve dois objetivos centrais: por um lado, situar num horizonte temporal de médio prazo (até 2030) as transformações económicas, sociais e políticas que enquadram os movimentos populacionais de emigração e de imigração, tanto num contexto internacional como no contexto nacional, por outro lado, apoiar a elaboração de estratégias de intervenção e a reformulação das estruturas orgânicas do Alto Comissariado para as Migrações.   Identificaram-se as principais forças motrizes que estruturam as mobilidades populacionais, clarificaram-se as variáveis transversais ao desenvolvimento económico e social e colocou-se em discussão os diferentes cenários para Portugal em termos de migrações. Através do levantamento e análise de diferentes estudos nacionais e internacionais, sistematizaram-se vários tipos de cenários, identificaram-se algumas das variáveis-chave estruturadoras dos fenómenos de mobilidade, nomeadamente nas dimensões económica, social e política e apresentaram-se os principais dados existentes sobre a volatibilidade dos fluxos de entrada e saída. As tendências prospetivas cruzam esta informação com os resultados da consulta a informadores privilegiados sobre as principais incertezas estruturantes que se colocam no futuro das migrações até 2030 e as duas principais tendências sobre a mobilidade em Portugal em termos de fluxos de entrada e saída.
Informação do Projeto
2014-12-01
2015-03-31
Parceiros do Projeto
Rester en Ville
Propomos uma abordagem comparativa internacional para submeter-se à mesma inquirição os bairros afetados por mudanças, por hipótese, cujas causas são comparáveis ??(globalização, metropolização, transformação dos governos nacionais e locais), mas também as consequências em termos de efeitos sociais e mudança. As relações entre resiliência e resistência nesses quatro bairros urbanos da Europa Central serão estudadas com base nas práticas dos residentes e dos usuários, em que consideramos menos a lógica tradicional do "distrito trampolim" do que a existência de esferas da vida, pertences e usos que vão muito além do bairro, e podem ser descritos como "sócio-esferas", e ser entendidos através da noção de "cenas". A análise será baseada em entrevistas sobre o curso de vida de indivíduos e famílias que vivem no bairro no momento da pesquisa, e particularmente aqueles que lutam para se manter desenvolvendo estratégias residenciais (de acordo com a lógica família, amigos, profissionais), bem como aos indivíduos e famílias cuja presença no espaço público e seu apego ao território (manifestado pelas atividades e práticas de certos lugares) expressam e sustentam o desejo de terem um apelo gratuito. O objetivo de "ficar na cidade" é, portanto, a espinha dorsal do inquérito a 4 distritos centrais das principais cidades europeias: Paris, Bruxelas, Lisboa e Viena. Essas entrevistas, 240 em número (60 por zona), serão complementadas por observações baseadas no local, baseadas em sistema, na medida em que ofereçam capturas de resistência / resiliência. Os "sistemas de lugares" assim elaborados são combinados com "sistemas de ligação" que permitem descrever a hospitalidade da área de recepção, as suas comodidades e a possibilidade de algumas famílias pobres permanecerem no centro da cidade, apesar de, e talvez por causa da metropolização.
Informação do Projeto
2014-09-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre os Impactos do Voluntariado da SCML
Os objetivos do projeto foram analisar: 1) o quadro regulatório do Voluntariado em SCML (suposições, princípios, objetivos e expectativas; 2) o grau de implementação dos princípios e objetivos subjacentes à implementação do Serviço Voluntário no SCML (pontos fortes e fracos, dificuldades e obstáculos, articulação com outros serviços internos, "boas práticas", fatores de inovação; 3.) os modelos organizacionais e processuais adotados (fatores de eficácia e eficiência, grau de satisfação; 4) os resultados e os impactos reais do Serviço Voluntário nas diferentes áreas de intervenção da SCML (resultados, graus de satisfação, confrontação com expectativas iniciais, 5) para produzir recomendações estratégicas. A metodologia foi baseada numa abordagem quantitativa, que possibilitará caracterizar motivações, níveis de satisfação, restrições, expectativas, percepção de resultados e impactos, etc., das diversas partes interessadas no âmbito do projeto (Beneficiários, Voluntários e Serviços do próprio SCML). Além disso, houve uma abordagem de natureza qualitativa, através da qual o conhecimento relativo a cada uma das dimensões da análise é explorado de forma abrangente. Neste caso, além do quadro dos Beneficiários, Voluntários e Serviços da SCML, uma fase também é proposta para coletar informações com as famílias dos beneficiários.
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-01-01
Parceiros do Projeto
Avaliação/Monitorização do “Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria”
Este projeto procurou recolher, analisar e fornecer um conjunto detalhado de informações sobre os projetos financiados pelo "Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria", visando uma análise integrada do PDCM, sua implementação e funcionamento, bem como os objetivos alcançados nesta fase de trabalho: "a análise individual e comparativa deve se concentrar em cada projeto em relação à realização dos objetivos propostos e a contribuição de cada um deles para os resultados de cada e cada eixo em relação aos objetivos gerais do PDCM ".
Informação do Projeto
2012-11-30
2013-12-31
Parceiros do Projeto
Impactos dos Acordos de inserção no Desempenho do RSI (entre 2006-2009)
Este projecto tem como objectivo central identificar os impactos dos acordos de inserção no desempenho do RSI. A par deste objectivo central e com o intuito de esclarecer de forma aprofundada os diferentes impactos dos acordos de inserção procurar-se-á: § Identificar a diversidade das problemáticas da pobreza e exclusão social que caracterizam os beneficiários do RSI; § Identificar as capacidades de autonomização e os principais elementos de dependência do público atendido; § Identificar a adequação dos recursos e oportunidades que têm sido disponibilizados, do ponto de vista da estruturação dos projectos de vida, e a sua adequação às situações de exclusão; § Identificar e compreender a percepção dos beneficiários sobre o processo de inserção social e dos acordos de inserção.
Informação do Projeto
2011-01-01
2013-12-31
Parceiros do Projeto
Statistical analysis of databases under the Étude de préparation d’une Opération de réhabilitation urbaine en la Médina de Meknès
Análise estatística no âmbito do Estudo de preparação de uma operação de reabilitação urbana da medina de Meknès, em Marrocos.
Informação do Projeto
2011-01-01
2011-12-31
Parceiros do Projeto