Ciência-IUL    Autores    Magda Nico    Currículo
Resumo CV

Socióloga de longa duração, licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais o concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento e Sociologia no ISCTE-IUL sobre transições para a vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do curso de vida. 

Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família e Desigualdades Sociais. 

Actualmente sou Investigadora do CIES-IUL. Em breve darei início ao contrato de Investigadora Auxiliar, posição ganha no concurso competitivo CEEC de 2017. Coordeno um projecto de Investigação Financiado pela FCT, intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinivel e mista ao curso de vida da familia", e co-coordeno um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida". Sou também a coordenadora local do Projecto European Cohort Development Project, financiado por H2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. 

Sou igualmente Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Co-coordenadora da Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia, Representante da Society for Longitudinal and Life Course Studies, membro da Pool of European Youth Researchers of the Youth Partnership e Co-Vice Coordenadora da RN30 Youth and Generation da Associação Europeia de Sociologia. Pertenço à comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Juventude.

Tenho publicado nacional e internacionalmente, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociologia, Contemporary Social Science, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude na Routlegde, Brill, Palgrave Macmillan. Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público e a Plataforma Barómetro Social. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Doutoramento Sociologia 2011
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Pós-graduação Análise de Dados em Ciências Sociais 2008
ISCTE.Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado Família e Sociedade 2006
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Licenciatura Sociologia 2001
Áreas de Investigação
Perspectiva do curso de vida
Sociologia da Família
Transições para a Vida Adulta
Mobilidade Social
Métodos de investigação longitudinais
Análise de conteúdo