Ciência-IUL    Autores    Magda Nico    Currículo
Resumo CV

Socióloga, licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais o concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento e Sociologia no ISCTE-IUL sobre transições para a vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do curso de vida. 

Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família e Desigualdades Sociais. 

Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo anteriormente sido Investigadora Auxiliar CEEC neste mesmo centro de investigação.

Coordeno um projecto de Investigação Financiado pela FCT, intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinivel e mista ao curso de vida da familia", e co-coordeno um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida". Sou também a coordenadora local do Projecto European Cohort Development Project, financiado por H2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. 

Sou igualmente Co-coordenadora da Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia, Representante da Society for Longitudinal and Life Course Studies, membro da Pool of European Youth Researchers of the Youth Partnership e Vice Coordenadora da RN30 Youth and Generation da Associação Europeia de Sociologia. Pertenço à comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Juventude.

Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias". 

Tenho publicado nacional e internacionalmente, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Contemporary Social Science, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan. 

Em preparação tenho dois livros co-editados, pela Routledge. 

Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público e a Plataforma Barómetro Social. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Doutoramento Sociologia 2011
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Pós-graduação Análise de Dados em Ciências Sociais 2008
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Mestrado Família e Sociedade 2006
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Licenciatura Sociologia 2001
Áreas de Investigação
Perspectiva do curso de vida
Sociologia da Família
Transições para a Vida Adulta
Mobilidade Social
Métodos de investigação longitudinais
Análise de conteúdo
Biografias e Trajectórias
Análise de dados quantitativo
Sociologia Ciências Sociais
Outras Ciências Sociais Ciências Sociais