Ciência-IUL    Autores    Magda Nico    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
O puzzle das Vidas Vinculadas: Trajectórias de vida umas nas outras
Informação do Projeto
2018-11-01
2019-03-31
Parceiros do Projeto
Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida
Em sociologia a pesquisa biográfica é geralmente centrada na realização de entrevistas nas quais se pede às pessoas que contem a sua história de vida ou experiências numa dada fase e/ou dimensão de existência. Ocasionalmente recorre-se também a materiais secundários como fotografias, cartas, timelines ou calendários de vida para complementar a narrativa. O enfoque é, em ambos os casos, em testemunhos na 1ª pessoa, assumindo que a informação obtida desta forma é a que permite aceder de modo mais direto e fiável às ocorrências e à subjetividade associadas a uma vida. Muito menos explorada está a possibilidade de reconstituir uma biografia não só por essa via, mas também a partir de testemunhos de terceiros, em concreto de pessoas próximas que possam falar sobre as trajetórias do indivíduo em análise e sobre a relação que têm com essa pessoa. Aquilo que se pretende fazer neste projeto é precisamente compreender como é que as biografias podem ser reconstituídas e analisadas a partir de múltiplos testemunhos, numa lógica de triangulação e comparação das fontes de informação. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o objetivo é perceber, através da realização de entrevistas biográficas, como é que a própria pessoa descreve e que sentidos atribui à sua vida, mas também como é que pessoas próximas percebem esse percurso biográfico, o apresentam e o interpretam. Serão analisadas 20 biografias, sendo que cada caso é composto pela entrevista à pessoa nuclear e por cerca de 4 entrevistas a familiares, amigos, colegas ou vizinhos desse indivíduo (de diferentes graus de parentesco, gerações, contextos). Desta forma, é possível combinar a visão que cada pessoa tem de si mesma e da sua biografia com a que os outros significativos têm dessas mesmas experiências. Pretende-se, neste sentido, articular uma perspetiva interna com uma visão externa acerca de uma mesma pessoa e respetivo percurso de vida. Esta estratégia analítica permite estudar a constituição temporal, social e relaci...
Informação do Projeto
2018-10-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Vidas Vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família
A perspetiva do curso de vida combina uma abordagem rigorosa, crítica, e teoreticamente flexível com temas intrínseca e classicamente sociológicos, por um lado, e com pluralismo metodológico, por outro. Neste projeto ambiciona-se criar e consolidar pontes entre a tradição e o futuro das pesquisas do curso de vida, abordando para tal um dos seus estimados, mas sub-explorados empiricamente, princípios teóricos: o das "linked lives", no qual se baseia a ideia de que ?each generation is bound to fateful decisions and events in the other?s life course?. Usar-seá a família como microcosmos da interdependência dos eventos de vida, por um lado, e dos efeitos cruzados entre os eventos de vida dos membros de uma família, por outro. Numa lógica multidimensional, este projeto pretende responder a questões diferentes mas inter-relacionadas sobre a interdependência dos eventos de um indivíduo ao longo da sua vida (incluindo diferentes esferas de vida) e no interior da sua família (como um todo e direcionado a membros particulares da família). Seguir-se-á uma abordagem quantitativa com base nos dados multinível e longitudinais do EU-SILC, procurando responder a questões relacionadas com os efeitos cruzados entre as esferas da família, do trabalho e do bem-estar. Esta componente europeia, macro e comparativa vai simultaneamente facultar informações acerca da existência e características da especificidade do caso português, úteis para o desenvolvimento posterior e simultâneo da componente qualitativa do projeto. Na investigação qualitativa deste projeto (baseada em fontes primárias, recolha de 80 a 100 entrevistas) pretendese aceder às subjetividades e intencionalidades da ação associadas aos eventos de vida e de família experienciados e seus efeitos, como factor fundamental para a compreensão entre os elos de interdependência entre os eventos e as pessoas da mesma família. Serão desenvolvidas entrevistas biográficas com calendários de vida e árvores genealógicas, que serão sujeitas...
Informação do Projeto
2018-10-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
European Cohort Development Project
The European Cohort Development Project (ECDP) is a Design Study which will create the specification and business case for a European Research Infrastructure that will provide, over the next 25 years, comparative longitudinal survey data on child and young adult well-being. The infrastructure developed by ECDP will subsequently coordinate the first Europe wide cohort survey, named EuroCohort.
Informação do Projeto
2018-01-01
2019-12-31
Parceiros do Projeto
O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de formação e integração laboral de imigrantes em Portugal
Informação do Projeto
2014-05-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
Measuring Youth Well-Being
Informação do Projeto
2014-03-03
2016-09-02
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL
  • MMU - Líder (Reino Unido)
  • UB - (Alemanha)
  • UPF - (Espanha)
  • IPI - (Croácia)
  • UD - (Hungria)
  • DU - (Letónia)
  • - - (Grécia)
  • TU - (Estónia)
  • UCM - (Eslováquia)
  • CRRC - (Geórgia)
  • EU - (Reino Unido)
  • UCAM - (Reino Unido)
Retratos de Família do Portugal Contemporâneo: Gerações, Cursos de Vida e Mobilidade Social
O estudo dos processos de mobilidade social, especialmente o de natureza qualitativa, não tem tido o devido protagonismo na análise das profundas mudanças sociais que ocorreram em Portugal nas últimas décadas. O mesmo se pode referir acerca da análise das famílias como “microcosmos” destes mesmos processos. Usando a perspectiva do curso de vida, os seus “dois pontos de entrada” (macro e micro) e uma metodologia centrada na família como principal unidade de análise, este projecto contribuirá para um maior conhecimento dos processos de mobilidade social em Portugal. A análise de dados do ECHP e EU-SILC permitirá a identificação de padrões de mobilidade social e a sua comparação europeia; e a análise de dados de natureza qualitativa (de fonte primária), numa estratégia “biográfico-interpretativa” baseada em entrevistas biográficas, calendários de vida e árvores genealógicas, permitirá a compreensão e a diferenciação inter-generacional dos processos e estratégias de mobilidade social que ocorrem nas famílias.
Informação do Projeto
2012-03-01
2018-10-31
Parceiros do Projeto
PISA 2000-2009 – Perfis e Tendências
O PISA tem como principal objectivo medir competências, conhecimentos e atitudes em áreas consideradas chave ou fundamentais, atendendo às mudanças em curso nas sociedades actuais, distinguindo-se, assim, das avaliações de âmbito escolar que cada país leva a cabo regulamente.
Informação do Projeto
2011-04-06
2012-03-30
Parceiros do Projeto
Jovens Descendentes de Imigrantes e Futuro: Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais no Finalizar da Escolaridade Obrigatória
Este projecto tem como objectivo equacionar de que modo as pertenças étnica, socioeconómica, e de género, por um lado, e a trajectória e situação escolar, por outro, se intercruzam e concorrem na definição das escolhas escolares e das orientações profissionais dos jovens das segundas gerações de imigrantes, no finalizar da escolariedade obrigatória.
Informação do Projeto
2006-11-01
2008-05-30
Parceiros do Projeto
Etnicidade, Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória
Nas últimas décadas, o aumento da pressão migratória em Portugal e a sua crescente expressão demográfica e cultural tem constituído uma problemática de interesse e debate generalizado. Persiste, no entanto, um insuficiente conhecimento científico sobre as configurações e condições que caracterizam a presença deste segmento, heterogéneo do ponto de vista cultural, social e etário, na sociedade portuguesa. No campo da sociologia, carecem dados como aqueles que dizem respeito à composição social, aos processos de escolarização e trajectos dos jovens descendentes de imigrantes em Portugal. Projecta-se por isso, nesta pesquisa, a construção de um acervo de informação multidimensional e problematizadora que permita colmatar algumas das insuficiências constatadas.
Informação do Projeto
2005-08-01
2009-04-30
Parceiros do Projeto