Marcya Gonzáles-Santiago é doutorada em Gestão, com especialização em Marketing, pelo ISCTE-IUL (Portugal), onde foi bolseira de doutoramento da FCT. A sua investigação centra-se nas áreas do marketing, turismo, hotelaria e tecnologias digitais, com particular enfoque no turismo de cruzeiros, sustentabilidade e comportamento do consumidor em contextos tecnológicos que envolvem IA, RV, RA e robótica.
Concluiu o seu mestrado em Marketing e Gestão Internacional na ISM University of Management and Economics (Vílnius, Lituânia), após ter obtido o grau de bacharel e licenciatura em Turismo e Gestão Hoteleira pela Universidad de San Martín de Porres (Lima, Perú).
Antes de ingressar na academia, trabalhou durante mais de dez anos na indústria do turismo e da hotelaria, principalmente em funções de atendimento ao cliente numa empresa de cruzeiros de luxo. Essa experiência resulto na sua primeira publicação científica, em 2019, que analisou a influência dos blogs no comportamento dos passageiros de cruzeiro.
Marcya é autora publicada e revisora de revistas científicas, tendo apresentado a sua investigação em conferências internacionais como IBIMA, Euromed, AMA (American Marketing Association) e RMER. Contribui para o ensino superior através de aulas e colaborações académicas em marketing, tecnologia, sustentabilidade e diversas áreas de turismo — especialmente o turismo de cruzeiros — bem como através da supervisão de estudantes de mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo, e de palestras convidadas para estudantes de doutoramento em cursos de investigação e publicação no ISCTE-IUL. Atualmente, é professora auxiliar na Universidade Europeia (Portugal).
English