MARGARIDA E SÁ DE VAZ GARRIDO, Doutorada em Psicologia (2007), é Professora Associada no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1998.
A sua investigação fundamenta-se teoricamente na psicologia social e numa abordagem situada da cognição humana, que enfatiza a importância do contexto onde a atividade cognitiva se desenvolve. Tem aplicado esta abordagem ao estudo da memória, representações cognitivas, e processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as suas implicações no estudo da parentalidade abusiva, das imagens sociais de crianças/jovens institucionalizados, processamento mnésico em populações clínicas e ainda, nas áreas da psicologia do consumo, marketing e comportamento alimentar. Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados (FCT, UE), assim como bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Obteve ainda várias bolsas individuais que lhe permitiram trabalhar durante o Doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara e mais tarde, na Universidade Utrecht. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em dezenas livros, capítulos e revistas científicas internacionais (e.g. Journal of Experimental Social Psychology, European Journal of Social Psychology, Experimental Psychology, Social Cognition, Cognition and Emotion, Behavior Research Methods). É também editora e co-autora de publicações pedagógicas, incluindo manuais, capítulos e artigos dirigidos a estudantes/investigadores.
Tem assumido cargos de gestão académica e científica, nomeadamente a direção do Departamento de Psicologia Social e das Organizações, do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações e do Progama de Doutoramento em Psicologia. Foi também Vice-Diretora do CIS-IUL e Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia.