Resumo CV

MARGARIDA E SÁ DE VAZ GARRIDO, Doutorada em Psicologia  (2007), é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1998.

A sua investigação fundamenta-se teoricamente na psicologia social e numa abordagem situada da cognição humana, que enfatiza a importância do contexto onde a atividade cognitiva se desenvolve. Tem aplicado esta abordagem ao estudo da memória, representações cognitivas, e processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as suas implicações no estudo da parentalidade abusiva, das imagens sociais de crianças/jovens institucionalizados, processamento mnésico em populações clínicas e ainda, nas áreas da psicologia do consumo, marketing e comportamento alimentar. Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados (FCT, UE), assim como bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Obteve ainda várias bolsas individuais que lhe permitiram trabalhar durante o Doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara e mais recentemente, na Universidade Utrecht.O seu trabalho de investigação tem sido publicado em dezenas livros, capítulos e revistas científicas internacionais (e.g. Journal of Experimental Social Psychology, European Journal of Social Psychology, Experimental Psychology, Social Cognition, Cognition and Emotion, Behavior Research Methods). É também editora e co-autora de publicações pedagógicas, incluindo manuais, capítulos e artigos dirigidos a estudantes/investigadores.

 

Tem assumido cargos de gestão académica e científica, nomeadamente a direção do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações. Foi também Vice-Diretora do CIS-IUL e Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. Atualmente é Diretora do Progama de Doutoramento em Psicologia.

 

 

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Psicologia Social e Organizacional 2007
Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
Mestrado Psicologia Cognitiva 2002
Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
Licenciatura Psicologia 1997
Áreas de Investigação
Cognição Social Situada
Formação de Impressões de Personalidade: representação cognitiva e recuperação de informação acerca de pessoas e grupos
Recuperação de informação social em contextos de interferência e de inibição
Cognição social distribuída: codificação e recuperação colaborativa de informação social
Formação de impressões socialmente situadas
Influência de contextos ambientais na percepção de pessoas
Ancoragem Espacial da Política
Corporalização da Linguagem
Cognição Multimodal