Investigadora doutorada políticas públicas pelo CIES-ISCTE, Maria Álvares é especialista em estudos de avaliação, em políticas de educação-formação, combate ao insucesso e abandono escolar e igualdade de oportunidades. Foi membro da equipa do II Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) do Ministério da Educação (2008-2010) e coordenou a avaliação do Programa Municipal de Lisboa Secundário para Tod@s (2020/2023)”. Como investigadora e como coordenadora, participou em vários estudos de investigação e avaliação de políticas e projetos e foi perita nacional em diversos estudos internacionais, como da Eurydice, Ecorys e CEDEFOP. Concluiu o seu doutoramento em Políticas Públicas em 2020 com distinção e por unanimidade com a dissertação “Discursos de mudança: Igualdade de Oportunidades em 30 anos de Políticas Educativas em Portugal”. É professora convidada na Universidade Aberta, no Mestrado de Administração e Gestão Educacional e autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas da avaliação de políticas, políticas de educação, deliberação e análise de discurso.