Climate Futures and Just Transformations: Young People's Narratives and Political Imaginaries
A investigação científica tem demonstrado inequivocamente que as alterações climáticas têm implicações profundas e multifacetadas para as sociedades, assim como para os sistemas biofísicos, e que tais implicações agravar-se-ão nas décadas futuras. Os impactos climáticos, e as medidas de mitigação e adaptação para os conter, irão afetar particularmente as pessoas que são atualmente jovens. Em Portugal, e em todo o mundo, o futuro dos jovens e de outros grupos etários também será moldado por outros desafios ligados à sustentabilidade, como a pandemia de COVID-19 tem mostrado.
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, 2018) e múltiplos analistas têm vindo a destacar a necessidade de uma ‘mudança sistémica transformativa’ de modo a cumprir os objetivos do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Diversas abordagens e propostas têm surgido para responder à necessidade de fomentar transformações para a sustentabilidade social, económica e ambiental, assim como de apoiar os seus agentes e impulsionadores (Linner & Wibeck, 2019).
Vários estudos têm revelado que os discursos tecnocráticos têm uma posição dominante nos media e noutros espaços públicos, a par com perspetivas que se focam na mudança individual (Carvalho et al., 2018). No entanto, as transformações para a sustentabilidade são eminentemente políticas, com as questões de poder, justiça e redistribuição no seu cerne. O pluralismo político e a contestação são fundamentais para ultrapassar a condição pós-política das alterações climáticas e para re-politizar o Antropoceno, nomeadamente através da exposição e debate de visões divergentes sobre futuros sócio-ecológicos possíveis (Lövbrand et al., 2015).
As recentes mobilizações sociais pelo clima demonstram claramente que os jovens estão ou querem ser envolvidos nos debates sobre as alterações climáticas e na construção de futuros climáticos. O projeto JUSTFUTURES pretende contribuir para o estudo da ag...
Informação do Projeto
2021-03-29
2024-03-28
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED)
- UMinho - Líder (Portugal)
- CIIE-FPCEUP - (Portugal)
Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa: Uma perspetiva comparada sobre mobilização de base e influência em processos políticos
O projeto EuroREGEN analisa como as redes transnacionais que promovem a transição regenerativa na Europa mobilizam, para além das fronteiras nacionais, Iniciativas de Base Comunitária (CLIs) e estabelecem relações entre estas e as instituições públicas, com o propósito de promover um ambiente institucional adequado para o desenvolvimento regenerativo.
Avaliação Projecto "Círculo de Jovens - Cidadania Activa"