Maria do Carmo GOMES é atualmente Investigadora Principal Convidada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e trabalha como consultora em temas de educação, formação, desenvolvimento de competências e emprego, tanto a nível nacional como internacional.
Especialista nos temas de desenvolvimento de sistemas de aprendizagem ao longo da vida, educação e formação de adultos, Educação e Formação Profissional, nomeadamente em políticas públicas, análise de políticas e monitorização de desempenho de sistemas, e processos de transformação digital.
É doutorada em Sociologia, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) em Políticas de Educação e Formação de Adultos, 2012, e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL) da Universidade de Lisboa (2002). ) e licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL, 1997).
Ela trabalhou como Especialista Sénior em Desenvolvimento de Capital Humano na Fundação Europeia para a Formação (ETF) até janeiro de 2023. Foi Conselheira Técnica Chefe na Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Especialista em Emprego e Competências, trabalhando como Coordenadora do projeto e Especialista do Projeto IPA 2010 da UE sobre Desenvolvimento de Recursos Humanos na Albânia, de abril de 2012 a janeiro de 2015 e, por último, como conselheira sénior do Ministério da Assistência Social e da Juventude na Albânia, de abril de 2015 a junho de 2016.
Entre 2008 e 2011, foi Vice-presidente da Agência Nacional para as Qualificação (ANQ, Lisboa, Portugal) – o organismo público português responsável pela coordenação das políticas públicas de educação e formação em Portugal.
É investigadora associada do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, desde 1998, tendo como principais áreas de interesse e científicas: políticas públicas de educação e formação de adultos; alfabetização e competências; redes sociais e tecnológicas; juventude, exclusão social e pobreza.
Apoiou o Governo da República da Sérvia na preparação da Lei da Educação de Adultos e no desenvolvimento de Currículos Baseados em Competências (como consultora internacional do projecto PBILD implementado pela OIT, 2010-2012). Teve também uma forte cooperação com a UNESCO no âmbito da rede de cooperação baseada nos Países de Língua Portuguesa, como o Brasil e Cabo Verde.
Foi Delegada Nacional no Conselho de Países Participantes do Programa de Avaliação Internacional de Competências de Adultos (PIAAC), na OCDE, 2008-2011.
Membro especialista da equipa de investigação que desenvolveu a avaliação ex-ante do Programa Operacional Português para o Potencial Humano (Fundo Social Europeu), 2007-2013.
Foi Professor Convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa de 1999 a 2012 e colaborou no Mestrado Educação e Sociedade do ISCTE-IUL, como conferencista desde 2002.