Projetos de Investigação
A Universidade Europeia das Cidades do Futuro
Investigadora
A PIONEER é uma aliança de Universidades Europeias dedicada ao ODS 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, que aborda a necessidade de as cidades se tornarem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. A aliança reúne 10 universidades orientadas para o impacto, incluindo um parceiro suíço associado, e abrange 32 cidades e 16 regiões em toda a Europa. Ao reunir académicos, instituições públicas, organizações privadas e cidadãos no nosso quadro de orquestração, desenvolveremos iniciativas conjuntas de educação baseada em desafios, investigação orientada para o impacto e co-criação de inovação que contribuam para muitas agendas europeias, regionais e urbanas, como o Pacto Ecológico da UE e o pacote “Fit for 55”. Para o efeito, a PIONEER será também um facilitador da aprendizagem inter-institucional e um instrumento de mudança institucional. Alcançaremos esta ambição através da integração estratégica a nível institucional: alinhando gradualmente as nossas estratégias individuais e trajectórias institucionais, construindo uma estratégia de desenvolvimento comum para nos tornarmos instituições verdadeiramente internacionais integradas num quadro federal.Este quadro será inspirado na União Europeia, com um centro estratégico forte que se baseia e apoia a diversidade e a autonomia dos nossos parceiros para construir um ecossistema académico flexível e complementar, trabalhando em conjunto numa estratégia e numa trajetória de desenvolvimento comuns. Empenhados em difundir os valores europeus e em promover a inclusão e a diversidade, o PIONEER Open Campus oferecerá mobilidade sem descontinuidades aos estudantes e oportunidades únicas de desenvolvimento de liderança ao pessoal académico e não académico.  O nosso Centro de Conhecimento permitirá às universidades membros e a mais de 40 parceiros associados de ecossistemas regionais trabalharem em conjunto em questões relacionadas com o ODS 11.
Informação do Projeto
2025-01-01
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado Erasmus Mundus em Resposta Humanitária, Saúde e Deslocamentos
Coordenadora Local
The Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement action-research project aims to implement an international master's degree, including European and African universities - HumanResponse Erasmus Mundus Joint Master Degree. The programme aims to provide a unique multidisciplinary programme in teaching and research about life-saving assistance and displacement in volatile contexts. The Erasmus Mundus project provides 60 scholarships for students, teacher mobility and lectures by Visiting Scholars from various countries.  In addition, it contributes to research with articles on innovative topics. The programme is jointly developed by Iscte-University Institute of Lisbon, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Makerere University (MU), University of Cape Verde (UniCV), University of Santiago (US), University of Athens (UAthens) and University of Rovuma (URovuma). The first semester is spent in Lisbon, Portugal, the second semester in Trondheim, Norway, and the third semester in Kampala, Uganda, before the students move to one of the seven partner institutions to work on their master’s thesis. In the fourth-semester students may collect dissertation data in humanitarian contexts with 23 institutions (associated partners) in Europe, Africa, the Middle East, South America or Asia. The curriculum is taught by both academics and practitioners, emphasizing problem-based learning and knowledge application opportunities in summer schools and internships.   HumanResponse tackles both research and teaching to address the pressing need for professionalisation of humanitarian workers through: fostering South-North collaboration and multi-stakeholder cooperation, strengthening localized leadership, and articulating theory and practice to navigate organizational complexity in humanitarian action.
Informação do Projeto
2024-11-01
2030-10-31
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
Coordenadora Global
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Crianças e Jovens: A sua relação com as Tecnologias e os Meios de Comunicaçãoção com as Tecnologias e os Meios de Comunicação
Investigadora
Informação do Projeto
2006-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto
A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media
Investigadora
O principal objectivo do estudo é a análise do papel das tecnologias de informação e comunicação (em particular, a internet) enquanto veículos de recolha e disseminação de informação e produção de conhecimento.
Informação do Projeto
2005-10-01
2007-10-30
Parceiros do Projeto
World Internet Project - Uma Comparação de Portugal no Contexto Global
Investigadora
Em 1998 os hábitos de consumo de televisão nos E.U.A. por jovens com idade inferior a 14 anos diminuiram pela primeira vez em 50 anos, fenómeno que parece ocorrer igualmente em outros países, incluindo Portugal. É possível que tenham encontrado, pela primeira vez em duas gerações, algo mais apelativo que a Televisão: os computadores e a Internet. Apesar de ter exercido uma influência sem precedentes sobre as culturas nacionais, esta jogou-se sobretudo no campo do lazer e entretenimento. Neste momento é cada vez mais visível que os computadores, e sobretudo a Internet, têm vindo a produzir efeitos sobre o trabalho, a escola e a recreação, comparáveis aos da Televisão. A equipa responsável por este trabalho tem vindo a desenvolver investigação sobre a Televisão, a Rádio, a Imprensa, a Internet e os seus conteúdos (no âmbito da rede COST A20) nos últimos quatro anos, encontrando-se já a cooperar com equipas homólogas em instituições como a U.C.L.A. (E.U.A.), a Nanyang Technological University (Singapura), a SDA Bocconi University de Milão (Itália), o World Internet Institute (Suécia), o Oxford Internet Institute (Reino Unido), o Theseus International Management Institute (França), o European Institute for the Media (Alemanha), a Technical University of Budapest (Hungria), a Chinese Academy of Social Sciences (China), a City University of Hong Kong (Hong Kong), a National Chung Cheung University (Taiwan), a Tokyo University (Japão), o Indian Institute of Technology - Bombay (Índia), a University of Macau, a Yonsei University (Coreia), a Universidad Catolica de Chile, o Servilab (Espanha), o Institute of Applied Economics & Fundación de Investigaciones Economicas Latino-Americanas (Argentina), e o Canadian Media Research Consortium (que inclui a Ryerson University, a York University, a University of Montreal, a University of British Columbia e a University of Laval).<br>Combinando métodos de pesquisa de reconhecidos méritos científicos e técnicas de análise de ...
Informação do Projeto
2005-04-18
2007-07-31
Parceiros do Projeto
Toxicodependentes: Trajectórias, Perfis Socio-psicológicos, Padrões Familiares e Processos Mentais
Investigadora
Os objectivos centrais da pesquisa são: compreender o que leva a maioria dos jovens nas sociedades contemporâneas a experimentarem drogas sem nunca se tornarem dependentes; porque razão é que outros experimentam esse tipo de substâncias e se tornam apenas consumidores regulares de determinadas drogas e porque razão outros ainda passam da experimentação à toxicodependência conduzindo até, nalguns casos, a modos de vida baseados nas delinquências.
Informação do Projeto
2003-06-02
2005-10-15
Parceiros do Projeto
Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Homens e Mulheres
Investigadora
Aprofundamento dos factores que contribuem para a divisão desigual do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres na sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
2002-05-01
2004-02-28
Parceiros do Projeto
Toxicodependência nas Prisões: um Diagnóstico
Investigadora
Caracterização das condições e modos de consumo, tipo de substâncias consumidas, trajectórias e perfis dos reclusos consumidores de droga.
Informação do Projeto
2001-07-12
2001-11-12
Parceiros do Projeto