Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia.
Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução.
Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos.
O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
- Iscte
- LAUREA - (Finlândia)
- AUTH - (Grécia)
- UNI EIFFEL - (França)
- IT-IUL - (Portugal)
- Clinipower - (Finlândia)
- Whymob - (Portugal)
- MundiConsulting - (Portugal)
Crianças e Jovens: A sua relação com as Tecnologias e os Meios de Comunicaçãoção com as Tecnologias e os Meios de Comunicação
Informação do Projeto
2006-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media
O principal objectivo do estudo é a análise do papel das tecnologias de informação e comunicação (em particular, a internet) enquanto veículos de recolha e disseminação de informação e produção de conhecimento.
Informação do Projeto
2005-10-01
2007-10-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
World Internet Project - Uma Comparação de Portugal no Contexto Global
Em 1998 os hábitos de consumo de televisão nos E.U.A. por jovens com idade inferior a 14 anos diminuiram pela primeira vez em 50 anos, fenómeno que parece ocorrer igualmente em outros países, incluindo Portugal. É possível que tenham encontrado, pela primeira vez em duas gerações, algo mais apelativo que a Televisão: os computadores e a Internet. Apesar de ter exercido uma influência sem precedentes sobre as culturas nacionais, esta jogou-se sobretudo no campo do lazer e entretenimento. Neste momento é cada vez mais visível que os computadores, e sobretudo a Internet, têm vindo a produzir efeitos sobre o trabalho, a escola e a recreação, comparáveis aos da Televisão. A equipa responsável por este trabalho tem vindo a desenvolver investigação sobre a Televisão, a Rádio, a Imprensa, a Internet e os seus conteúdos (no âmbito da rede COST A20) nos últimos quatro anos, encontrando-se já a cooperar com equipas homólogas em instituições como a U.C.L.A. (E.U.A.), a Nanyang Technological University (Singapura), a SDA Bocconi University de Milão (Itália), o World Internet Institute (Suécia), o Oxford Internet Institute (Reino Unido), o Theseus International Management Institute (França), o European Institute for the Media (Alemanha), a Technical University of Budapest (Hungria), a Chinese Academy of Social Sciences (China), a City University of Hong Kong (Hong Kong), a National Chung Cheung University (Taiwan), a Tokyo University (Japão), o Indian Institute of Technology - Bombay (Índia), a University of Macau, a Yonsei University (Coreia), a Universidad Catolica de Chile, o Servilab (Espanha), o Institute of Applied Economics & Fundación de Investigaciones Economicas Latino-Americanas (Argentina), e o Canadian Media Research Consortium (que inclui a Ryerson University, a York University, a University of Montreal, a University of British Columbia e a University of Laval).<br>Combinando métodos de pesquisa de reconhecidos méritos científicos e técnicas de análise de ...
Informação do Projeto
2005-04-18
2007-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Toxicodependentes: Trajectórias, Perfis Socio-psicológicos, Padrões Familiares e Processos Mentais
Os objectivos centrais da pesquisa são: compreender o que leva a maioria dos jovens nas sociedades contemporâneas a experimentarem drogas sem nunca se tornarem dependentes; porque razão é que outros experimentam esse tipo de substâncias e se tornam apenas consumidores regulares de determinadas drogas e porque razão outros ainda passam da experimentação à toxicodependência conduzindo até, nalguns casos, a modos de vida baseados nas delinquências.
Informação do Projeto
2003-06-02
2005-10-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Homens e Mulheres
Aprofundamento dos factores que contribuem para a divisão desigual do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres na sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
2002-05-01
2004-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Toxicodependência nas Prisões: um Diagnóstico
Caracterização das condições e modos de consumo, tipo de substâncias consumidas, trajectórias e perfis dos reclusos consumidores de droga.
Informação do Projeto
2001-07-12
2001-11-12
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder