Analysis
-
CNN
Rui Rocha e Paulo Rangel chamaram “estagiário” a Pedro Nuno Santos: dar uma conotação negativa à palavra é um hábito transversal à sociedade e diz mais sobre a cultura laboral portuguesa do que ao próprio estagiário em si. Comentário de Luisa Veloso
Analysis
-
Negócios
Análise: Ensino Profissional - estigma ou solução?
Luísa Veloso, investigadora na área da Sociologia do Trabalho e do Emprego, conta ao Negócios que, antes de 1974, o ensino industrial e comercial – destinado à classe operária – era de elevada qualidade. Após a democratização, com a unificação do sistema, o Ensino Profissional passou a ser procurado por alunos com menos sucesso escolar, de classes sociais menos favorecidas ou de populações migrantes, fazendo nascer o estigma, que se tem mantido até hoje.
Na Suíça, cerca de 80% dos alunos estão no Ensino Profissional. Nos países do centro e norte da Europa, essa percentagem ultrapassa os 55% e, em muitos casos, chega aos 70%.
News
-
Negócios
Os especialistas asseguram que a economia do país precisa do Ensino Profissional e que é preciso combater preconceitos para que mais estudantes possam enveredar, sem complexos, por essa via. “Não devemos vender a ideia de que o Ensino Profissional é mais fácil. Tem de ter exigência e qualidade. E precisamos de professores preparados para combater o estigma nas suas práticas”, sublinha Luísa Veloso.
Português