Ciência-IUL    Autores    Luísa Veloso    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
ISA - Information Sharing Agreements - Building EU agreements for the posting of workers in the construction sector
Informação do Projeto
2019-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
O Impacto da imigração no sector agrícola: o caso do Alentejo
A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX. O meio rural português tem sido caracterizado pelo elevado índice de desertificação, bem como pelo envelhecimento da população. Em paralelo a agricultura, principal atividade económica localizada no meio rural observou um declínio substancial em termos de preponderância no mercado laboral e na economia nacional. A combinação da falta de mão de obra e a os elevados níveis de concorrência tem incentivado um processo de reestruturação do sector agrícola, apostado fortemente na internalização. A integração de trabalhadores estrangeiros e a expansão da procura de mão de obra no sector agrícola Português constituem um paradoxo atendendo ao declínio do meio rural observado no século XX. Este paradoxo constitui o ponto de partida deste projeto de investigação, que tem quatro dimensões principais: 1. Identificar as características, intensidade e determinantes da procura de mão de obra estrangeira no setor agrícola na região do Alentejo; 2. Analisar o perfil sociodemográfico e as expectativas dos trabalhadores estrangeiros inseridos no mercado de trabalho do sector agrícola na região do Alentejo
Informação do Projeto
2018-11-01
2020-09-30
Parceiros do Projeto
EU Post Lab: Developing experiences of administrative cooperation and enhanced access to information in the framework of the posting of workers
Informação do Projeto
2016-10-01
2018-09-30
Parceiros do Projeto
Infeção por VIH entre homens que fazem sexo com homens (HSH): fatores de risco e novas trajetórias de seropositividade
Informação do Projeto
2016-06-02
2016-09-01
Parceiros do Projeto
O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de formação e integração laboral de imigrantes em Portugal
Informação do Projeto
2014-05-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema
O projecto estrutura-se em três grandes etapas, consideradas como etapas de construção das narrativas sobre o trabalho pelo cinema: a) análise do contexto histórico de produção e realização dos filmes; b) análise de conteúdo dos filmes; c) análise da produção de memórias sociais e de narrativas a partir dos filmes, com trabalho etnográfico nos locais onde os filmes tiveram lugar. O objectivo é seguir uma lógica de análise das continuidades e descontinuidades das configurações do trabalho.
Informação do Projeto
2013-07-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Redes de Inovação e Emprego Científico
Informação do Projeto
2013-02-15
2014-06-14
Parceiros do Projeto
Desenvolvimento Científico e Inovação Empresarial
Este projecto tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento substantivo e aprofundado sobre este problema. Assim, a questão central e o fio condutor da investigação é o desenvolvimento científico nos Laboratórios Associados – esta escolha do objecto empírico está devidamente fundamentada no ponto de ”Plano e Métodos” – e a sua contribuição para promover a inovação tecnológica nas empresas. Para estudar esta questão, uma atenção particular será dada às seguintes dimensões de análise: as formas de produzir e organizar a actividade científica nos laboratórios, a vida científica dos investigadores e os valores que orientam a sua actividade, os tipos de financiamento da ciência (público/ privado) e o seu impacte nas carreiras dos cientistas, nas modalidade de transferência do conhecimento para as empresas, assim como na internacionalização da ciência.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-09-14
Parceiros do Projeto
Empreendedorismo Social em Portugal: as políticas, as organizações e as práticas de educação/formação
A ideia central do projecto é analisar os vectores de emergência e consolidação do empreendedorismo social no contexto das mudanças experimentadas na sociedade portuguesa nas últimas décadas, localizando essa análise num contexto internacional em que se equacionam respostas alternativas ao modo de produção capitalista e aos respectivos modelos de desenvolvimento. O crescimento do empreendedorismo social pode ser encarado como um dos sustentáculos de um novo modelo de desenvolvimento que se vem esboçando nas últimas quatro décadas e que emergiu com o aparecimento de milhares de novas organizações do terceiro sector em todo o mundo.
Informação do Projeto
2010-09-13
2012-01-31
Parceiros do Projeto
Estudo Piloto integrado no processo de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário
O estudo integra-se no processo de acompanhamento e monitorização do “Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário”, tendo como preocupação central analisar a importância das escolas como contextos de aprendizagem, atendendo ao princípio, definido a nível político, do acesso equitativo à educação e a centralidade dos processos conhecimento e aprendizagem em qualquer sociedade. Visa-se analisar o impacto da intervenção do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário sobre as dinâmicas socioeducativas e os usos e apropriações dos novos espaços, em articulação com recomendações e propostas de intervenção no referido Programa.
Informação do Projeto
2010-08-01
2011-10-31
Parceiros do Projeto
Impacte do nível de escolarização (básico e secundário) na empregabilidade juvenil: Portugal no contexto europeu
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-12-31
Parceiros do Projeto
Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
O estudo visa estabelecer uma relação analítica entre politicas de ensino-educação-formação, os modelos organizacionais das escolas, os tipos de liderança e o sucesso/insucesso escolar, realizando uma análise dos contextos institucionais e organizacionais nos ensinos básico e secundário e ponderando o seu impacto nos resultados das escolas (em particular em termos de níveis de sucesso/insucesso escolar). Contempla também a análise do abandono escolar, quer entendo-o como uma forma de insucesso escolar (ainda que com contornos distintos), quer atendendo aos mecanismos accionados pelas escolas no sentido de o ultrapassar, nomeadamente pelo reencaminhamento dos alunos para vias alternativas de ensino-aprendizagem.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-11-30
Parceiros do Projeto
Nutrição, Dietética e Alimentação: um campo profissional em construção
O trabalho de investigação visa realizar uma análise do campo profissional dos licenciados e profissionais das áreas da nutrição e alimentação em Portugal, em particular ao nível das áreas formativas e profissionais da nutrição, da dietética e da engenharia alimentar.O estudo contempla uma análise da oferta formativa disponível em Portugal na área em questão, da actividade dos respectivos profissionais no mercado de trabalho e do movimento associativo que caracteriza esta esfera de actividade profissional.Perspectiva-se, neste sentido, desenvolver uma reflexão acerca do campo profissional e associativo da nutrição e alimentação em Portugal.
Informação do Projeto
2008-01-01
2008-09-30
Parceiros do Projeto