Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
Investigador
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é um projeto com a duração de quatro anos, iniciado em janeiro de 2023 e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa Europa Digital. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um novo plano curricular de Mestrado orientado para a capacitação de profissionais do setor da saúde, dotando-os das competências digitais, tecnológicas e de gestão necessárias para conceber, implementar e liderar serviços digitais inovadores em contextos de saúde.
O projeto resulta de um consórcio internacional e intersectorial composto por sete parceiros de três países europeus (Grécia, Finlândia, Portugal), integrando instituições de ensino superior, centros de investigação e organizações do setor empresarial e da saúde. O consórcio é liderado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e inclui a Laurea University of Applied Sciences (Finlândia), a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), o Instituto de Telecomunicações, a Whymob, Lda., a Clinipower Finland Ltd e a Mundiserviços – Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda. Esta diversidade de parceiros assegura uma abordagem multidisciplinar que articula conhecimento académico, investigação aplicada e experiência prática no setor da saúde digital.
O Projeto ManagiDiTH visa contribuir para o reforço das competências avançadas em transformação digital no contexto europeu. Entre os seus principais objetivos destacam-se o desenvolvimento de referenciais de formação alinhados com o nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações, a criação de um ecossistema de aprendizagem colaborativo e multidisciplinar e a implementação de um modelo pedagógico inovador, centrado na aprendizagem baseada em problemas e em projetos reais, apoiado por ferramentas e tecnologias digitais.
As competências pedagógicas, científicas e tecnológicas dos parceiros do consórcio são mobilizadas para a criação de um programa de Mestrado ...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
- Iscte - Líder
- LAUREA - (Finlândia)
- AUTH - (Grécia)
- UNI EIFFEL - (França)
- IT-IUL - (Portugal)
- Clinipower - (Finlândia)
- Whymob - (Portugal)
- MundiConsulting - (Portugal)
Avaliação Ex Ante do Programa Operacional Inovação e Transição Digital
Investigador
O Programa Operacional Inovação e Transição Digital (POITD) é o novo programa para a competitividade no âmbito do Acordo de Parceria entre o Estado Português e a Comissão Europeia para a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período de programação 2021-2027. A Avaliação Ex Ante do POITD visa aferir o mérito do Programa (a relevância dos seus objetivos e a credibilidade dos meios para os atingir), decorrendo em paralelo com o período de programação e negociação. Deste modo, a avaliação contribui para a tomada de decisão e para o desenho final do Programa.
Informação do Projeto
2022-04-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (GEC) - Líder
Avaliação contrafactual dos apoios às empresas: cruzamento entre abordagens de inferência causal e de aprendizagem automática (Contrafactual-ML)
Investigador
O projeto visa contribuir para a melhoria dos processos de avaliação contrafactual de impactos dos sistemas de incentivos às empresas cofinanciados por fundos europeus em Portugal. O seu objectivo consiste em identificar, discutir e implementar a título ilustrativo abordagens recentes e inovadoras que cruzam métodos mais comuns de inferência causal com métodos de aprendizagem automática (ou Machine Learning, ML) para efeitos de avaliação contrafactual de impacto. O estudo enquadra-se, assim, no tipo de acções “Estudos sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas”, de acordo com o ponto 6 do aviso para apresentação de candidaturas Nº 06/POAT/2021. As avaliações a desenvolver de acordo com as abordagens referidas deverão permitir responder de forma robusta a questões como: as intervenções atingem os objectivos previstos? Os resultados observados podem ser diretamente atribuídos às intervenções? Sob que condições e para que tipo de empresas as intervenções são mais eficazes? Qual a relação entre custo e eficácia das intervenções em cada caso?Para além da sistematização e ilustração do potencial do cruzamento de métodos referido, o projecto pretende contribuir para a capacitação das agências públicas e de outros actores envolvidos na avaliação contrafactual de políticas de apoio às empresas.
Informação do Projeto
2021-10-04
2022-10-03
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (GEC) - Líder
- BRU-Iscte
English