Projetos de Investigação
Social inclusion of African athletes in Europe
The overall objectives of SINAFE are to: • To develop a support mechanism for social inclusion of migrant African athletes in Europe. With the perspective of “sport as a human right”, it targets to encourage social inclusion and support providing equal opportunities in sport for all people, including the ones from a disadvantageous background. In spite sport is seen as a perfect tool for social mobility and the stories from sport, particularly football, presents a dream for many young athletes, many athletes are coming from poor countries suffer from social exclusion in the country they migrated. The migration of an increasing number of athletes to Europe in recent years makes this issue prominent in the European context. • Contribute to innovative approaches to training for migrant athletes by developing a curriculum including rights, legal procedures and occupational information using inclusive and empowering techniques.   The special aims of the SINAFE project are to: • To develop and implement a support mechanism for minor migrant athletes to include them in the host country and sport industry. • To provide a needs analysis report with qualified data gathered by experts in the field to exhibit challenges faced by migrant athletes and to guide the next steps of the project. • To develop guides and policy recommendation papers for different stakeholders. • To develop the curriculum of a training module for minor athletes to overcome their lack of information about general regulations for the immigrant community and specific regulations for migrant athletes. The training mainly aims to support the employment of these athletes in the sports labour market by informing them about their rights and contributing professional knowledge.   The direct target group of the project is minor African athletes in participant countries.   The final beneficiaries of the project are various sport organisations, migration instut...
Informação do Projeto
2021-01-01
2023-06-30
Parceiros do Projeto
Governança urbana da diversidade cultural
 Este projeto visa compreender como a governança local acomoda formas contemporâneas de diversidade cultural nos espaços urbanos. Indaga sobre quando a diversidade cultural trazida pelos imigrantes se torna um bem cultural e que tipo de fatores desempenham um papel na sustentação social dessa “vantagem da diversidade”. Um tal intento implica dar atenção especial à interação entre a) processos de regeneração urbana, b) branding da cidade e economia turística; c) a economia cultural e as tendências de gentrificação em relação aos espaços culturais diversificados; d) iniciativas empreendedoras e criativas. Ao comparar diferentes espaços urbanos onde as circunstâncias da superdiversidade são notórias, procuramos investigar quando e onde a interação de tais fatores reforça essa tendência e as suas ligações com as modalidades de governança local. Este projeto concentra-se especificamente no impacto das políticas e estratégias dos atores locais visando acomodar a diversidade cultural na cidade. 
Informação do Projeto
2018-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
Diversidades, espaço e migrações na cidade empreendedora
Este projeto pretende analisar como a diversidade, de um tipo cosmopolita, ou superdiversidade, se tornou solicitada por decisores políticos e parte do planeamento urbano e quais os fatores e as dinâmicas que contribuem para essa configuração. A investigação que será sustentada numa abordagem qualitativa incidirá sobre os mecanismos e estratégias para a acomodação da diversidade cultural no espaço local, explorando quer a vertente das experiências quotidianas e dos encontros culturais quer os aspetos estratégicos e deliberativos das redes de governança local. Neste sentido, perguntamos como se integra a diversidade cultural nos processos de renovação urbana, de criação de imagens da cidade, de gentrificação, prestando atenção aos sujeitos e estratégias da governança local. Ou seja, como se incluem os imigrantes e grupos etnicamente diversos nas estratégias dos governos locais e nos espaços urbanos sobre as quais estas incidem? O estudo decorre em Lisboa e na cidade do Porto.
Informação do Projeto
2017-12-01
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios
O objectivo geral do projeto é justamente contribuir para a definição de estratégias de aprendizagem adequadas aos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade, em diferentes contextos de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna, no intuito de incluir este grupo específico nos programas de aprendizagem em curso. Pretendeu-se, primeiro, traçar uma caracterização da população nacional de países terceiros a frequentar os diversos contextos formativos de ensino de português língua não materna existentes na oferta educativa e institucional a nível nacional, procurando identificar as características sociodemográficas do subgrupo que é objecto central deste estudo. Esta dupla caracterização, que constituiu um primeiro patamar no plano de trabalhos, possibilitou identificar os grupos mais vulneráveis dentro de um grupo já de si com necessidade específicas a nível de competências linguísticas e dificuldades no acesso à formação, bem como revelar a sua importância no seio da população de origem imigrante. Num segundo momento, investigamos como a alfabetização de imigrantes/estrangeiros em Portugal tem sido tida em conta ao nível das políticas de integração destinada à população imigrante, seja em termos de inserção socioprofissional, de oportunidades educativas, processos de naturalização ou de participação cidadã. Dentro das políticas existentes focamos no enquadramento do processo de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna no seio das políticas de integração, revisando os recursos existentes para este fim -- materiais diversos, recursos humanos, espaços disponíveis, redes de trabalho implicadas. Num terceiro momento, levamos a cabo o aprofundamento destes contextos e do perfil dos indivíduos, através dum trabalho de etnográfica de sala de aulas e etnografia linguística em contextos diferentes de formação na Grande Lisboa. Da combinação destes três momentos de investigação elaboramos um diagnóstico das políticas e metodo...
Informação do Projeto
2014-01-01
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: EU-Latin America
O objetivo geral deste projeto é criar uma rede transnacional de investigação e formação interdisciplinar entre universidades e centros de investigação europeus e latino-americanos, a fim de promover a transferência de conhecimento e produzir investigações inovadoras no campo da governança multinível da diversidade cultural numa perspetiva comparativa.
Informação do Projeto
2014-01-01
2018-06-30
Parceiros do Projeto
Interculturalismo - o terceiro termo da incorporação de imigrantes
O presente projecto visa identificar, compreender e caracterizar as lógicas práticas, discursivas e políticas da interculturalidade na incorporação de imigrantes e minorias. Desta questão genérica decorrem outras problemáticas interrelacionadas que se desagregam nas seguintes indagações: Quais as afinidades e distanciamentos com o modelo multicultural? Quais as especificidades em termos de governabilidade da diferença? Que configurações apresenta o contexto português? Quais os actores e como se articulam na produção e reprodução da interculturalidade? O projecto incidirá sobre Portugal, e a pertinência desse enfoque explica-se pelo facto de as autoridades públicas e governamentais assumirem uma terceira via de integração para os imigrantes que designam por “diálogo intercultural”. O esteio deste modelo é o interculturalismo. Pretende-se coligir elementos que permitam caracterizar o “interculturalismo português” tendo por assumido uma sua dimensão multiescalar composta pelas intersecções do nível transnacional, nacional, e local.
Informação do Projeto
2013-05-01
2018-10-31
Parceiros do Projeto
Culturas de Convivência e Super-diversidade
O principal objectivo é descrever, analisar e comparar novos contextos de super-diversidade e convivência cultural uma vez que estão relacionados com as migrações e os domínios culturais. Este estudo não involve a idealização de relações interculturais harmoniosas mas considera os contextos de convivência como novos campos de tensões interculturais e interações de forma a tentar compreender as suas dinâmicas, bem como os factores sociais, históricos e pessoais, os quais conduzem à coexistência com heterogeneidade étnica ou a rejeitá-la. Consequentemente, implica aplicar uma estrutura inovadora para compreender as relações interculturais entre os nacionais e as populações imigrantes. Na topografia social, as novas culturas de convivência não estão associadas a um espaço geográfico específico mas sim a diferentes contextos públicos onde as pessoas têm várias ligações étnicas e os grupos culturais interagem. A investigação centra-se na observação dos espaços formais/ informais ligados a funções sociais distintas: Lazer & espaços de religiosidade; Mercado/ áreas comerciais (mercados ao ar livre ou fechados frequentados por vários grupos étnicos e culturais); Escola/ educação (porque relações interculturais acontecem na escola, entre diferentes gerações e grupos-chave, e pode-se perceber como acontece o diálogo intercultural); Estes espaços são importantes para compreender o “significado real” das relações interculturais, tal como Amin sugeriu, porque mesmo que “a estrutura nacional das relações raciais e étnicas sejam importantes, grande parte da negociação da diferença ocorre ao nível local através das experiências e encontros quotidianos".
Informação do Projeto
2010-03-01
2012-08-30
Parceiros do Projeto