Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Microssociologia | -- | Sim |
2024/2025 | 2º | Seminário de Projeto | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2024/2025 | 2º | Sociologia da Globalização | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2024/2025 | 2º | Sociologia do Desenvolvimento | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2024/2025 | 1º | Modernidade e Desenvolvimento | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento; | Não |
2024/2025 | 1º | Introdução à Sociologia | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2024/2025 | 1º | Macrossociologia | -- | Sim |
2024/2025 | 1º | Trabalho, Organizações e Tecnologia | Licenciatura em Matemática Aplicada e Tecnologias Digitais; Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações; | Sim |
2024/2025 | 1º | Tecnologia e Sociedade | Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde; | Não |
2024/2025 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
2023/2024 | 2º | Microssociologia | -- | Sim |
2023/2024 | 2º | Sociologia da Globalização | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2023/2024 | 2º | Trabalho, Organizações e Tecnologia | -- | Sim |
2023/2024 | 2º | Sociologia do Desenvolvimento | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2023/2024 | 1º | Introdução à Sociologia | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2023/2024 | 1º | Trabalho, Organizações e Tecnologia | Licenciatura em Matemática Aplicada e Tecnologias Digitais; Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações; | Sim |
2023/2024 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Curso de Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Mestrado em Sociologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Microssociologia | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2022/2023 | 2º | Trabalho, Organizações e Tecnologia | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas; | Sim |
2022/2023 | 2º | Sociologia do Desenvolvimento | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2022/2023 | 1º | Introdução à Sociologia | Licenciatura em Política, Economia e Sociedade; | Sim |
2022/2023 | 1º | Trabalho, Organizações e Tecnologia | Licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão; Licenciatura em Tecnologias Digitais e Saúde; Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações; Licenciatura em Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial; | Sim |
2022/2023 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; Mestrado em Serviço Social; | Sim |
2021/2022 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2021/2022 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
2020/2021 | 2º | Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos | Licenciatura em Ciência Política; | Não |
2020/2021 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2019/2020 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2018/2019 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (11)
Em curso (9)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
João Rodrigues | The effects of education policies: young people in the municipality of Sintra | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Orlando Gomes | Impactos das alterações climáticas nas desigualdades globais | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
João Henriques | Desigualdades e coesão social na Europa | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Sérgio Pratas | Transparência no Associativismo Popular | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Victor Manuel Solinho Salgado | Dumping social e Europeização das políticas sociais: Uma análise das políticas públicas de salários mínimos adequados na UE e em Portugal, 2019-2024 | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
José Adilson Vieira de Jesus | Do nomadismo indígena a bioeconomia florestal. Uma análise da cadeia económica do Açaí de Lábrea, A mazonas/Brasil à Lisboa/Portugal | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Duarte Nuno Fernandes Lopes | Eficácia e limitações das Soft Laws no Modelo Europeu do Desporto - o Caso das Guidelines para a Carreira Dual de Atletas | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Pedro Duarte da Silva Fonseca Gandara Raposo | Políticas Públicas de Instalação Desportivas em Portugal 1974 - 2024 | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Jéssica Sofia Chainho Pereira | O papel do associativismo voluntário/ popular para o desenvolvimento local do concelho do Barreiro e de Loures | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Terminadas (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
João Paulo Vicente Henriques | Coesão Social na União Europeia. O cidadão faz a união? | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2024 |
Sérgio Manuel Pratas | Associações, democracia e utopias reais. O caso das associações de cultura, recreio e desportoAssociações, democracia e utopias reais. O caso das associações de cultura, recreio e desporto | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2022 |
Dissertações de Mestrado (18)
Em curso (7)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Gonçalo Páris Alves Valente Golaio | Perceção da justiça fiscal nas contribuições fiscais em Portugal. A perceção do cumprimento do contrato social influencia a perceção da justiça na tributação? | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Iúri Filipe Amâncio Cláudio | Vulnerabilidade Social e as Ondas de Calor em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Vanessa Cristina Carmo de Oliveira | Modelo de Apoio à Vida Independente | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Celso Constantino Vieira Mallen | A Racionalidade Instrumental: A Participação e Autonomia em Sistemas Técnicos Avançados | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Grace Ekaete Umoh | The Role of Culture and Religion in Girl-Child Marriage: A Case of North-East, Nigeria. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Omamuyovwi Ejetavwo Egbe | Explorar o impacto da desigualdade social no desenvolvimento económico na Nigéria | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Rita Margarida Reis Oliveira | A presente dissertação tem como objectivo analisar, numa lógica diacrónica, as estratégias e políticas adoptadas pelo governo português para a Igualdade Salarial, desde 2008 até ao presente, com uma perspectiva futura marcada pela pandemia do COVID-19. Em Portugal o gap salarial encontra-se nos 16%. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (11)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
José Tomás Barbante | O impacto que a pandemia COVID-19 gerou na vida das famílias pobres e nas crianças do Município do Huambo no período entre 2020-2022 | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Matilde Fanny Ishow Wiese | Dos estereótipos às realidades: compreendendo o perfil racial e suas consequências na identidade na Suécia | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Andreia Sofia Fernandes Egas | Elites Económicas Portuguesas: um estudo de caso sobre a família mais rica de Portugal. | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Bárbara Mendes Henriques | “Se você não se adaptar, você se lasca”: o impacto do ethos neoliberal nos trabalhadores de empresas de tecnologia no Brasil | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Renato da Fonseca Janon | Estratégias de revitalização sindical na era do trabalho flexível: o caso dos trabalhadores de plataformas digitais em Portugal. | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Inês Isabel Carvalho Aldeano | A escolaridade das mulheres e o desenvolvimento humano: casos mais extremos na África Subsaariana | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Filipa Fernandes Neto | Desconexão digital: fatores que a influenciam e desigualdades sociais | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Vinicius Pozzebon da Silva | Autonomia e poder hierárquico no contexto do teletrabalho | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Raíza Fernandes Aragão | Democratização do Ensino Superior em Moçambique: o Programa de Bolsas de Estudo | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Rita Margarida Reis Oliveira | Igualdade de Ge?nero e Liberdade Sexual: que poli?ticas pu?blicas? | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Orlando da Cruz Paninho de Almeida Gomes | Desigualdades experienciadas, na transição para a vida adulta, da pessoa com paralisia cerebral | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Rita Oliveira | Políticas de Igualdade Salarial em Portugal (2008-2020) | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2019 |