| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Estágio em Serviço Social II | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Super-Diversidade na Sociedade Contemporânea | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Trabalho de Projecto em Serviço Social | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Estágio em Serviço Social II | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Super-Diversidade na Sociedade Contemporânea | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Trabalho de Projecto em Serviço Social | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Estágio em Serviço Social II | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2023/2024 | 2º | Super-Diversidade na Sociedade Contemporânea | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Tese em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Estágio em Serviço Social II | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2022/2023 | 1º | Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Direitos Humanos e Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Serviço Social com Adultos e Idosos | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2021/2022 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Estágio em Serviço Social II | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2021/2022 | 1º | Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Direitos Humanos e Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em Estudos Africanos; Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Ciência Política; Mestrado em Administração Pública; Doutoramento em Ciência Política; Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Trabalho de Projecto em Serviço Social | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Seminário de Projeto de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Direitos Humanos e Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Paradigmas e Modelos de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em Estudos Africanos; Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Ciência Política; Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Tese em Serviço Social II | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Tese em Serviço Social IV | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Seminário de Projeto de Investigação em Serviço Social | Doutoramento em Serviço Social; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Direitos Humanos e Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Teoria e História do Serviço Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Serviço Social | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Tese em Serviço Social I | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Tese em Serviço Social III | -- | Não |
Investigador Integrado
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Política e Cidadania]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (13)
Em curso (12)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Joana Isabel de Souza Marmelo | Redes locais de Intervenção em Violência Doméstica | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Vânia Daniela Dias de Almeida | Superdiversidade na escola: inclusão social | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Joana Isabel Oliveira Basto | Perceção de cidadania das pessoas idosas e o seu impacto na prática do serviço social | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Andreia Filipa Siborro Fernandes | Serviço social no envelhecimento: uma reconfiguração Teorico-Metodologica para uma prática adequada | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Maria Eunice Furtado Moreno | Estratégias de Vida dos Migrantes que chegam a Portugal através do Protocolo de Saúde | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Carlos Luis Tavares Nunes | O género na formação académica em Serviço Social - impactos para a prática profissional em Portugal e no Brasil - Paraná | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Joana Rita Veiga Xambre | Acolhimento residencial de jovens: um espaço de (co)construção de autonomia e emancipação | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Angela Maria Bruno de Morais | Proteção e enquadramento sócio-jurídico dos refugiados: A integração de refugiados em países de acolhimento" | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Amanda Suelen Ferreira Bastos | "Participação estudantil e Serviço Social no contexto universitário luso-brasileiro" | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Elizabeth Gaspar Di Paolo | Tecnologias digitais:Transformação do agir no campo do Serviço Social | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Cláudio Manuel Casimiro Miguens | Vidas longas e Serviço Social: A Bússola de Foucault | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Lara da Rosa Duarte | Superdiversidade e Bem-estar: Desafios e Oportunidades para imigrantes brasileiros em Portugal | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Lina Graciela Jardim Pereira | Processos imigratórios na Região Autónoma da Madeira: desafios para a Intervenção Social Culturalmente Competente do Serviço Social | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
Dissertações de Mestrado (29)
Em curso (9)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Raquel Mendes Leite | Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental: Perceções da efetividade da intervenção | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Rita Vicente Marcelino | Qualidade de vida na perspetiva da pessoa idosa: a influência da institucionalização no Lar de São José, em Torres Vedras | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Isabel Maria Alves | Um olhar sobre inclusão social e a trajetória escolar dos alunos imigrantes | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Dinis Madeira Fernandes Esteves | O envelhecimento e a sexualidade nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas: Barreiras, necessidades e desejos | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Maria Beatriz Pimentel Domingos | As Competências Interculturais e o Serviço Social Hospitalar | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Bárbara Santos Cruz Horta | O foco no indivíduo no combate à problemática do isolamento dos idosos | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Maria Francisca Marecos do Nascimento | A prática dos Assistentes Sociais com população refugiada à luz dos Direitos Humanos | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Maria Inês Bettencourt Brazuna Pereira | Jovens, serviço social e artes urbanas | Inglês | Em curso | Iscte | 2019 |
| Diana Esteves Rodrigues | Intervenção Social com Refugiados: o papel do Serviço Social | Em curso | Iscte | 2019 |
Terminadas (20)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Jéssica Godinho de Jesus Pacheco | A prática do Serviço Social com alunos imigrantes no contexto escolar | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Ayhan Gorga | Desenvolvimento da consciência de cidadania através da participação em programas de voluntariado juvenil da UE na Turquia e na Eslováquia | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Maria Beatriz Martins das Neves | A Educação para as Mulheres Ciganas: Perceções sobre o Percurso e Sucesso Escolar | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Beatriz Fontinha Costa | A reclusão como experiência familiar: estudo sobre a rede familiar de apoio de reclusos | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Ieva Jokste | EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR JOVENS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPLORANDO SEUS PERCURSOS DE INCLUSÃO SOCIAL | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Inês de Jesus Oliveira | Trabalho voluntário em instituições de economia social com coordenação do Serviço Social | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Catarina Reis de Sousa | Competências Digitais como Ferramenta para a Participação Cidadã Ativa na Terceira Idade | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Henrique Miguel Ribeiro Santos Medeiros da Silva | Arte e Serviço Social na intervenção com a pessoa em situação de sem abrigo. | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Jeffrey Razonabe | Reunificação de imigrantes filipinos com filhos em Lisboa, Portugal: estratégias de coping e seus desafios. | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Inês dos Santos Rebolo Dias | Integração Educativa das Crianças e Jovens de Etnia Cigana | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Gabriela Augenstein Silva | As artes e o Serviço Social Comunitário: uma proposta de base metodológica | Português | Iscte | 2019 | 2022 |
| Bruna Martins Correia Franco | Serviço Social Digital: Práticas e competências dos assistentes sociais | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Hemant Rughoonauth | Uma análise temática sobre percepções de acolhimento familiar através da lente da pertença étnica na Maurícia multicultural | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Inês Loureiro dos Santos | A Participação e Audição das Crianças/Jovens nos Processos de Aplicação das Medidas de Promoção e Proteção | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Paula Alejandra Franco Martinez | Processos de resiliência entre jovens em cuidados alternativos em Bogotá - Colômbia | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Patrícia Daniela Coito Fernandes | Rostos que integram a sociedade: Comunidade Cigana e Serviço Social | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Daniela Gonçalves Fernandes | Promoção do envelhecimento ativo nas ERPI | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Ana Patrícia Duarte Nicolau | O Cuidador Informal: Estratégias vividas pelo Cuidador Informal da Pessoa Idosa Dependente | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Sónia Cardoso Mendes | O assistente social na promoção da relação entre a família e o idoso no meio institucional | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Catarina Costa | A Mediação Comunitária como Mecanismo de Inclusão de Refugiados | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Vera Lúcia Xavier de Pina Furtado | Projeto de Intervenção Social: Para além do meu Povo - Integração da população imigrante no Município da Amadora | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Maria Inês Bettencourt Brazuna Pereira | Projeto EnCaminhARTE | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Ana Catarina Rocha Martins Moreira Neves | AQ-L Altamente Qualificados na cidade de Lisboa: Projeto de inclusão socio-laboral dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Sílvia Margarida dos Santos Coelho | Competências Parentais no Sistema de Proteção à Criança e Serviço Social | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
English