Projetos de Investigação
IHES - Inclusive Higher Education Systems for students with intellectual disabilities
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-05-31
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Les enjeux formatifs de l’interprofessionnalité dans le travail social
Informação do Projeto
2019-11-01
2022-12-15
Parceiros do Projeto
TASK - Towards increased Awareness, responsibility and shared quality in Social Work
T@sk aims at reinforcing and modernizing the delivery of Social Services in Albania by empowering the Albanian Higher Education System. The aims of T@sk projects are essential for the development  of the Albanian Social Work system, for its modernization and its alignment to the European standards of the Social Services delivery. T@sk project can count on the long lasting  expertise of the University of Florence, the Complutense University of Madrid, the Instituto Universitário of Lisbon and the Ordine degli Assistenti Sociali of the Tuscany Region in the field of Social Work organization and evaluation. The cooperation among the European Union partners and the Albanian Universities will create the ideal ground to reach increased competences of Albanian Higher Education staff, a growing self-empowerment of Albanian social workers and therefore the improvement of the Social Services. Members of T@sk project agree in a subsidiary and multilevel approach based on: In depth theoretical and methodological updating of the University staff of all the Albanian public Universities offering Bachelor  Master Degrees in Social Work: University of Tiran, University of Elbasan, University of Shkodër. Wide inclusion of the Albanian Social Workers and Albanian local institutions in the identification of the needs of the Albanian Social Services. Theoretical and empirical focus on the specific areas of deprived children and disadvantaged women within the general framework of deviance prevention and mitigation of detention conditions.
Informação do Projeto
2018-10-15
2020-10-14
Parceiros do Projeto
PHILIA+
ISCTE - IUL e seus parceiros europeus intervem na proteção das crianças! Nosso objetivo: qualificar melhor aqueles que acompanham crianças e jovens que precisam de proteção.   Crianças e jovens desfavorecidos são duramente afetados pela precariedade, pelos processos de institucionalização, pela retirada das famílias biológicas, por fatores sociais ou mesmo étnicos. No entanto, no momento em que a maioria dos jovens sai da casa da família aos 28 anos e encontra seu primeiro emprego permanente aos 32 anos, os jovens acompanhados pelos profissionais de proteção à criança são acompanhados e munidos de competências possibilitadoras de se tornarem adultos independentes aos 21 anos e no momento com a mudança da lei aos 25 anos.   Como resultado em Portugal (PORDATA 2017): - população residente portuguesa (em milhares) - 10.300,3; - 1 433 156 jovens residentes em Portugal (13,9% da população total); - 86.154 - Nascimentos em Portugal; - Taxas de Abandono precoce do sistema escolar - 12,6% - Estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º ano de escolaridade) - 4,208); - Alunos matriculados no ensino básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade) - 1.000.006 - alunos matriculados no ensino médio, 10º ao 12º ano - 399.775; - Alunos matriculados no ensino superior - 361.943.   Se muitos se encontram na rua, é porque, em sua maioria, perdem o rumo e as redes: os assistentes sociais não estão presentes nesta fase da sua vida ou seja não lhes prestam proteção direta e esses jovens não aprenderam a se auto-proteger, nem a desenvolver estratégias de construção da sua rede social de suporte. Sem diplomas, sem apoio financeiro e sem apoio emocional, eles são expostos a riscos viciantes, delinquência e predadores sexuais. Os profissionais que os acompanham devem estar preparados técnicamente para antecipar melhor sua integração social na sociedade.   Pesquisa-ação colaborativa em 5 países europeus e 11 parceiros Os 11 parceiros de 5 países europeus (Alemanha...
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto