Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Métodos Fatoriais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2024/2025 Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Não
2024/2025 Análise de Dados em Ciências Sociais - Multivariada Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2024/2025 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2024/2025 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2024/2025 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2024/2025 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2024/2025 Dados para Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2024/2025 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2023/2024 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
2023/2024 Métodos Fatoriais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2023/2024 Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Não
2023/2024 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2023/2024 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2023/2024 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2023/2024 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2023/2024 Dados para Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2022/2023 Desenho da Pesquisa Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Mestrado em Administração Escolar; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Ciência, Inovação e Sociedade; Curso de Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos; Mestrado em Saúde, Medicina e Sociedade; Mestrado em Gestão de Novos Media; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Mestrado em Estudos Africanos; Mestrado em Sociologia e Planeamento; Mestrado em Educação e Sociedade; Mestrado em Sociologia; Mestrado em Ciência Política; Mestrado em Serviço Social; Mestrado em Migrações Internacionais; Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Mestrado em Ação Humanitária; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Mestrado em Políticas Sociais; Mestrado em Políticas Públicas; Mestrado em Administração Pública; Mestrado em Políticas Urbanas e Desenvolvimento Territorial; Mestrado em Estudos Internacionais; Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa; Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade; Não
2022/2023 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2022/2023 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
2022/2023 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2022/2023 Métodos Fatoriais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2022/2023 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2022/2023 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2022/2023 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2022/2023 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2022/2023 Dados para Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2021/2022 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2021/2022 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2021/2022 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
2021/2022 Métodos Fatoriais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2021/2022 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2021/2022 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2021/2022 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2021/2022 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2021/2022 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2021/2022 Dados para Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2020/2021 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2020/2021 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
2020/2021 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2020/2021 Métodos Fatoriais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2020/2021 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2020/2021 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2020/2021 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2020/2021 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2020/2021 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2020/2021 Dados para Ciências Sociais Curso de Pós Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais; Sim
2019/2020 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
2019/2020 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Doutoramento em Sociologia; Sim
2019/2020 Educação ao Longo da Vida Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2019/2020 Tese em Sociologia Doutoramento em Sociologia; Sim
2019/2020 Métodos de Análise de Dados Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Políticas Territoriais; Mestrado em Serviço Social; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Serviço Social na Saúde; Sim
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Patrícia Bandeira de Melo Muito além de ler e escrever: competências formadoras da literacia Português ISCTE-IUL 2019 2020
Teses de Doutoramento (37)
Em curso (20)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Inês Maria Wortelboer Narciso "Disinformation or misinformation"? A aplicabilidade do modelo First Draft News com a infodemia COVID19 Inglês Em curso ISCTE-IUL 2020
Andreia Garcia Estratégias de Comunicação de Ciência em Ciências Sociais: Análise dos dez principais centros de investigação em ciência sociais em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Miguel Ângelo Dias Lopes Ler não é dos meus passatempos preferidos. A relação dos jovens com a leitura em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2020
Simone dos Santos Donatelli Saberes criativos para envelhecer. Literacia e arte no envelhecimento em Portugal e no Brasil Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Faustino Tchitetele Evolução das políticas públicas de adultos em Angola. Análise da sua implementação na provincia de Huíla Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Maria Gabriela Gomes Morais Mata Quintão Caldeira Representações sociais sobre a saúde mental e bem-estar dos estudantes universitários Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Vanessa Pinto Carvalho da Silva Ficar de Fora: Contextos, Processos e Disposições dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal Português Em curso ISCTE-IUL 2022
André Gonçalo Oliveira dos Santos Pereira Contextos, dinâmicas e interações da participação pública no campo científico - uma perspetiva comparada Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Maria Roberta Cavalcanti Rosauro de Almeida Rondon O desenvolvimento de competências e a preparação dos jovens para o mundo contemporâneo. Um estudo em Escolas Secundárias de Portugal Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Candida Sanuca Rodrigues Catrongo A formação inicial de professores no eixo do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e responsabilidades cívicas dos futuros professores em Angola Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Teresa da Conceição Vicente da Silva "Representações e Práticas dos Jovens Angolanos face ao VIH/SIDA: O Caso de Luanda." Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Andreia Filipa de Jesus Garcia Estratégias e Comunicação de Ciência em Ciências Sociais: Análise aos principais centros de investigação em Portugal. Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Miguel Ângelo Dias Lopes "Ler não é dos meus passatempos preferidos. A relação dos jovens com a leitura em Portugal". Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Nelson Natalino Frizon Educação de adultos em Portugal e no Brasil: Uma análise comparada das políticas públicas Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Sérgio Manuel Pécurto Pombeiro A formação profissional no quadro de políticas de educação e formação de adultos em Portugal (2014-2020). A perspetiva dos formandos Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Teresa da Conceição Vicente da Silva Representações e comportamentos dos jovens angolanos face ao VIH/SIDA: O caso de Luanda em particular e os Municípios de Luanda, Cacuado e Talatona Português Em curso ISCTE-IUL --
Vanessa Carvalho da Silva Ficar de Fora: Contextos, Processos e Disposições dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal Português Em curso ISCTE-IUL --
Gisele Correia da Silva Representações sociais das crianças sobre a deficiência: uma exploração sociológica Português Entregue ISCTE-IUL --
André Gonçalo Oliveira dos Santos Pereira Contextos, dinâmicas e interações de participação pública no campo científico - uma perspetiva comparada Português Em curso ISCTE-IUL --
Cândida Sanuca Rodrigues Catrongo A formação inicial de professores no eixo do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e responsabilidades cívicas dos futuros professores em Angola Português Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (17)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
César Tiago Afonso Costa de Cima A Teoria da Corrupção num Sistema Complexo: O Caso do Match-Fixing no Futebol Profissional Português Português ISCTE-IUL -- 2023
Maria João Lima Cantar em coro: expressividade e sociabilidade Português ISCTE-IUL -- 2023
César Tiago Afonso Costa de Cima A teoria do crime (de corrupção): o caso do match-fixing no futebol profissional português Português ISCTE-IUL 2019 2023
Maria João Soares Almeida Pedroso de Lima Cantar em coro: expressividade e sociabilidade Português ISCTE-IUL 2014 2023
Mário dos Santos Martins Competências Digitais na Aprendizagem em Rede: Formadores como atores ou autores da Transformação? Português ISCTE-IUL 2019 2021
Mário dos Santos Martins Competências Digitais na Aprendizagem em Rede: Formadores como atores ou autores da Transformação? Português ISCTE-IUL 2010 2021
Sofia Castro Pereira Vidas que se Contam ? o impacto da experiência EFA nas trajectórias de vida dos imigrantes certificados Português ISCTE-IUL -- 2017
Sofia Barros Rodrigues de Castro Pereira Vidas que se Contam - Os impactos da experiência EFA nas trajetórias de vida de imigrantes e de descendentes de imigrantes ISCTE-IUL 2010 2017
Luísa Araújo Impactos das Políticas Públicas na Educação e na Formação Português ISCTE-IUL -- 2015
Maria Luisa Ferreira de Araújo Políticas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas públicas ISCTE-IUL 2013 2015
Alexandra Cabeçadas Arsénio Nunes Aníbal Aprender com a vida: aquisição de competências de literacia em contextos informais Português ISCTE-IUL -- 2014
Paula Cristina do Rosário Lopes Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa Português ISCTE-IUL -- 2014
Paula Lopes Literacia Mediática e Cidadania. Perfis de estudantes universitários da Grande Lisboa Português ISCTE-IUL -- 2013
Alexandra Aníbal Aprender com a Vida: Retratos e Trajectórias dos Adultos Portugueses Pouco Escolarizados Português ISCTE-IUL -- 2013
Fernando Bessa Oficiais da Guarda Nacional Republicana: Uma Análise Sociológica Português ISCTE-IUL -- 2012
Fernando José da Conceição Bessa Oficiais da Guarda Nacional Republicana. Uma análise sociológica Português ISCTE-IUL 2007 2012
José leal Continuidades e inflexões delitivas na enunciação de trajectórias criminais - estudo longitudinal dos registos da Polícia Judiciária (1983-2004) Português ISCTE-IUL -- 2011
Dissertações de Mestrado (48)
Em curso (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Miqueias Fernando Lopes DEFERENCIAÇÃO PEDAGOGICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA DE 1º CICLO AO ENSINO SECUNDÁRIO Em curso ISCTE-IUL 2024
Ilumbe Petronelle Mupepe A Representação do Islão no jornal Le Monde et Le Figaro: uma análise dos enquadramentos noticiosos entre 2023 e 2024 Em curso ISCTE-IUL 2024
Ana Teresa Moreira Ramos Soares de Jesus A Integração da Educação Sócioemocional no curriculo.Perspectivas e práticas dos professores do ensino secundário. Em curso ISCTE-IUL 2024
Graciete Leal Borges “ENSINO SUPERIOR – UM CAMINHOS QUE PERTENCE A TOD@S” Em curso ISCTE-IUL 2024
Ruben Sergio Russel Curaçao, Terrenos e Propriedades. Distribuição da propriedade da terra em Curaçao contemporânea, Caraíbas Holandesas, em 2023. Em curso ISCTE-IUL 2024
Terminadas (43)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Alexandre Manuel Roque Casinha Competências adquiridas ao longo da vida por via de processos de aprendizagem não informal e informal - estudo aplicado aos/às Oficiais Superiores do Exército Português Português ISCTE-IUL 2022 2023
Cláudia Luisa Vale Estrela Alves Ruivo Bem-Estar na Educação de Adultos: Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas e Certificação de Competências Português ISCTE-IUL 2023 2023
Sara Sofia Matias Reino Competências digitais nos adultos que frequentam processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Português ISCTE-IUL 2021 2023
Maria Inês Peres Sousa O Contributo da Animação Sociocultural no Desenvolvimento Pessoal e Social de Idosos em Contexto de Centro de Dia Português ISCTE-IUL 2023 2023
Mafalda Villa de Freitas Azevedo Martins Estudar em tempos (in)certos: jovens nos cursos de Educação e Formação de Adultos Português ISCTE-IUL 2022 2023
Afonso Vaz de Carvalho Cunha Fidanza Estudo de opinião, via tweets, de danos causados na infraestrutura europeia pelas alterações climáticas Português ISCTE-IUL 2022 2023
Isabel Maria de Moura Portugal Norton Dias Adaixo Literacia digital e cidadania: desigualdades no acesso e uso das plataformas digitais do Estado Português ISCTE-IUL 2022 2022
Ana Sofia Teixeira Gomes Estar Sem-Abrigo, Capital Social e ExclusãoUm estudo etnográfico na cidade de Lisboa Português ISCTE-IUL 2018 2020
João David Augusto de Paiva Fernandes A construção social da identidade clubística: O Caso dos adeptos do Clube de Futebol "Os Belenenses" Português ISCTE-IUL 2018 2020
Faustino Tchitetele ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MUNDO RURAL EM ANGOLA: O CASO DO MUNICÍPIO DE CALUQUEMBE-COLA Português ISCTE-IUL 2020 2020
Giulia Bazzucco Quem sou eu? Origens, aprendizagens e construção de si Português ISCTE-IUL 2019 2020
Beatriz Maria Duarte Lopes A desigualdade de género na apresentação dos telejornais nacionais: o caso dos pivots Português ISCTE-IUL 2019 2020
Miguel Ângelo Dias Lopes Leitura de livros em Portugal e na Europa. Tendências recentes numa perspetiva comparada Português ISCTE-IUL 2018 2019
Joana Filipa Vicente Caranguejeiro Desenhando o futuro - Um estudo de caso sobre as necessidades e perspetivas de orientação vocacional dirigida aos alunos do ensino secundário Português ISCTE-IUL 2018 2018
Cheila Carina Cardoso de Carvalho Educação para a cidadania: estudo de caso numa escola associada da Rede de escolas UNESCO Português ISCTE-IUL 2018 2018
Fátima Isabel Gonçalves Fernandes Actividades de complemento curricular e mobilização de competências-chave de alunos do ensino secundário Português ISCTE-IUL 2015 2016
Euridice dos Ramos Afonso Fernandes Educação de Adultos em São Tomé e Príncipe: Uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grande Português ISCTE-IUL 2014 2016
Vanessa Pinto Carvalho da Silva As disposições dos adultos com baixos níveis de escolaridade face à aprendizagem ao longo da vidaO caso dos adultos que não retomaram processos de educação formal Português ISCTE-IUL 2014 2015
Vasco dos Santos Marques Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes sociais Perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses Português ISCTE-IUL 2014 2015
Fernanda Maria Bingalinha dos Santos Projecto de IntervençãoSaber Viver em Tempos de Crise: Um contributo para a literacia financeira Português ISCTE-IUL 2011 2015
Maria José Pires Mota Gomes O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos Português ISCTE-IUL 2011 2015
Ana Carina da Graça Moreira Conciliação entre estudo e trabalho: Diversidade e perceções dos alunos do ISCTE-IUL Português ISCTE-IUL 2013 2014
Andreia Filipa Telo Santos da Costa Educação de Adultos: Motivação face à aprendizagem ao longo da vida. Um estudo de caso Português ISCTE-IUL 2012 2014
Maria do Carmo Teixeira de Freitas Planos de Recuperação e Acompanhamento no ensino básico - um estudo de caso comparativo sobre o combate ao insucesso e à retenção escolar em duas escolas Português ISCTE-IUL 2013 2014
Carla Maria Cordeiro Matias Abandono escolar no 3º ciclo do Ensino Superior ISCTE - IUL: Estudo de caso Português ISCTE-IUL 2012 2013
Cristina Maria dos Santos Marques Amorim A relação do adulto com a aprendizagem ao Longo da Vida Português ISCTE-IUL 2012 2013
Ana Filipa Guerra de Morais e Castro Projecto de um serviço de orientação e encaminhamento para a aprendizagem ao Longo da Vida Português ISCTE-IUL 2012 2013
Paulo Henrique dos Santos Eleutério Percurso de aprendizagem na sociedade do conhecimento: o caso dos imigrantes a viver em Portugal Português ISCTE-IUL 2012 2013
Elisa da Palma Alves Estudantes internacionais no ensino superior português: Motivações, expectativas, acolhimento e desempenho. O caso dos estudantes angolanos , brasileiros e cabo-verdianos no ISCTE-IUL Português ISCTE-IUL 2012 2013
Mariana Magon Barbuto A participação dos pais no processo educativo: um estudo de caso Português ISCTE-IUL 2012 2013
André Filipe Moutinho Cristóvão O lugar do livro na era digital Português ISCTE-IUL 2012 2013
Carla Filipa Martins Paias Regressar à escola, com filhos: Literacia familiar e educação de adultos Português ISCTE-IUL 2011 2013
Maraísa da Silva Soares da Costa Formação Profissional: Empregabilidade no sector hoteleiro Português ISCTE-IUL 2011 2013
Maria Emília da Costa e Silva Regresso à Escola depois dos 50: Educação não formal no contexto da Universidade da terceira idade Português ISCTE-IUL 2011 2012
Cláudia Marisa de Oliveira e Sousa Universidade e aprendizagem ao longo da vida: Efeitos da Licenciatura em Indivíduos com Prévia Experiência Profissional Português ISCTE-IUL 2011 2012
Ana Paula Simões de Oliveira Projectos de Vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário - um estudo de caso numa escola secundária Português ISCTE-IUL 2011 2012
Bárbara Raquel Faustino da Silva Mobilidade Internacional e inserção profissional dos investigadores: os doutorados contratados ao abrigo do Programa Ciência Português ISCTE-IUL 2011 2012
Andreia Marques As políticas educativas de combate ao insucesso e abandono escolar: projectos e perspectivas de vida dos jovens destinatários Português ISCTE-IUL -- 2011
Ana Paula Barros Pereira ISCTE-IUL 2010 2011
Miguel Barbosa Literacia em Saúde do Doente Crónico Português ISCTE-IUL -- 2010
Rita Carvalho Os amores violentos – práticas e representações de jovens sobre a violência no namoro Português ISCTE-IUL -- 2010
Cláudia Ferreira Ciberidentidades – as comunidades virtuais e o seu impacto na reconstrução das identidades Português ISCTE-IUL -- 2010
Catarina Vilhena As expectativas profissionais de jovens inseridos em percursos escolares alternativos Português ISCTE-IUL -- 2010
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Rui Filipe de Melo Lavoura O Desenvolvimento de Competências de Literacia Financeira em Populações Vulneráveis Português ISCTE-IUL 2016 2017