Projetos de Investigação
Barreiras e desigualdades na Educação e Aprendizagem ao longo da Vida em Portugal: Uma análise a partir dos dados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (2022)
Informação do Projeto
2024-11-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Informação do Projeto
2023-02-16
2024-07-15
Parceiros do Projeto
Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário - Barómetro
O projeto tem como objetivo central a construção de um sistema de observação regular, de base anual, das práticas de leitura dos estudantes abrangidos pela escolaridade obrigatória, em particular no que respeita aos seus principais indicadores de caracterização, acompanhamento e avaliação. A produção de relatórios anuais sobre a evolução das práticas de leitura, no quadro de crescente integração das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades económicas, sociais e culturais nas modernas sociedades contemporâneas, permitirá robustecer a capacidade de diagnóstico de problemas e de construção de soluções neste domínio, respondendo assim à exigência de políticas públicas informadas pelo conhecimento.
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2022-09-01
2023-07-31
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Inquérito Nacional às Associações de Cultura, Recreio e Desporto
O inquérito decorre no âmbito de uma parceria entre o OBAP - Observatório do Associativismo Popular e o OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais. A investigação pretende mapear e caracterizar o associativismo popular português, a partir de um conjunto de perguntas variadas sobre as associações, as suas atividades, os sócios, dirigentes e seus projetos. O OBAP é um projeto de parceria entre a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e duas universidades portuguesas, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (nomeadamente, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia) e a Universidade Lusófona, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o associativismo popular português. O OPAC é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2022-09-01
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no ano de 2022 ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem. O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos. O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado pela McDonald’s.
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2021-12-01
2024-12-31
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Avaliação externa do Programa Schools 2030
Esta avaliação externa tem como objeto principal a implementação, os resultados e os impactos do Programa Schools 2030, levado a cabo pela Fundação Aga Khan (AKF), em Portugal. Programa este que visa a melhoria das aprendizagens, numa ação continua, globalmente informada (nomeadamente a partir das orientações do seu Programa Global) e enraizada localmente, em escolas ou agrupamentos de escolas (onde se incluem, com exceção do ensino superior, todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar, a educação básica e educação secundária).
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2021-11-09
2024-02-29
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Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios da integração numa era (pós)pandémica
O presente projeto visa analisar o impacto da pandemia Covid-19 na experiência de nacionais de países terceiros enquanto estudantes internacionais do ensino superior em Portugal, partindo das perceções dos próprios estudantes. Por estudantes internacionais entendemos tanto estudantes inscritos em esquemas de mobilidade ‘de crédito’, que geralmente permanecem em Portugal durante um ou dois semestres, como também estudantes em mobilidade ‘de grau’, ou seja, matriculados num curso conferente de grau de uma instituição de ensino superior portuguesa. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: examinar as transformações nos perfis dos estudantes internacionais provenientes de países terceiros que entraram no país desde o início da pandemia Covid-19, e investigar como os estudantes internacionais provenientes de países terceiros avaliam e dão significado às suas vivências durante o período (pós)pandémico. Mais ainda, este estudo almeja mapear os novos desafios e oportunidades que a crise sanitária trouxe para a internacionalização do ensino superior português. Considerando a popularização de novas formas de mobilidade pensadas para o contexto da educação terciária, pretendemos compreender o papel que a ‘mobilidade virtual’ e ‘mobilidade híbrida’ podem ter no ensino superior português. Além do seu objetivo académico, o projeto busca produzir recomendações políticas baseadas em evidência científica para apoiar o trabalho de decisores políticos, ‘stakeholders’ institucionais, peritos e profissionais no campo da educação superior e das migrações. Almejando uma compreensão abrangente deste fenômeno no contexto português, as análises aqui propostas serão realizadas a nível nacional. Equipa:  Thais França (CIES-Iscte) e Cosmin Nada (CIIE-FPCEUP) (coordenadores) Patrícia Ávila (Cies-Iscte), David Cairns (Cies-Iscte) e Daniel Malet-Calvo (Cies-Iscte), Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP) e Pedro Ferreira (CIIE-FPCEUP) 
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2021-09-01
2022-12-31
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Aprendizagem ao Longo da Vida no Concelho de Cascais. Desenho de um programa de intervenção
O presente projeto tem como principal objetivo compreender e intervir sobre a aprendizagem ao longo na vida no concelho de Cascais, desenhando um programa a desenvolver no espaço de dois anos, que responda aos desafios e às necessidades dos diversos públicos, designadamente dos que já foram ou estão abrangidos por iniciativas no âmbito das diferentes dinâmicas e modalidades de aprendizagem ao longo da vida, mas que considere e inclua também os públicos tradicionalmente afastados daquelas dinâmicas e modalidades. O primeiro ano do projeto é dedicado ao desenho do plano de intervenção.
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2020-08-01
2023-06-30
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MOCEP - Mulheres Migrantes Orientação Cultural e Ensino de Português
Projeto de educação não formal de mulheres migrantes, incluindo as que se encontram em situação mais grave quanto à necessidade de proteção e acompanhamento, através de ações integradas de orientação cultural e ensino do português (pré-A1, A1, A2, cf. CdE, 2020). Considerando o domínio da língua um instrumento indispensável para a progressiva autonomia das migrantes, a formação cultural e linguístico-comunicativa promoverá o acompanhamento na escola de crianças a seu cargo, o acesso a um conjunto de bens e serviços visando uma melhor inclusão na comunidade de acolhimento, em particular na freguesia da Penha de França (Lisboa), como ainda uma reflexão sobre as suas próprias histórias de vida. Tratando-se de um contexto de educação não formal, procurar-se-á a diferenciação pedagógica (Caels, 2016) privilegiando estratégias e materiais adequados às necessidades específicas das formandas.
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2020-01-01
2022-12-31
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Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
Este estudo tem como objetivo o acompanhamento e análise do PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027). Especificamente, visa-se conceber e concretizar um dispositivo de acompanhamento e avaliação dos resultados da utilização da plataforma digital desenvolvida no âmbito do PICCLE, tomando como foco a sua aplicação num conjunto de escolas-piloto.
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2019-10-17
2021-10-30
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Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
Estudo promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) com a colabotação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre as práticas de leitura não escolares dos estudantes dos ensinos básico e secundário. A metodologia é quantitativa, de inquérito por questionário a uma amostra representativa dos vários níveis de ensino em estudo. A equipa de investigação conta com a consultoria de Isabel Alçada.
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2019-01-01
2021-09-30
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Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida em Portugal e na Europa. Tendências, práticas e perfis
O presente projeto de investigação é constituído por duas dimensões de análise: aprendizagem ao longo da vida e cultura. Será concretizado a partir de uma análise secundária de dados das 3 edições (2007, 2011 e 2016) do Inquérito à Educação de Adultos (IEFA), um inquérito promovido a nível europeu pelo Eurostat, e realizado em Portugal pelo INE, que inclui indicadores alargados sobre a educação e aprendizagem, assim como sobre práticas culturais.  A primeira dimensão desta investigação incide na relação dos adultos pouco escolarizados com a aprendizagem ao longo da vida. Pretende-se elaborar uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população. A segunda dimensão, referente à cultura, incide na relação entre aprendizagem e práticas culturais e na relação dos inquiridos com instituições culturais, procurando-se identificar o volume e a intensidade dessas práticas numa perspetiva comparada transnacional e inter-regional nacional, bem como elaborar uma tipologia que elucide sobre os modos de relação com a cultura.   
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2018-03-01
2020-06-30
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Efeito-escola e efeito-turma nos resultados escolares (4º e 6º anos)
Preside à realização da pesquisa o objetivo de analisar o efeito-escola e o efeito turma  nos resultados atingidos pelos alunos do 4º e 6º ano em provas nacionais (Provas de Aferição de Português e de Matemática).Através do estudo do efeito moderador de diferentes características da escola e das turmas explora-se  a relação entre o perfil social/ origem nacional dos alunos e os resultados obtidos nas referidas provas.  As variáveis escolares contempladas são a composição socio-cultural da escola, as classificações atingidas pela mesma e o grau de homogeneidade das turmas que forma e nas variáveis relativas à turma consideram-se a sua composição sociocultural e académica.Trata-se de uma pesquisa extensiva apoiada em informação estatística recolhida no contexto de uma investigação precedente (“Escolas que fazem melhor”) e que se reporta a um universo e cerca de 60 000 alunos do 4º e do 6ºano da área metropolitana de Lisboa (AML) que realizaram Provas de Aferição em 2009-10. Estes alunos distribuem-se por 778 escolas (615 do 4º ano e 163 do 6º ano) e por 2701 turmas (1508 do 4º ano e 1193 do 6ºano).
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2016-02-29
2019-12-31
Parceiros do Projeto
Diálogos de cientistas e cidadãos
Através da análise de diferentes objetos empíricos, o projeto tem como objetivo explorar as realidades e as potencialidades dos diálogos entre cientistas e cidadãos nas sociedades contemporâneas, contribuindo para o avanço do conhecimento a respeito dos modos de relação com a ciência, numa perspetiva de progresso social, de responsabilidade social e de empoderamento cognitivo e democrático dos cidadãos.
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2015-07-01
2018-12-31
Inquérito à Literacia em Saúde em Portugal
  O projeto tem como objetivo central conhecer os principais traços que caracterizam a literacia no campo da saúde na sociedade portuguesa, mapeando as suas características e distribuição na população, as principais limitações, problemas e entraves que se colocam ao seu desenvolvimento e também o potencial de ação no sentido da sua melhoria. Estudos já realizados em Portugal, ainda que de carácter parcial, permitem-nos antecipar que as lacunas e os problemas no âmbito da literacia em saúde não são de modo algum negligenciáveis na sociedade portuguesa.   A investigação terá como ponto de partida o trabalho “Health Literacy – The Solid Facts”, da autoria da WHO Europe de 2013 e os resultados da aplicação de um inquérito no mesmo âmbito realizado na Irlanda (“The European Health Literacy Survey: Results from Ireland), de Abril de 2012. Partindo dos instrumentos de recolha de informação usados nesses estudos (traduzidos e adaptados), e seguindo procedimentos amostrais equivalentes, pretende-se desenvolver uma investigação de âmbito nacional que, pela primeira vez, caracterize o perfil de literacia em saúde da população portuguesa. Simultaneamente, a investigação procurará situar os resultados de Portugal neste domínio no contexto dos países europeus participantes no Health Literacy Survey.  
Informação do Projeto
2013-12-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
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2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
Informação do Projeto
2012-06-30
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
O objectivo central da pesquisa é o de apreender, através doconhecimento aprofundado das escolas (sua organização e funcionamento, clima organizacional, práticas e representações dos docentes), as especificidades escolares que contribuem para a diferenciação de resultados entre escolas, tendo como ponto de partida alunos com um perfil social semelhante. A pesquisa articulará, de forma complementar, uma componente extensiva-quantitativa e outra intensiva-qualitativa (estudo de caso múltiplo).
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2012-03-15
2014-03-14
Parceiros do Projeto
PISA 2000-2009 – Perfis e Tendências
O PISA tem como principal objectivo medir competências, conhecimentos e atitudes em áreas consideradas chave ou fundamentais, atendendo às mudanças em curso nas sociedades actuais, distinguindo-se, assim, das avaliações de âmbito escolar que cada país leva a cabo regulamente.
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2011-04-06
2012-03-30
Parceiros do Projeto
A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Procura-se desenvolver um estudo aprofundado sobre as condições de inserção de novos investigadores doutorados no sistema científico e tecnológico nacional, contratados pelas unidades de investigação no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência. Os objectivos que se procuram concretizar envolvem nomeadamente i. A caracterização e analise das condições de acolhimento, as formas de inserção e as expectativas de futuro dos investigadores doutorados contratados no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência; ii. caracterização e analise das práticas de acolhimento e as expectativas das instituições científicas que os contrataram; iii. A analise da evolução dos aspectos anteriormente referidos nas sucessivas fases de contratação (Ciência 2007, Ciência 2008) e ao longo dos anos de permanência dos investigadores nestas instituições (entre a contratação dos investigadores e a finalização deste estudo); A investigação de dimensões explicativas adicionais, nomeadamente as trajectórias científicas dos investigadores (produção científica, mobilidade, internacionalização e redes) e as perspectivas e orientações dos investigadores e coordenadores das instituições científicas a propósito destes processos.
Informação do Projeto
2009-10-20
2012-03-31
Parceiros do Projeto
In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
O objectivo central da pesquisa é o de relacionar resultados escolares com um conjunto de variáveis de caracterização do aluno e da sua família no sentido de medirmos o efeito que produzem nesses resultados. Concretamente, pretende-se analisar os resultados obtidos nas provas nacionais do ensino básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade) considerando os efeitos, por um lado, do sexo, da naturalidade e da nacionalidade do aluno e, por outro, da condição de classe, da escolaridade, da naturalidade e da nacionalidade dos seus progenitores. Subsidiariamente, serão identificadas escolas com resultados dissemelhantes, tendo populações discentes muito semelhantes quanto à condição social e origem nacional das famílias dos alunos que as frequentam e exploraremos junto destas alguns aspectos do “efeito escola” (perfil de liderança, projecto educativo, organização das turmas e turnos) na produção do (in)sucesso.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-10-31
Parceiros do Projeto
Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O âmbito deste projeto foi a análise sociológica das dinâmicas de desenvolvimento das competências e das práticas de leitura na sociedade atual, tomando como pontos de observação principais a escola e as políticas públicas de promoção da literacia e da leitura, concretamente o Plano Nacional de Leitura. O objetivo central do projeto foi acompanhar e avaliar, nas suas diferentes vertentes, o Plano Nacional de Leitura, ao longo dos cinco anos da sua primeira fase. Pretendeu-se produzir um conjunto de elementos relativos à execução do PNL, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacto do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura. Recorreu-se a uma metodologia plural (‘mixed-methods’), incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso, recolhendo informações e opiniões dos vários atores envolvidos na execução do Plano.
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2008-11-05
2011-07-30
Parceiros do Projeto
Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal
O projecto visa assegurar, nas suas várias vertentes, a participação de Portugal no PIAAC (The Programme for the International Assessment of Adult Competencies). O PIAAC é um estudo comparativo internacional, promovido pela OCDE, dirigido à avaliação das competências da população adulta, com idades entre os 16 e os 65 anos, no qual participam mais de 30 países. Após o IALS (International Adult Literacy Survey), este será o primeiro grande estudo internacional neste domínio. As competências dos adultos serão avaliadas através de uma metodologia directa que implica a realização de uma prova em computador ou em papel. Os domínios de competências em avaliação nesta pesquisa são literacia, numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnológicos.
Informação do Projeto
2008-10-01
2012-07-01
Parceiros do Projeto
Learning to Learn
O projecto consistiu na aplicação nacional do pré-piloto de um inquérito por questionário às competências e representações acerca da aprendizagem dos alunos do ensino básico, com 14 anos de idade, promovido pela Comissão Europeia. Inquiriram-se alunos de cinco escolas do país, enquadradas em contextos sócio-espaciais diversificados e realizaram-se, paralelamente, com o objectivo de obter uma percepção mais aprofundada sobre instrumento criado, cinco Focus Group com os jovens inquiridos.
Informação do Projeto
2008-03-01
2008-03-15
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
Identificação dos perfis de literacia da população e principais factores explicativos, e análise de novas dinâmicas e processos emergentes de bloqueio das competências de literacia.
Informação do Projeto
2002-03-01
2004-07-01
Parceiros do Projeto
Trabalho e Famílias: o Papel das Políticas Sociais
O projecto que se apresenta pretende articular-se a uma investigação mais ampla a nível europeu. Esta pesquisa internacional envolve onze países da U.E. e  tem como objectivos estudar os efeitos das políticas sociais na divisão do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres e inferir desses resultados medidas adequadas à promoção de uma melhor divisão do trabalho entre os sexos.
Informação do Projeto
1997-10-30
2000-05-31
Parceiros do Projeto
A Modernização das Estruturas Sociais
Pretende-se com este projecto colmatar significativas lacunas de conhecimento que se verificam a propósito de uma questão tão decisiva como é a dos processos de modernização da sociedade portuguesa contemporânea. O objectivo central é proceder a uma análise sociológica, elaborada no plano teórico e solidamente suportada no plano da evidência empírica, dos processos de reconfiguração das estruturas sociais que atravessam actualmente a sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
1997-05-15
2000-11-30
Parceiros do Projeto