Preside à realização da pesquisa o objetivo de analisar o efeito-escola e o efeito turma nos resultados atingidos pelos alunos do 4º e 6º ano em provas nacionais (Provas de Aferição de Português e de Matemática).
Através do estudo do efeito moderador de diferentes características da escola e das turmas explora-se a relação entre o perfil social/ origem nacional dos alunos e os resultados obtidos nas referidas provas. As variáveis escolares contempladas são a composição socio-cultural da escola, as classificações atingidas pela mesma e o grau de homogeneidade das turmas que forma e nas variáveis relativas à turma consideram-se a sua composição sociocultural e académica.
Trata-se de uma pesquisa extensiva apoiada em informação estatística recolhida no contexto de uma investigação precedente (“Escolas que fazem melhor”) e que se reporta a um universo e cerca de 60 000 alunos do 4º e do 6ºano da área metropolitana de Lisboa (AML) que realizaram Provas de Aferição em 2009-10. Estes alunos distribuem-se por 778 escolas (615 do 4º ano e 163 do 6º ano) e por 2701 turmas (1508 do 4º ano e 1193 do 6ºano).
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Líder | 2016-02-29 | 2019-12-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Teresa Seabra | Professora Associada (com Agregação) (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Coordenadora Global | 2016-02-29 | 2019-12-31 |
Helena Carvalho | Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2016-02-29 | 2019-12-31 |
Patrícia Ávila | Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2016-02-29 | 2019-12-31 |
Não foram encontrados registos.
Ano | Tipo de publicação | Referência Completa |
---|---|---|
2016 | Comunicação em evento científico | Seabra, T., Carvalho, H. & Ávila, P. (2016). O efeito moderador da escola nos resultados escolares de alunos do ensino básico (4º e 6º ano). IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. |
2016 | Comunicação em evento científico | Ávila, P. (2016). O valor atribuído pelos Portugueses à Educação. Apresentação dos primeiros resultados . O Impacto da Educação na Sociedade. |
2016 | Comunicação em evento científico | Ávila, P. (2016). O valor atribuído pelos Portugueses à Educação. Apresentação dos primeiros resultados. EDULOG, Conferência sobre o impacto da educação na sociedade. |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.