O presente projeto visa analisar o impacto da pandemia Covid-19 na experiência de nacionais de países terceiros enquanto estudantes internacionais do ensino superior em Portugal, partindo das perceções dos próprios estudantes. Por estudantes internacionais entendemos tanto estudantes inscritos em esquemas de mobilidade ‘de crédito’, que geralmente permanecem em Portugal durante um ou dois semestres, como também estudantes em mobilidade ‘de grau’, ou seja, matriculados num curso conferente de grau de uma instituição de ensino superior portuguesa.
Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: examinar as transformações nos perfis dos estudantes internacionais provenientes de países terceiros que entraram no país desde o início da pandemia Covid-19, e investigar como os estudantes internacionais provenientes de países terceiros avaliam e dão significado às suas vivências durante o período (pós)pandémico. Mais ainda, este estudo almeja mapear os novos desafios e oportunidades que a crise sanitária trouxe para a internacionalização do ensino superior português. Considerando a popularização de novas formas de mobilidade pensadas para o contexto da educação terciária, pretendemos compreender o papel que a ‘mobilidade virtual’ e ‘mobilidade híbrida’ podem ter no ensino superior português.
Além do seu objetivo académico, o projeto busca produzir recomendações políticas baseadas em evidência científica para apoiar o trabalho de decisores políticos, ‘stakeholders’ institucionais, peritos e profissionais no campo da educação superior e das migrações. Almejando uma compreensão abrangente deste fenômeno no contexto português, as análises aqui propostas serão realizadas a nível nacional.
Equipa:
Thais França (CIES-Iscte) e Cosmin Nada (CIIE-FPCEUP) (coordenadores)
Patrícia Ávila (Cies-Iscte), David Cairns (Cies-Iscte) e Daniel Malet-Calvo (Cies-Iscte), Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP) e Pedro Ferreira (CIIE-FPCEUP)
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Líder | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Instituição | País | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP) | Portugal | Parceiro | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Thais França | Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Coordenadora Global | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Daniel Malet Calvo | Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
David Cairns | Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Patrícia Ávila | Professora Catedrática (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Bianca Lyrio | Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); | Assistente de Investigação | 2021-11-01 | 2022-12-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PT/2021/FAMI/706 | -- | Contrato | Alto Comissariado para as Migrações, I. P. (ACM) - FAMI - Portugal | 31166.98 | . | 2021-09-01 | 2022-12-31 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.