Ciência-IUL    Autores    Paula Castro    Currículo
Resumo CV

Paula Castro, Professora Associada com Agregação no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-IUL, é Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas (e.g., contestadas, aceites, negociadas) pelo público novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, participação pública ou regeneração urbana. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam frequentemente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições, conhecimento local e científico-legal. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social.

Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS (2016-19) e é atualmente Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Agregação Psicologia Social 2011
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Psicologia Social e Organizacional 2000
Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
Licenciatura Psicologia 1986
Áreas de Investigação
psicologia social do ambiente
representações sociais
public understanding of science
memoria social
psicologia política
Psicologia Ciências Sociais
Ciências Políticas Ciências Sociais