Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2024/2025 | 2º | Antropologia Depois do Colonialismo | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2024/2025 | 1º | Debates em Antropologia | Doutoramento em Antropologia (FCSH); | Sim |
2024/2025 | 1º | Pesquisa / Elaboração de Projeto em Antropologia 1 | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2024/2025 | 1º | Ritual e Performance | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2024/2025 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 2º | Introdução à Antropologia | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2023/2024 | 2º | Ritual e Performance | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2023/2024 | 2º | Antropologia Depois do Colonialismo | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Metodologia e Desenho de Projeto em Antropologia | Doutoramento em Antropologia (FCSH); | Sim |
2021/2022 | 2º | Tese em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Antropologia Depois do Colonialismo | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Problemáticas em Antropologia: Teorias da Cultura e Património | Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Tese em Antropologia | Doutoramento em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Ritual e Performance | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2021/2022 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2020/2021 | 2º | Tese em Antropologia | -- | Sim |
2020/2021 | 2º | Antropologia Depois do Colonialismo | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2020/2021 | 1º | Tese em Antropologia | -- | Sim |
2020/2021 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Infância e Juventude: Perspetivas Transdisciplinares | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
2019/2020 | 2º | Tese em Antropologia II | -- | Sim |
2019/2020 | 2º | Tese em Antropologia IV | -- | Sim |
2019/2020 | 2º | Educação Não Formal: Fundamentos, Contextos e Métodos Pedagógicos | -- | Sim |
2019/2020 | 2º | Ritual e Performance | -- | Sim |
2019/2020 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2019/2020 | 1º | Tese em Antropologia | -- | Sim |
2019/2020 | 1º | Tese em Antropologia I | -- | Sim |
2019/2020 | 1º | Tese em Antropologia III | -- | Sim |
2019/2020 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2018/2019 | 2º | Seminário: Indústrias e Performances Culturais | -- | Sim |
2018/2019 | 2º | Produção de Etnografia Visual | -- | Sim |
2018/2019 | 2º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2018/2019 | 2º | Ritual e Performance | Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia; | Sim |
2018/2019 | 2º | Aspetos da Cultura Portuguesa [para Mentes Curiosas] | -- | Não |
2018/2019 | 1º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2018/2019 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 2º | Seminário: Indústrias e Performances Culturais | -- | Sim |
2016/2017 | 2º | Terrenos e Prática Antropológica | Mestrado em Antropologia (UTAD); | Sim |
2016/2017 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Ritual e Performance | -- | Sim |
2016/2017 | 1º | Práticas de Trabalho Universitário | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2016/2017 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; | Sim |
2015/2016 | 2º | Seminário: Indústrias e Performances Culturais | -- | Sim |
2015/2016 | 2º | Ritual e Performance | Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia; | Sim |
2015/2016 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2015/2016 | 1º | Multiculturalidade | -- | Não |
2015/2016 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2015/2016 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 2º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2014/2015 | 2º | Ritual e Performance | -- | Sim |
2014/2015 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 1º | Seminário: Migrações Contemporâneas | -- | Sim |
2014/2015 | 1º | Produção de Etnografia Visual | -- | Sim |
2014/2015 | 1º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2014/2015 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 2º | Imagem e Pesquisa em Estudos de Campo | -- | Sim |
2013/2014 | 2º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2013/2014 | 2º | Documentário Etnográfico Interactivo | Seminário de Especialização em Documentário Etnográfico Interactivo; | Não |
2013/2014 | 2º | Ritual e Performance | -- | Sim |
2013/2014 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 1º | Produção de Etnografia Visual | -- | Sim |
2013/2014 | 1º | Laboratório em Culturas Visuais Digitais | -- | Sim |
2013/2014 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2013/2014 | 1º | Antropologia e Imagem | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (5)
Em curso (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Patrícia Martins | Pluralismo epistêmico e territórios afro-diaspóricos: desafios presentes para a política de patrimônio cultural imaterial entre Brasil, Portugal e Cabo Verde | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Laura Pronsato | Paisagens poéticas da Cultura Popular: festividades de bois da Zona da Mata Mineira/Brasil | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (3)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Izabela Tamaso | DECOLONIZANDO OS PATRIMÔNIOS EM LISBOA – REGIÃO DE BELÉM E ALÉM | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Carolina Camargo de Abreu | A invenção do ritual: xamanismos macumbados | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Luciana Hartmann | Crianças protagonistas: performances narrativas de pequenos imigrantes | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Teses de Doutoramento (15)
Em curso (8)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
André Castro Soares | Semba enquanto património imaterial: políticas, imagens e sonoridades da cultura em Angola | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Douglas Santos da Silva | Mouros e Moir - Repressentações do Islão na Goa Contemporânea | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Ana Rita Ferreira Santos | DomoCrash: Construções simbióticas do corpo entre o exoesqueleto e ecdise | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Tathiane Mattos Batista | Lisboa das Yabás: a transnacionalização de suas performances | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Paula Barreto Dória Amado | Corpos dançantes, transe e fronteiras: fluxos transacionais da dança Kalbelia | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Tomás Pereira Botelho | Mobilidade Subersiva: Skatebording e negociação do Espaço Urbano | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Nayara Leonor Bonfim Pinto Homem | Gule Wankulu. Análise da construção do humor nas personagens da grande dança-oração Chewa | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Tomás Pereira Botelho | Riding Subversion: Skaters, Authority and the Symbolic Construction of Cities | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (7)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Mariela Felisbino Silveira | “Nós somos Ilhéus, juntos somos mais fortes”: Fluxos da construção de identidade e comunidade na Ilha da Culatra – Faro, Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2022 |
Mariela Felisbino da Silveira | Nós somos Ilhéus, juntos somos mais fortes: Fluxos da construção de identidade e comunidade na Ilha da Culatra Faro, Portugal. | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2022 |
Emiliano Ferreira Dantas | A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: leveleve e a ferida colonial em São Tomé | ISCTE-IUL | 2017 | 2021 | |
Isabel Maria Gonçalves Bezelga | As Manifestações da Teatralidade Popular: as Brincas de Évora | Português | ISCTE-IUL | -- | 2012 |
Ricardo de Seiça Alves Salgado | A política do jogo dramático. CITAC: estudo de caso de um grupo de teatro universitário | Português | ISCTE-IUL | 2006 | 2012 |
Isabel Maria Gonçalves Bezelga | As Expressões Artísticas e a Diversidade Cultural | Inglês | ISCTE-IUL | 2006 | 2006 |
Ricardo Seiça Salgado | O Outro e a Descoberta de Si Próprio: Métodos Performativos da Construção da Pessoa | Inglês | ISCTE-IUL | 2006 | 2006 |
Dissertações de Mestrado (21)
Terminadas (21)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Marina Rainho Pinto | Insurgir com Tita Maravilha: arte e corporeidade política de ser mulher-trans-imigrante | Português | Universidade Nova de Lisboa - FCSH | 2020 | 2023 |
Gustavo Rossi Bonfiglioli | Corpas em trama, trânsito e truque: fricções a(r)tivistas e interseccionais na coletiva A Revolta da Lâmpada | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Júlia Lopes de Carvalho | A voar entre as palavras: poética e performance de narrativas migratórias em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Ana Guerreiro | ACÇÃO TEATRAL ARTIMANHA - ATA OFICINA DE EMOÇÕES | Português | Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa | 2018 | 2020 |
Douglas Santos da Silva | Sob o véu de Floripes, sobre o tecido social: A construção do self através do ritual de iniciação | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Elisa Maria Martins Alves | Os cardadores de Vale de Ílhavo | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Rita Soares Baptista de Andrade | Um novo olhar sobre a Baixa Pombalina: turismo e residencialidade | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Silvia do Carmo Marcelo Lezico | Arte Pastoril - Alfabeto Gráfico | Português | Universidade de Évora Escola de Artes | 2015 | 2015 |
Mariana Santos Martins Gonçalves | Identidades em Performance: Para a memória de uma cinematografia queer da produtora portuguesa Cineground (1975-78) | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2015 |
Gustavo Cordeiro Nogueira | Do cotidiano “antimanicomial” à reconstrução performática da eficácia terapêutica. Etnografia dos novos territórios instituídos da cura | Inglês | ISCTE-IUL | 2014 | 2014 |
Gustavo Cordeiro Nogueira | Topofilia Antimanicomial: Poética do Espaço e Agitação Cinética na Reforma Psiquiátrica Italiana | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Rui Mourão | Representações de contra-poder: performances artivistas no espaço público português | Inglês | ISCTE-IUL | 2013 | 2013 |
Rui Miguel Raposo Mourão | Representações de Contra-poder. Performances Artivistas no Espaço Público Português | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Raquel Maria Mendes Pereira | Música e Narrativas da Multiculturalidade numa Orquestra de "Todos" | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Raquel Medes Pereira | Intervenção Artística, Música e Migração na Orquestra TODOS | Inglês | ISCTE-IUL | 2011 | 2011 |
Paulo Santos | A Imagem do Turismo em Óbidos | Inglês | ISCTE-IUL | 2011 | 2011 |
Paulo Alexandre Marques dos Santos | ISCTE-IUL | 2011 | 2011 | ||
Alexandre Costa | A Criação da Categoria Imigrantes em Portugal na Revista Visão - Jornalistas entre Estereótipos e Audiências | Inglês | ISCTE-IUL | 2009 | 2009 |
Patricia Azevedo Silva | PARA LÁ DO PREJUÍZO Análise das narrativas de identidade e reconstrução de subjectividades em mulheres brasileiras na área metropolitana de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2008 | 2008 |
Paula Christofoletti Togni | Representações sociais de género sobre imigrantes brasileiros em Portugal (título provisório) | Inglês | ISCTE-IUL | 2006 | 2006 |
Mariana Santos Martins Gonçalves | Identidades em Performance: uma análise da cinematografia queer da produtira CineGround nos anos 1970 em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2012 |