Ciência-IUL    Autores    Paulo Marques    Currículo
Resumo CV

Paulo Marques é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-IUL.

A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'.

Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego.

A sua tese de doutoramento venceu dois prémios científicos: o Prémio António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e o Prémio Manuel Lopes, atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

A sua dissertação de mestrado venceu dois prémios: Prémio Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e o Prémio Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE.

Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho.

Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review e a Comparative European Politics.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento PhD in Economics 2015
London School of Economics
Diploma de Estudos Avançados Visiting Research Student 2012
ISCTE-IUL
Pós-graduação Post Graduation in Data Analysis for the Social Sciences 2011
ISCTE-IUL
Mestrado Master in Economics and Public Policies 2010
Áreas de Investigação
Economia Política Comparada
Segmentação do mercado de trabalho
Políticas públicas de emprego