Entrevista
-
Expresso
Podcast semanal em que são abordadas as mais diversas temáticas relacionadas com o Imobiliário, um sector fundamental para a economia nacional.
Neste episódio do podcast Expresso Imobiliário, Paulo Tormenta Pinto, arquiteto, professor catedrático e diretor do Dinâmia'Cet - ISCTE (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território), passa em revista algumas das medidas do Mais Habitação. Este quarto episódio foi conduzido por Maribela Freitas e teve sonoplastia de João Martins e João Ribeiro. A falta de habitação, os baixos salários que não permitem pagar o valor pedido pelas casas, são problemas sociais que urge resolver. As medidas estão apresentadas e Paulo Tormenta Pinto questiona-se como serão concretizadas e o impacto que terão num sector pujante como é o do imobiliário e no território.
Podcast
-
Antena 1
90 segundos de ciência: Grandes Trabalhos, Operações Arquitetónicas e Urbanísticas depois da Expo-98
Paulo Tormenta Pinto, Professor do ISCTE e Diretor do Dinamia CET, que está a desenvolver um projeto de investigação que tem o título "Grandes Trabalhos, Operações Arquitetónicas e Urbanísticas depois da Expo-98", que pretende percecionar a influência deste evento nas políticas urbanas e arquitetónicas nas décadas que se seguiram.
Entrevista
-
TSF
Programa sobre a exposição ‘Habitar Lisboa’. Marta Sequeira (curadora, docente do Iscte e investigadora do DinâmiaCET-Iscte), Inês Lobo e Paulo Tormenta Pinto (respetivamente docente do Iscte e Diretor do DínâmiaCET-Iscte) foram os convidados de Manuel Vílasboas neste episódio, onde se debateram as políticas de habitação nos últimos 50 anos e o papel da arquitetura e dos arquitetos neste contexto.
Notícia
-
O Novo Semanário
A Câmara Municipal de Lisboa promove, em parceria com o Centro Cultural de Belém, a estreia do documentário intitulado Processo EX SAAL, seguido de debate, que terá lugar no dia 18 de janeiro, às 18h30, no Pequeno Auditório do CCB.
A abertura da sessão conta com a presença da vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, e dos arquitetos Paulo Tormenta Pinto (Iscte) e Alexandra Paio (Iscte).
Notícia
-
Público
Com pressa de construir, cidades arriscam-se a desordem urbanística
Novo livro alerta para a troca do pensamento estruturado por um "pragmatismo burocrático".
Notícia
-
Sapo
Pressa para construir mais habitação está a mudar o urbanismo
Da análise, por investigadores, das transformações arquitetónicas e urbanísticas ocorridas em Portugal durante os anos que antecederam a Expo’98 e as duas décadas seguintes resultou o livro “Os Grandes Trabalhos e o Desejo da Cidade de Exceção”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, coordenado por Paulo Tormenta Pinto, professor de Arquitetura e Urbanismo, e por Ana Brandão, investigadora sobre cidades e territórios, ambos do ISCTE.
Notícia
-
Antena 1
Panorama urbanístico das cidades
O panorama urbanístico das cidades está de novo a mudar, e desta vez não é para melhor. A urgência em construir habitação, e os prazos apertados para investir o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência, estão a deixar para trás a qualidade e o equilíbrio entre o edificado e o espaço público.
Declarações de Paulo Tormenta Pinto, professor de arquitetura e urbanismo do Iscte.
Notícia
-
SIC Notícias
Livro "Os Grandes Trabalhos e o desejo da cidade de exceção"
O livro "Os grandes trabalhos e o desejo da cidade de exceção" tem como editores Paulo Tormenta Pinto e Ana Brandão, edição da Circo de ideias. Publicado este ano conta com o contributo de diversos investigadores e passa em revista 20 anos de transformação urbana e arquitetónica.
Declarações de Paulo Tormenta Pinto, arquiteto.