Opinião
-
Negócios
Não parece que o ESG esteja a morrer, mas parece que está a haver uma maior ponderação e necessidade de análise em termos de consequências a longo prazo para os “stakeholders”-chave, antes de se aprovarem muitas iniciativas que se rotuleam de ESG.
Opinião
-
Negócios
O ESG e as decisões das empresas
O caminho na direção do ESG ("Environment, Social and Governance") não é simples nem fácil, e está sujeito a erros.
Opinião
-
Negócios
Médio Oriente: baralhar e voltar a negociar
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi humilhado ao ter permitido esta ação do Hamas.
Opinião
-
Negócios
Queixas em relação à celeridade da Justiça?!?
É verdade que a Justiça não é célere. Infelizmente, a generalidade dos processos arrasta-se por muito tempo, e cidadãos e empresas são penalizados por isso.
Opinião
-
Negócios
Um mundo onde as pessoas têm de ter sempre opinão?
"Parece que se forçam atualmente as pessoas a terem de ter uma posição sobre todos estes temas mais relevantes, em que essa posição tem de ser "ou preta ou branca"." Opinião de Pedro Fontes Falcão.
Opinião
-
Negócios
Quanto mais estudo, ensino e escrevo sobre “corporate governance”, mais me apercebo que é realmente um tema-chave nas empresas, embora, por vezes não, seja ainda muito valorizada.
Opinião
-
Negócios
Estive em Londres há um ano a visitar a Farfetch e admito que não estava claro para mim a sustentabilidade do negócio. E a resposta é provavelmente que não é sustentável, pois as marcas tentarão cada vez mais fazer vendas diretas ao cliente pelo digital, deixando a Farfetch de criar muito valor acrescentado.
Opinião
-
Negócios
Empresas portuguesas a mostrar pujança
Num mercado cada vez mais global, a dimensão é um aspeto relevante para competir, prejudicando as empresas que se focam essencialmente no mercado.
Análise
-
RTP
Sociedade Civil - Negociação
"Sociedade Civil" sobre a negociação, com a participação dos convidados: Pedro Fontes Falcão, gestor e diretor do Executive MBA do Iscte, Renata Valenti, advogada, sócia do escritório de advogados PLMJ, Francisco Fonseca, subintendente da PSP, adjunto comandante do GOE e Joana Duarte Arsénio, psicóloga clínica.
Opinião
-
Negócios
A vantagem da partilha ilegal de palavras-passe?
Atualmente, a Netflix tem combatido agressivamente a partilha de palavras-passe que permitam acessos grátis a conteúdo.
Opinião
-
Negócios
Num mercado em crescimento forte, a partilha ilegal de acessos permitiu que muitas pessoas “não pagantes” começassem a ver conteúdos da Netflix que, provavelmente, não pagariam inicialmente para ver. Isso permitiu trazer muitas pessoas para o streaming, fidelizar muitas pessoas à Netflix e, por outro lado, diminuir a probabilidade de se fidelizarem às suas concorrentes pois já tinham acesso à Netflix.
Opinião
-
Jornal Económico
Boa governança: Dois a mandar é bom?
Esta estrutura de liderança partilhada pode, eventualmente, permitir uma capacidade de tomada de decisão mais eficiente.
Opinião
-
Negócios
A literacia financeira e o grupo RTP
No contexto de serviço público, não fará sentido dar maior cobertura ao tema, numa perspetiva de “alertar” as pessoas e dar alguma contribuição para a gestão financeira do dia-a-dia de muitos portugueses, principalmente aos grupos que mais precisam?
Opinião
-
Negócios
As acreditações e o impacto social e ambiental de uma empresa
Não há nenhuma empresa portuguesa de muito grande dimensão na lista e são poucas as que estão em setores com potencial de uma maior pegada ambiental.
Opinião
-
Human Resources | HR Portugal
A decisão de contratar alguém deve ser bem ponderada, pelo impacto que tem na empresa. Contudo, a decisão de não o fazer também deve ser bem ponderada. Pelo que, torna-se fundamental fazer a conta simples de uma análise custo-benefício para tomar essa decisão. Leia o artigo de Pedro Fontes Falcão, co-director do Executive MBA, do Iscte Executive Education
Pedro Fontes Falcão, Iscte Executive Education: Porque não se contratam mais pessoas?
Entrevista
-
Eco
Dulce Mota e Pedro Fontes Falcão, diretores do Executive MBA do Iscte Executive Education, respondem às dúvidas mais frequentes sobre esta formação.
Investir num Executive MBA pode ser um passo de extrema importância.
Opinião
-
Negócios
Positiva Mente
Para além de organizações sem fins lucrativos, também destaquei várias empresas que contribuem muito para o nosso país.