| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Inteligência Artificial para a Robótica | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Inteligência Artificial para Personagens Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Inteligência Artificial para a Robótica | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Inteligência Artificial para Personagens Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Animação e Controlo de Personagens Virtuais | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Realidade Mista e Aplicações | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Animação e Controlo de Personagens Virtuais | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Animação por Computador | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Programação 3D | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Realidade Mista e Aplicações | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Animação e Controlo de Personagens Virtuais | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Animação por Computador | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Programação 3D | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Programação e Geração de Mundos Virtuais | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Interacção Pessoa-Máquina | Licenciatura em Engenharia Informática; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Realidade Mista e Aplicações | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Visualização e Interação Pessoa-Máquina | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Informática de Gestão | Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Programação 3D | -- | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (2)
Em curso (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Carolina Gonçalves Correia | Avaliação da exposição diária dos passageiros aos poluentes atmosféricos relacionados com o tráfego | Inglês | Em curso | Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico | 2021 |
| Francisco Marques | Socially-Aware Robot Navigation | Inglês | Em curso | Universidade Nova de Lisboa | 2020 |
Dissertações de Mestrado (38)
Em curso (10)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| João Pedro dos Santos Florindo de Almeida Lemos | Utilização de Bandits com osciladores de Kuromoto para seleção sequencial de parceiros em interações sociais rítmicas | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Mariana Coutinho Guerreiro | SAGE: Uma ferramenta intuitiva para o design de Gramáticas de Formas | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Gonçalo Miguel Inácio do Amaral Botelho | Sistema Baseado em Visão para Guiar o Processo de Furação na Produção de Rolhas de Cortiça | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| João Augusto Serôdio Wu Brandão | Procura robótica de fontes através de aprendizagem por reforço com motivação intrínseca | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Rodrigo Silva Soares Carvalho Pereira | Modelação de Atenção Visual para Personagens Virtuais com Atenção Top-Down Guiada por LLM | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Vicente Malhão Chã | Interceção dinâmica de objetos a partir de um braço robótico | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Miguel Alexandre Machado Monteiro | Desenvolvimento de um Serious Game e Dashboard Analítico para apoio à avaliação em Recursos Humanos | Em curso | Iscte | 2025 | |
| André Filipe Agostinho dos Santos | Desenvolvimento de um treinador para jogos genéricos | Em curso | Iscte | 2024 | |
| João Maria Jerónimo Martins Franco | Jogos Sérios para Avaliação de Recursos Humanos | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Daniel Filipe Ferreira Vaz | Jogos sérios como ferramentas de recrutamento e seleção em recursos humanos | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (28)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Daniel Pesqueira Morgado | Melhorar a experiência do jogador em jogos focados em negociação com LLMs e comunicação não verbal | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Diogo Correia Gil | Aprimorando os jogos multijogadores por meio da seleção de temas visuais por jogador | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Nuno Filipe Rodrigues Monteiro da Silva | Uma Abordagem Multimédia da História da Escravatura em Lisboa | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Pedro Alexandre Gonçalves Valverde | Uma abordagem para melhorar os sistemas de dicas em videojogos: equilibrando dicas acionadas pelo jogador e acionadas pelo jogo | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Inês Nunes do Carmo | Uma ferramenta para aumentar a motivação das crianças para a leitura com cruzamentos de histórias gerados por LLMs | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Quaresma Gomes Costa | Um jogo sério para aumentar o conhecimento das crianças sobre o papel vital dos tubarões nos ecossistemas marinhos | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Francisco Sousa Nunes | Monitorização da qualidade do ar em bicicletas utilizando sensores de baixo custo | Inglês | Iscte | 2023 | 2024 |
| André José Apura de Freitas | Aplicação de Representações Gráficas de Videojogos para Amplificação de Copresença em Visitas a Casas Virtuais | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Tiago Manuel Barreto Relvas | Um jogo sério para aumentar a consciencialização sobre a poluição do ar em crianças | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| João Pedro da Silva Fernandes | Uma experiência joguificada para crianças em realidade aumentada para interação tangível com dados de poluição do ar | Português | Iscte | 2018 | 2021 |
| Sofia Pérsio de Eugénio Esteves | Análise de diagramas de olho e previsão da taxa de erros binários recorrendo a rede neuronal convolucional em ligações óticas PAM4 de centro de dados limitadas por crosstalk entre núcleos | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Marco Martins Rodrigues | Deteção da divisão da atenção de jogadores enquanto jogam | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| André Filipe Gonçalves Silva | Dicas para Dicas - Uma Abordagem Metódica para Melhores Sistemas de Dicas | Inglês | Iscte | 2020 | 2021 |
| Duarte Vaz Correia Vital | Ferramenta interativa de mapeamento de poluição do ar para peritos | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Rodrigo de Matos Pires Tavares de Almeida | Geração de Terrenos 3D utilizando Redes Neuronais | Inglês | Iscte | 2018 | 2020 |
| Mariana de Almeida Barros | Rede de sensores para medida de poluição ambiental usando metodologias open-source/open-hardware | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Bruno Miguel Nunes Teles | City On Stats - Visualização Imersiva de Dados Recolhidos por Rede de Sensores Móveis | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Carolina do Carmo Lages Gonçalves | Identificação Automática de Plantas Invasoras em Imagens Aéreas | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| David Pereira da Silva | Classificação de idade e género - Um Sistema Proposto | Inglês | Iscte | 2018 | 2019 |
| João Diogo Gameiro Medeiros | Extracção de Profundidade em Imagens Holoscópicas 3D | Inglês | Iscte | 2018 | 2018 |
| Ana Rita Ruivo dos Santos | Gerador Automático de Cenários para Jogos Genéricos | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| João Paulo Cordeiro Andrade | Controlador de ruído induzido por movimento para navegação robótica em contexto social | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Vítor Manuel Januário Lopes Pêgas | Estrutura para histórias ramificadas e matchmaking em jogos multijogador | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| João Macedo Martins Eiras Antunes | Gaze-directed Gameplay in First Person Computer Games | Inglês | Iscte | 2015 | 2017 |
| Jorge Miguel Pereira de Sousa Calado | A Unity-Based Framework for Sound Transmission and Perception in Video Games | Inglês | Iscte | 2014 | 2017 |
| André Filipe Gomes da Silva | Deteção e Seguimento de Trilhos em Ambientes Florestais com Recurso a um Sistema de Visão Monocular | Português | Iscte | 2014 | 2017 |
| Vítor José Matias Amaral | Detecção de Obstáculos em Passagens de Nível. | Português | Iscte | 2013 | 2015 |
| Filipe Miguel Simões Baptista | "MotionDesigner: a tool for creating interactive performances using RGB-D cameras" | Inglês | Iscte | 2014 | 2015 |
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