A Investigação e o Ensino da Ação Humanitária em Universidades de Países de Língua Portuguesa
O objetivo é o de consolidar o trabalho conjunto entre universidades da Comunidade de Países de Língua Portuguesa no âmbito da investigação e ensino na área da Ação Humanitária. Pretende-se ainda reforçar o conhecimento sobre a cooperação entre África e a União Europeia nesta área, articulando os trabalhos do seminário com os desenvolvimentos no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, incluindo o impacto do COVID-19 na resposta humanitária.
Informação do Projeto
2021-06-01
2022-07-31
Parceiros do Projeto
Acção Humanitária: Mudanças Climáticas e Deslocamentos
HumAct é um projeto de 3 anos financiado pelo Programa Erasmus+ Capacity Building para o Ensino Superior e é coordenado pelo ISCTE –Instituto Universitário de Lisboa., tendo como parceiros: a Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas, Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago, de Cabo Verde e a Universidade Pedagógica, Universidade de Pungué e Universidade de Rovuma, de Moçambique.
O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade das instituições de ensino superior na área da Ação Humanitária (AH) em relação a mudanças climáticas e deslocamentos nos países parceiros, especificamente em Cabo Verde e Moçambique, em colaboração com instituições dos países do programa, como Grécia e Portugal.
Os objetivos específicos são:
• Aumentar a resposta do ensino superior no que diz respeito a conteúdos relevantes pra a AH
• Promover a investigação de docentes e alunos relativamente a AH
• Desenvolver as estratégias pedagógicas dos docentes
• Fortalecer o envolvimento das comunidades
Informação do Projeto
2021-01-15
2024-06-14
Parceiros do Projeto
- IRU-Iscte - Líder
- CIES-Iscte
- BRU-Iscte
- Universidade Pedagógica de Maputo - (Moçambique)
- Universidade Pungué - (Moçambique)
- Universidade de Rovuma - (Moçambique)
- UNI-CV - (Cabo Verde)
- Universidade de Santiago - (Cabo Verde)
- National and Kapodistrian National of Athens - (Grécia)
Innovation in Humanitarian Response
O projeto InovHumRe é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ KA203 Parcerias Estratégicas para o Ensino Superior que visa melhorar a qualidade e eficácia das instituições de ensino superior, melhorando a ensino dos estudantes e profissionais de Ação Humanitária, através da implementação, nos cursos de ciências sociais de segundo ciclo, de uma unidade curricular de avaliação de ação humanitária.
Tal unidade curricular será baseada em abordagens metodológicas inovadoras – avaliação participativa em Ação Humanitária e contará com o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem que incorporem as contribuições das IES parceiras e das ONG diretamente envolvidas na resposta humanitária.
O projeto InovHumRe, tem a duração de 30 meses (31/12/2020 – 29/06/2023), é coordenado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e tem como parceiros as seguintes instituições:
– Instituto Marquês de Valle Flôr, Portugal
– Hacettepe University, Turquia
– Sened Dernegi, Turquia
– Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği (SHUDER), Turquia
– Fundacíon Magtel, Espanha
– Universidade Nacional de Ensino a Distância, Espanha
– Fundação Getúlio Vargas, Brasil
– Icesi University, Colômbia
Informação do Projeto
2020-12-31
2023-06-29
Parceiros do Projeto
- IRU-Iscte - Líder
- CIES-Iscte
- Instituto Marquês de Valle Flôr - (Portugal)
- UNED - (Espanha)
- Fundacíon Magtel - (Espanha)
- Hacettepe University - (Turquia)
- Sened Dernegi - (Turquia)
- SHUDER - (Turquia)
- FGV - (Brasil)
- Universidade Icesi - (Colômbia)
O princípio da «apropriação» em políticas de desenvolvimento no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) - A ligação entre Cultura e Desenvolvimento (II Fase)
O actual paradigma de desenvolvimento sugere a existência de amplo acordo internacional sobre um conjunto de princípios que promovem a eficácia da ajuda ao desenvolvimento. No entanto, em termos concretos, a implementação desses princípios revela-se muitas vezes deficiente, com consequências para os objectivos das políticas quer dos países doadores, quer dos países menos desenvolvidos. A ideia de “apropriação” é um desses princípios que levantam questões de âmbito politico-normativo e de âmbito técnico. Partindo de uma perspectiva crítica que contribua para o debate internacional em torno destas questões, este projecto pretende desenvolver um modelo analítico, ancorado em teorias de políticas públicas, que permita por um lado perceber que factores potenciam ou limitam a “apropriação”, e por outro, sugerir formas de melhorar os mecanismos de decisão em causa. Adicionalmente, a sua componente prática acrescentará conhecimento aprofundado sobre a realidade, até agora pouco estudada de forma sistemática, da ajuda para o desenvolvimento aos PALOP.
Informação do Projeto
2010-01-01
2015-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria
A queda dos regimes comunistas na URSS e na Europa central e do leste e o final da Guerra-Fria marcaram o início de um período de profundas transformações na ordem internacional. Num contexto de acentuada incerteza e indefinição, muitos países têm vindo a reequacionar orientações estratégicas, a rever políticas de defesa e a reestruturar as organizações militares. Face a uma clara ausência de informação empírica relativa ao caso português, este projecto tem como objectivo uma descrição e compreensão globais das transformações ocorridas no seio das Forças Armadas Portuguesas e na sua relação com a sociedade durante a última década e meia.
Informação do Projeto
2007-09-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder