INOVHumRe
Innovation in Humanitarian Response
Descrição

O projeto InovHumRe é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+  KA203  Parcerias Estratégicas para o Ensino Superior que visa melhorar a qualidade e eficácia das instituições de ensino superior, melhorando a ensino dos estudantes e profissionais de Ação Humanitária, através da implementação, nos cursos de ciências sociais de segundo ciclo, de uma unidade curricular de avaliação de ação humanitária.

Tal unidade curricular será baseada em abordagens metodológicas inovadoras – avaliação participativa em Ação Humanitária e contará com o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem que incorporem as contribuições das IES parceiras e das ONG diretamente envolvidas na resposta humanitária.

O projeto InovHumRe, tem a duração de 30 meses (31/12/2020 – 29/06/2023), é coordenado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e tem como parceiros as seguintes instituições:

– Instituto Marquês de Valle Flôr, Portugal

– Hacettepe University, Turquia

– Sened Dernegi, Turquia

– Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği (SHUDER), Turquia

– Fundacíon Magtel, Espanha

 Universidade Nacional de Ensino a Distância, Espanha

– Fundação Getúlio Vargas, Brasil

– Icesi University, Colômbia

Desafio

A Europa é o maior fornecedor mundial de ajuda ao desenvolvimento e ação humanitária (AH) e está agora também a acolher um grande número de refugiados. A oferta de formação existente sobre AH a nível europeu e internacional tem um enfoque insuficiente na análise fundamentada e não é satisfatoriamente fundada em metodologias de ensino, aprendizagem e investigação baseadas na prática no terreno.

Objetivos

  1. Melhorar a qualidade e a relevância do ensino na área da avaliação participativa nas Instituições de Ensino Superior europeias, especificamente em programas de integração de refugiados
  2. Inovar nas metodologias de ensino em Ação Humanitária, desenvolvimento de novos instrumentos e ferramentas a nível pedagógico e substantivo, que possam ser replicadas em diferentes contextos
  3. Fazer corresponder as competências com as necessidades de formação a nível profissional, contribuindo para um trabalho de Ação Humanitária mais eficaz no terreno

Estratégia

Para alcançar os seus objetivos, o projeto começará por uma identificação das melhores práticas na avaliação da Ação Humanitária e uma atualização das necessidades em metodologias de avaliação, em estreita colaboração entre IES e ONGs. Esta fase resultará numa análise abrangente no que respeita à avaliação participativa (relatório de prospeção – Outlook report).

Numa segunda fase, o projeto definirá a estrutura, conteúdo e metodologia da unidade curricular e dos seus módulos, com base no relatório de prospeção. O objetivo nesta fase é desenvolver o Syllabus da unidade curricular.

O projeto centrar-se-á também no desenvolvimento de todas as ferramentas de e-learning, concebidas para reforçar as capacidades do ensino à distância na área da ajuda humanitária.

A unidade curricular será testada num curso piloto que durará um semestre, a acontecer durante o tempo de vida do projeto. O curso piloto incluirá também um Programa de Estudo Intensivo, no qual professores e estudantes serão expostos às metodologias que serão ensinadas nas instituições que trabalham com refugiados sírios na Turquia.

Finalmente, o projeto desenvolverá um Manual de metodologias de avaliação para AH, que será um guia prático sobre como planear e conduzir a avaliação participativa em AH.

No final do projeto, estudantes e ONGs poderão incorporar a avaliação no seu trabalho como uma parte significativa da programação e gestão do conhecimento.

Abordagem

Atividades

  • Identificação e recolha de boas práticas na área da avaliação participativa em Ação Humanitária, por parte dos parceiros envolvidos no projeto, para a realização do relatório de prospeção (Outlook report).
  • Realização de uma formação de curta duração dirigida aos parceiros do projeto com o objetivo de promover a troca de ideias e a partilha de conhecimentos para a consolidação do Syllabus (unidade curricular).
  • Desenvolvimento de três Eventos Multiplicadores em Portugal, Espanha e Turquia para a disseminação das ferramentas de e-learning. Estes eventos serão dirigidos a potenciais utilizadores nomeadamente ONG e IES.
  • Realização de dois Programas de Estudos Intensivos, a serem realizados no âmbito da fase piloto da implementação do Syllabus, direcionado para estudantes, professores e profissionais que trabalham na área da ação humanitária.
  • Ao longo do projeto serão levadas a cabo quatro reuniões transnacionais de gestão de projeto (online e presencias). Paralelamente e sempre que necessário, serão promovidas reuniões virtuais entre os parceiros.
  • Reflexão e preparação do Manual sobre metodologia de avaliação em ação humanitária, que condensará todas as aprendizagens obtidas durante o projeto, a descrição completa da unidade curricular e os métodos e técnicas de ensino. No final do projeto será realizada uma Conferência Final em Portugal para apresentação do Manual e partilha de resultados.
Impacto Investigação Académica

Resultados previstos

1. Sistematização exaustiva das necessidades e abordagens de avaliação participativa existentes aplicadas à Ação Humanitária, em particular, no que diz respeito à capacidade de resposta em situações de emergência e à integração de refugiados

2. Contribuir de uma forma inovadora para o ensino em AH, através de:

  • Adaptação do ensino/ferramentas de ensino na área da avaliação participativa
  • Adaptação para a transição digital, reforçando as capacidades para o ensino à distância, essencial para os profissionais ativos em contextos humanitários;
  • Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 trabalhadores de ONG para desenvolver e implementar métodos e sistemas de avaliação no domínio do ensino de AH;
  • Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 trabalhadores de ONG no ensino à distância.

3. Melhorar o trabalho estratégico conjunto entre as IES e entre as IES e as ONG

4. Aumentar a sensibilização e alcançar os stakeholders na Europa através dos eventos de disseminação

Impactos Diretos:

  • Instituições de Ensino Superior, que terão uma unidade curricular inovadora e irão reforçar a sua relação com as ONG;
  • Estudantes, que irão beneficiar de uma metodologia inovadora e de um Programa de Estudo Intensivo;
  • Professores, que irão desenvolver e disponibilizar uma unidade curricular inovadora, reforçando as suas capacidades de ensino através da aplicação de metodologias inovadoras

 

Impacto Social e Económico

Diretos:

  • ONG, que irão contribuir para os resultados do projeto e beneficiar de colaboradores com competências profissionais melhoradas.

Indiretos: Migrantes, refugiados e outros beneficiários de AH que terão o apoio de pessoal mais qualificado

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
IRU-Iscte -- Líder 2022-04-12 2022-04-12
CIES-Iscte -- Parceiro 2022-04-12 2022-04-12
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Instituto Marquês de Valle Flôr, (Instituto Marquês de Valle Flôr) Portugal Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Universidade Nacional de Ensino a Distância (UNED) Espanha Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Fundacíon Magtel (Fundacíon Magtel) Espanha Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Universidade Hacettepe (Hacettepe University) Turquia Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Sened Dernegi (Sened Dernegi) Turquia Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Sosyal Hizmet (SHUDER) Turquia Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Universidade Icesi (Universidade Icesi) Colômbia Parceiro 2020-12-31 2023-06-29
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Paulo Pedroso Professor Associado Convidado (DCPPP); Investigador Associado (CIES-Iscte); Coordenador Global 2020-12-31 2023-06-29
Annelien Groten Investigadora Integrada (CEI-Iscte); Investigadora 2020-12-31 2023-06-29
Joana Fonseca França Azevedo Professora Associada (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2020-12-31 2023-06-29
Jorge Manuel Leitão Ferreira Professor Associado (com Agregação) (DCPPP); Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2020-12-31 2023-06-29
Raquel Freitas Investigadora Associada (CIES-Iscte); Investigadora 2020-12-31 2023-06-29
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
2020-1-PT01-KA203-078796 -- Contrato Comissão Europeia - Erasmus + - Portugal 295,525,00 65394,00 2020-12-31 2023-06-29
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto
Tipo de ficheiro Descrição Tamanho Ficheiro
Deliverables InovHumRe_Leaflet.pdf 2294 KB

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Innovation in Humanitarian Response
2020-12-31
2023-06-29