Ciência-IUL    Autores    Reinhard Friedrich Wilhelm Naumann    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Provision of Scheduled and on-request services - network of Eurofound correspondents - Portugal
Correspondente nacional (Portugal) para os observatórios de relações industriais, condições de trabalho e reestruturação das empresas.
Informação do Projeto
2018-03-01
2022-02-28
Parceiros do Projeto
Information Reporting Services: quality of work and employment, industrial relations and restructuring and management of changes - Portugal
O DINÂMIA'CET e o Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS) constituíram um consórcio que presta serviços nos Observatórios Europeus da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOND), nomeadamente o Observatório Europeu das Relações Industriais (EIRO ) e o Observatório Europeu das Condições de Trabalho (EWCO). O EIRO e o EWCO são apoiados por uma Rede de Correspondentes Europeus em todos os Estados-Membros da UE e na Noruega. A Eurofound realiza dois inquéritos regulares sobre questões de vida profissional: o European Work Conditions Survey (EWCS) e o European Company Survey (ECS). O EWCO concentra-se na área "Condições de trabalho e trabalho sustentável" e EIRO sobre "Relações Industriais". A CESIS é líder do consórcio e entrega produtos em ambas as áreas, a DINAMIA'CET contribui para os estudos comparativos da EIRO em "Relações Industriais", a saber: Dados e informações sobre dimensões-chave e indicadores relevantes para as relações industriais, Dados e informações sobre remuneração e tempo de trabalho, estudos sobre a representatividade das organizações sectoriais de parceiros sociais (mandatados pela Comissão Europeia) O DINAMIA'CET fornece dados e informações para o "Banco de dados sobre salários, tempo de trabalho e disputas coletivas" da EUROFOUND e "Base de dados sobre negociação salarial coletiva".
Informação do Projeto
2014-03-01
2018-02-28
Parceiros do Projeto
Observatório Europeu da Vida Profissional
Este serviço inclui a oferta de uma variedade de produtos de informação abrangendo as três áreas de qualidade de trabalho e emprego, relações industriais e reestruturação. Este projeto inclui as seguintes tarefas: informar sobre desenvolvimentos relevantes nas áreas de Relações Industriais e Qualidade de Trabalho e Emprego através de atualizações de informações; Registos de reestruturação do ERM; Relatórios de dados da pesquisa relativos à qualidade do trabalho e do emprego; Inserções para relatórios analíticos comparativos e estudos temáticos; Assessoria em oportunidades de comunicação.
Informação do Projeto
2014-03-01
2018-02-28
Parceiros do Projeto
European Employment Observatory - representante para Portugal
O EEO procura melhorar a base de informação para os formuladores de políticas da Estratégia Europeia de Emprego (EES) e suas partes interessadas. É constituído por uma rede de especialistas nacionais do mercado de trabalho (conhecidos como "especialistas SYSDEM") que exploram uma ampla gama de funcionários (nomeadamente a rede "MISEP" de correspondentes ministeriais nacionais) e fontes de informação não oficiais. A rede deve fornecer indicações básicas nas tendências e políticas nacionais do mercado de trabalho, que posteriormente são padronizadas pelo contratante para os usuários finais. Estes são principalmente a Comissão (nomeadamente para o acompanhamento das políticas de emprego) e todas as partes interessadas relevantes no contexto da EEE (através de publicações e um site).
Informação do Projeto
2010-05-01
2014-04-30
Parceiros do Projeto
EIRO Observatory (2010/2014)
This service includes the provision of a variety of information products covering the three areas of quality of work and employment, industrial relations and restructuring.This project includes the following tasks: reporting on relevant developments in the areas of Industrial Relations and Quality of Work and Employment through information updates; ERM restructuring records; Survey data reports relating to Quality of work and employment; Input to comparative analytical reports and thematic studies; Advice on communication opportunities.
Informação do Projeto
2010-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto