Artigo
-
RTP2
Ricardo Agarez foi o convidado da última edição do "Visita Guiada" da RTP que se que se dedicou à região do Algarve que, nos anos 50 e 60 do séc. XX, foi palco de uma explosão de arquitetura modernista que não aconteceu em mais ponto nenhum do país.
Entrevista
-
RTP
No dia 24 de fevereiro de 2023, Ricardo Costa Agarez participou no programa Rádio Aurora – A Outra Voz, a propósito das cidades e das casas em que vivemos, da sua importância para o nosso bem-estar e segurança e de como podemos melhorar o partido que delas tiramos, através do conhecimento, da reflexão histórica e da ação.
Emitido a partir do Hospital Júlio de Matos em Lisboa e realizado por utentes deste hospital, o Rádio Aurora – A Outra Voz é "um programa onde se interroga o mundo acelerado em que vivemos, as suas loucuras e normalidades, sem moralismos, sem conformismos." (da apresentação em RTP Play)
Primeira parte foi originalmente transmitida a 30 de março de 2023; a segunda parte, originalmente transmitida a 6 de abril de 2023, pode ser acedida aqui: https://www.rtp.pt/play/p4440/e683474/radio-aurora .
Agenda
-
Imprensa Regional
The Modernist Weekend, de 08 a 10 Novembro em Faro
“Faro Identity and Heritage: Challenges and Opportunities” dá o mote para a conferência, que acontece no sábado, pelas 17h45, na Fábrica da Cerveja. Integram o painel, Ricardo Agarez, arquitecto, historiador de arquitectura e investigador no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, com vários livros publicados,
Artigo
-
Público
Das escolas aos tribunais, os edifícios que unem comunidades
Atlas Digital Arquitetura Aqui junta informações sobre todos os tipos de construções comunitárias do país.
Ricardo Costa Agarez.
Notícia
-
Diário de Notícias
Um atlas digital proporcionado por uma nova plataforma pretende valorizar a história da construção e utilização de edifícios públicos do século XX em Portugal e Espanha e incentivar a sua reutilização, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.
A ferramenta "Arquitectura Aqui" - desenhada por investigadores financiados pela União Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - funciona como um atlas interativo que reúne informação histórica e documental, acrescentando-lhe a participação de 95 comunidades ibéricas sobre "centenas de edifícios coletivos", como escolas, centros de saúde, bibliotecas, balneários, mercados ou quartéis de bombeiros.No comunicado, o coordenador da plataforma, Ricardo Agarez, arquiteto e investigador no Iscte, sublinha que existe em Portugal "um grande património edificado", resultante "do esforço coletivo de muitas gerações".
Notícia
-
Lusa
Um atlas digital proporcionado por uma nova plataforma pretende valorizar a história da construção e utilização de edifícios públicos do século XX em Portugal e Espanha e incentivar a sua reutilização, segundo um comunicado divulgado hoje. A ferramenta "Arquitectura Aqui" - desenhada por investigadores financiados pela União Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - funciona como um atlas interativo que reúne informação histórica e documental, acrescentando-lhe a participação de 95 comunidades ibéricas sobre "centenas de edifícios coletivos", como escolas, centros de saúde, bibliotecas, balneários, mercados ou quartéis de bombeiros.
Notícia
-
Imprensa Regional
Um atlas digital proporcionado por uma nova plataforma pretende valorizar a história da construção e utilização de edifícios públicos do século XX em Portugal e Espanha e incentivar a sua reutilização, segundo um comunicado divulgado hoje.
English