A Comunicação Internacional da Gastronomia Portuguesa: O Meio é o Tempero?
A gastronomia tem sido subvalorizada pela investigação científica e, consequentemente, também a sua cobertura mediática (Okumus et al., 2018). Este panorama inclui Portugal, onde a produção académica sobre o tema continua aquém da sua relevância social, cultural e económica. Este estudo tem como objetivo focar-se nan forma como a gastronomia portuguesa tem sido comunicada internacionalmente. Através de uma análise dos meios de comunicação tradicionais com presença digital (jornais internacionais) e dos média sociais (Instagram, YouTube e TikTok), identificaremos que conteúdos são favorecidos em que canais e como se caracterizam os seus atores/comunicadores.
Por fim, procuraremos concluir sobre a eficácia da comunicação da cozinha portuguesa no que diz respeito ao seu impacto internacional nos últimos 20 anos — contribuindo, simultaneamente, para o aprofundamento dos estudos no jornalismo de estilo de vida.
Orientação:
Joana Azevedo (CIES-Iscte)
Folker Hanusch (Universidade de Viena)
Informação do Projeto
2024-10-01
2027-09-30
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