Ricardo Godinho Bilro é Professor Auxiliar com Agregação em Marketing no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Leciona em programas de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Executive Education. Possui um Doutoramento em Gestão, com especialização em Marketing, pelo ISCTE Business School e exerce atualmente o cargo de Diretor do mestrado conjunto Erasmus Mundus em Tourism, Development and Culture (TourDC).
É Professor convidado na University of Glasgow, no Reino Unido, e na University of Malta, no âmbito do programa TourDC, tendo ainda desempenhado funções como Professor Visitante em várias instituições internacionais, nomeadamente na EM Strasbourg Business School, em Estrasburgo, França, na TH Köln, em Colónia, Alemanha, na Laurea University of Applied Sciences, em Helsínquia, Finlândia e na Université Gustave Eiffel, em Paris, França.
Enquanto investigador da Business Research Unit do ISCTE, os seus interesses de investigação centram-se na transformação digital, adoção de tecnologia, engagement do consumidor e marketing de serviços. A sua investigação tem sido publicada em revistas científicas internacionais de referência, incluindo o Journal of Travel Research (ABS 4), o Journal of Business Research (ABS 3), o Psychology and Marketing (ABS 3), o International Journal of Contemporary Hospitality Management (ABS 3) e o Journal of Business and Industrial Marketing (ABS 2), entre outras. Apresenta regularmente os seus trabalhos em conferências científicas internacionais de elevada reputação, tais como a European Marketing Academy Conference, o World Marketing Congress da Academy of Marketing Science, a Global Marketing Conference (GAMMA GFMAC) e a Academy of Marketing Conference. Exerce também funções de membro do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais.
Ricardo tem sido distinguido com vários prémios pelo seu desempenho académico e pedagógico, destacando-se o Prémio de Melhor Professor do programa de pós-graduação em Marketing Digital do ISCTE Executive Education, atribuído em 2022 e 2023, o Prémio de Melhor Artigo no TomiWorld 2017 e o Prémio de Melhor Artigo em Conferência no GAMMA GFMAC 2019.
English