Ciência-IUL    Autores    Ricardo Borges Rodrigues    Ensino e Orientações
Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2021/2022 Comunicação em Educação Escola de Gestão; Sim
2021/2022 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Psicologia das Relações Interculturais; Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2021/2022 Estágio em Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Negociação e Mediação de Conflitos Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Trabalho de Projeto em Psicologia das Relações Interculturais (2020) Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Introdução à Psicologia Social Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2020/2021 Comunicação em Educação Escola de Gestão; Sim
2020/2021 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Psicologia das Relações Interculturais; Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2020/2021 Estágio em Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2020/2021 Negociação e Mediação de Conflitos Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Não
2020/2021 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Não
2020/2021 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Não
2020/2021 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais (2020) Psicologia das Relações Interculturais; Não
2019/2020 Comunicação em Educação Administração Escolar; Sim
2019/2020 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Psicologia das Relações Interculturais; Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Estágio em Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Supervisão Pedagógica Supervisão Pedagógica; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Não
2019/2020 Introdução à Psicologia Social Serviço Social (PL); Não
2019/2020 Negociação e Mediação de Conflitos Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Não
2019/2020 Introdução à Psicologia Social Sociologia; Sociologia (PL); Não
Orientações
Teses de Doutoramento (4)
Em curso (2)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientador Tatiane Kesia Soares Rigamont Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Orientador Margarida Gonçalves Cavadas The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (2)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientador Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo desenvolvimento da auto-categorização de classe social na infância Inglês ISCTE-IUL 2013 2020
Orientador Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated by age and socio-economic status Inglês ISCTE-IUL -- 2020
Dissertações de Mestrado (34)
Em curso (11)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientador Raquel de Freitas Pires Monteiro Correia A relação entre Valores Humanos Básicos e as atitudes face à diversidade em crianças e adolescentes em Portugal. Inglês Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientador Rita do Carmo Neves O papel da categorização de feminismo e anti-sexismo em ações a favor da igualdade de género Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientador Jonatan Israel Benebgui Consequências da discriminação em jovens de grupos minoritários Em curso ISCTE-IUL 2021
Orientador Ginevra Passiglia Sexismo ambivalente em dramas coreanos: uma análise de conteúdo Em curso ISCTE-IUL 2021
Orientador Joana Catarina Martins Henriques Sexismo na cultura e a perpetuação de ideais discriminatórios Em curso ISCTE-IUL 2021
Orientador Femke Fredericke Becherer Se o preconceito contra pessoas de ascendência asiática pode explicar a relação entre narrativas de conspiração e danos de grupo externo. Além disso, este estudo visa esclarecer o papel do discurso público sobre a pandemia sobre os danos do grupo externo contra pessoas de ascendência asiática. Em curso ISCTE-IUL 2021
Orientador Margarida Grácio de Sousa A relação entre os valores humanos e competências culturais em professores. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientador Erika Mendes Gomes Valores humanos e sexismo ambivalente na infância e comportamentos de reparação das desigualdades de género. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientador Sara Maria Flores Rolo Contributo dos conflitos entre docentes em contexto escolar para o clima da escola: Papel do estilo de liderança Inglês Em curso ISCTE-IUL 2011
Co-Orientador Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira Preditores das Atitudes Implícitas e Explícitas de Profissionais que trabalham com Pessoas com Deficiência Inglês Em curso ISCTE-IUL 2011
Orientador Anabela Margarida da Silva Viegas A comunicação nas escolas e o seu contributo na relação escola – família Inglês Em curso ISCTE-IUL 2011
Terminadas (23)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientador Mariana Nobre Tavares Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural dos alunos Português ISCTE-IUL 2021 2021
Orientador Dusan Pajovic Redução generalizada de preconceitos: especismo, sexismo e racismo - e se pudéssemos diminuir tudo atacando apenas um? Inglês ISCTE-IUL 2020 2021
Orientador Inês Beatriz Seromenho de Cintra Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: Papel das normas prescritivas percebidas na organização Português ISCTE-IUL 2019 2020
Co-Orientador Hazal Bariser Protegendo o bem-estar em face das percepções de discriminação: estendendo o Modelo de identificação de rejeição entre Cipriotas Turcos de baixo status. Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Co-Orientador Maria Pizarro Miranda Malheiro Garcia Família, Pares e Cultura: O Que Molda a Percepção de Violência Nas Relações Íntimas Entre Jovens Portugueses? Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Orientador Ana Carolina dos Santos Pereira Efeito do poder social no desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Orientador Latasa Margot "Liberté, Égalité, Fraternité?" De que modo diferentes concepções de laicidade e de perceção de ameaça intergrupal motivam a desumanizaçao dos muçulmanos e a escolha de voto das maiorias (a)religiosas em França? Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Orientador Stefanie Richters Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Orientador Margarida Gonçalves Cavadas Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental para a Divisão Estereotípica das Tarefas Inglês ISCTE-IUL 2016 2018
Orientador Ismat Ara Khan Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador Etiane Eunice Carvalho da Gama Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal. Português ISCTE-IUL 2018 2018
Co-Orientador Anna Pegna O efeito do contacto negativo e positivo na redução do preconceito em adolescentes portugueses no contexto escolar Inglês ISCTE-IUL 2016 2018
Co-Orientador Mariana Simões Ribeiro Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientador Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area Inglês ISCTE-IUL 2015 2017
Co-Orientador Maria Madalena Ferrão Mateus The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway Inglês ISCTE-IUL 2015 2016
Co-Orientador Lara David Kahrel A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas Português ISCTE-IUL 2016 2016
Orientador Cristiana Pestana Santos Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador Ana Beatriz Reigada Silvério O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos Português ISCTE-IUL 2015 2016
Co-Orientador Ana Filipa dos Santos Mota Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador Anabela Margarida da Silva Viegas O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar Português ISCTE-IUL 2012 2014
Co-Orientador Susana Maria Fernandes Martins A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa Português ISCTE-IUL 2012 2013
Co-Orientador Filipa Cunha dos Santos Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens Português ISCTE-IUL 2012 2012
Co-Orientador Carina Alexandra Lajoso da Rocha A necessidade de uma apresentação positiva da Viola d' arco Inglês ISCTE-IUL 2009