Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2025/2026 Introdução à Psicologia Social Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2025/2026 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2025/2026 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2024/2025 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2024/2025 Introdução à Psicologia Social Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2024/2025 Comunicação em Educação -- Sim
2024/2025 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2024/2025 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2024/2025 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2024/2025 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2024/2025 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2024/2025 Psicologia Social Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2023/2024 Introdução à Psicologia Social Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2023/2024 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2023/2024 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2023/2024 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2023/2024 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2023/2024 Estágio de Psicologia Social e das Organizações -- Sim
2022/2023 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2022/2023 Introdução à Psicologia Social Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2022/2023 Comunicação em Educação Curso Institucional em Escola de Gestão; Sim
2022/2023 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2022/2023 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2022/2023 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2022/2023 Psicologia Social Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2021/2022 Trabalho de Projeto em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2021/2022 Introdução à Psicologia Social Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2021/2022 Comunicação em Educação Curso Institucional em Escola de Gestão; Sim
2021/2022 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2021/2022 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2021/2022 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2020/2021 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Não
2020/2021 Comunicação em Educação Curso Institucional em Escola de Gestão; Sim
2020/2021 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2020/2021 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2020/2021 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2019/2020 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2019/2020 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2019/2020 Comunicação em Educação -- Sim
2019/2020 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2019/2020 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2019/2020 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2019/2020 Supervisão Pedagógica -- Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2019/2020 Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade -- Sim
2019/2020 Introdução à Psicologia Social Licenciatura em Serviço Social (PL); Sim
2018/2019 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2018/2019 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2018/2019 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2018/2019 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2018/2019 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2018/2019 Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia; Sim
2018/2019 Comunicação em Educação -- Sim
2018/2019 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2018/2019 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2018/2019 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2018/2019 Introdução à Psicologia Social Licenciatura em Serviço Social (PL); Sim
2018/2019 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas -- Sim
2017/2018 Negociação e Mediação de Conflitos -- Sim
2017/2018 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2017/2018 Comunicação em Educação -- Sim
2017/2018 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados -- Sim
2017/2018 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2017/2018 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2017/2018 Introdução à Psicologia Social Licenciatura em Serviço Social (PL); Sim
2016/2017 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2016/2017 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2016/2017 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2016/2017 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2016/2017 Comunicação em Educação -- Sim
2016/2017 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2016/2017 Estágio em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2016/2017 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2016/2017 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2015/2016 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2015/2016 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2015/2016 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2015/2016 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2015/2016 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2015/2016 Comunicação em Educação -- Sim
2015/2016 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2015/2016 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2015/2016 Introdução à Psicologia Social Licenciatura em Serviço Social (PL); Sim
2014/2015 Tese em Psicologia -- Não
2014/2015 Negociação e Mediação de Conflitos Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2014/2015 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Sim
2014/2015 Comunicação em Educação -- Sim
2014/2015 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2014/2015 Estágio em Relações Interculturais -- Sim
2013/2014 Saúde e Processos de Grupo Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Não
2013/2014 Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar -- Sim
2013/2014 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2013/2014 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2013/2014 Introdução à Psicologia Social -- Sim
2013/2014 Comunicação em Educação -- Sim
2013/2014 Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2013/2014 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
Orientações
Teses de Doutoramento (4)
Em curso (3)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Mafalda Fontinha Azevedo Mascarenhas O papel do comportamento e do desempenho na trajetória escolar de estudantes negros (FCT: SFRH/BD/143843/2019) Inglês Em curso Faculdade de Psicologia e Ciências das Educação da Universidade de Lisboa 2019
Tatiane Kesia Soares Rigamont Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach Inglês Em curso Iscte 2022
Margarida Gonçalves Cavadas The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart Inglês Em curso Iscte 2022
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo Navigating social class in childhood: Development of intergroup relations and self-categorization Inglês Iscte 2014 2020
Dissertações de Mestrado (46)
Em curso (10)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Amelie Luise Wendlinger Análise de género da competência percebida no âmbito da teoria da autodeterminação Em curso Iscte 2025
Ema Piskar Lusotropicalismo e violência policial: Influências Ideológicas na Percepção do Racismo, Culpa da Vítima e Intenções de Ação Coletiva Em curso Iscte 2024
Wiktoria Anna Anczok O Papel da Congruência de Valores, da Motivação e da Proficiência Linguística na Previsão da Satisfação com a Vida entre Imigrantes Polacos na Noruega. Em curso Iscte 2024
Serena Mongay Como a Consciência e a Identidade Nacional moldam as atitudes em relação à Escrita Inclusiva: um estudo de contexto Francês. Em curso Iscte 2024
Klaudija Abat Ecos da misoginia: explorar temas de sexismo e misoginia em letras Turbo-Folk Em curso Iscte 2024
Mara Simon Esta tese investiga a representação da diversidade cultural, particularmente em termos de etnia e raça, nos livros escolares utilizados no sistema educacional de Luxemburgo. Utilizando métodos qualitativos, incluindo análise temática e de conteúdo, o estudo examina como esses materiais educacionais refletem e moldam a compreensão da diversidade cultural. Estruturas teóricas chave, como a Teoria do Contato, as dimensões da educação multicultural de Banks e o framework de Abdou, orientam a análise. Em curso Iscte 2024
Gabriela Marina Barbosa Augusto A importância dos valores parentais nas escolhas socias das crianças: O papel mediador dos valores nas atitudes sociais manifestadas pelas crianças. Em curso Iscte 2024
Faith Mukami Mutugi Compreender os desafios enfrentados pelos estudantes de língua não portuguesa de países de maioria global nas instituições de ensino superior portuguesas Em curso Iscte 2024
Clara Sofia Pires Coelho Motivação na aprendizagem em adultos : identificação do ciclo motivacional e a relação com o nível de turnover no processo de certificação de competências Em curso Iscte 2024
Silvija Sibinovska Este estudo pretende explorar a ligação entre o efeito espectador como um dos principais fenómenos sócio-psicológicos, e o estatuto de grupo (alto, baixo), pertença (membro do grupo interno ou externo) e lealdade ao grupo numa situação ambígua. Será realizado com estudantes universitários em Portugal, tanto estudantes portugueses como estrangeiros. O tamanho estimado da amostra é de cerca de 240 participantes. Em curso Iscte 2024
Terminadas (36)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Mayara Mattos Lourenco Moura Comparação Social e Bem-Estar Psicológico de Imigrantes Brasileiros em Portugal Português Iscte 2024 2024
Alexandra Vanessa Amândio Coelho Cosmelli Guerra Paz Perceção de Discriminação e Satisfação com a Vida: O papel mediador da Identificação com o Grupo e da Atitude Face à Ação Coletiva Português Iscte 2024 2024
Mizuki Horiguchi O efeito do apoio social e da perspetiva temporal futura no bem-estar psicológico dos imigrantes japoneses adultos no Canadá em diferentes idades Inglês Iscte 2024 2024
Eva das Neves Cipriano Práticas de inclusão em contexto escolar Português Iscte 2024 2024
Catarina Candeias Martins Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos da escola Português Iscte 2023 2023
Akinsanya Lola Mobolaji Casa por escolha? Uma análise qualitativa das experiências e decisões de ser mãe que fica em casa na Nigéria Inglês Iscte 2023 2023
Carla Galante Soares O impacto da discriminação racial na saúde mental e sentimento de pertencimento de estudantes universitários no Brasil Inglês Iscte 2022 2023
Zelal Ag De Passado para Presente: O Papel da Comunicação e Narrativa Histórica na Transmissão Transgeracional de Trauma Histórico na Diáspora Curda Alevi na Alemanha Inglês Iscte 2023 2023
Margarida Grácio de Sousa O papel da competência intercultural dos professores e do grau de diversidade da turma no bem-estar e desempenho académico dos alunos. Inglês Iscte 2020 2022
Joana Catarina Martins Henriques Perceção e avaliação dos adultos face à expressão de sexismo em crianças: Papel moderador do tipo de sexismo e do género do participante Português Iscte 2021 2022
Femke Fredericke Becherer Crenças de Conspiração Intergrupal e Agressão Anti-Asiática Durante a COVID-19: O Papel das Emoções Intergrupais, da Identificação Grupal e das Normas Inglês Iscte 2021 2022
Jonatan Israel Benebgui Cantando Para Existir. Narrativas e Trajetórias de Rappers Africanos e Afrodescendentes em Lisboa Inglês Iscte 2021 2022
Ginevra Passiglia Sexismo ambivalente e assédio sexual em dramas coreanos: uma análise de conteúdo de dois k-dramas românticos Inglês Iscte 2021 2022
Mariana Nobre Tavares Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica e cultural dos alunos Português Iscte 2021 2021
Dusan Pajovic Redução generalizada de preconceitos: especismo, sexismo e racismo - e se pudéssemos diminuir tudo atacando apenas um? Inglês Iscte 2021 2021
Inês Beatriz Seromenho de Cintra Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: Papel das normas prescritivas percebidas na organização Português Iscte 2019 2020
Hazal Bariser Protegendo o bem-estar em face das percepções de discriminação: estendendo oModelo de identificação de rejeição entre Cipriotas Turcos de baixo status. Inglês Iscte 2020 2020
Maria Pizarro Miranda Malheiro Garcia Família, Pares e Cultura: O Que Molda a Percepção de Violência Nas Relações Íntimas Entre Jovens Portugueses? Inglês Iscte 2020 2020
Ana Carolina dos Santos Pereira Efeito do poder social no desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância Inglês Iscte 2019 2020
Latasa Margot "Liberté, Égalité, Fraternité?" De que modo diferentes concepções de laicidade e de perceção de ameaça intergrupal motivam a desumanizaçao dos muçulmanos e a escolha de voto das maiorias (a)religiosas em França? Inglês Iscte 2019 2019
Stefanie Richters Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira Inglês Iscte 2019 2019
Margarida Gonçalves Cavadas Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental para a Divisão Estereotípica das Tarefas Inglês Iscte 2018 2018
Ismat Ara Khan Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares Português Iscte 2017 2018
Etiane Eunice Carvalho da Gama Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal. Português Iscte 2018 2018
Anna Pegna O efeito do contacto negativo e positivo na redução do preconceito em adolescentes portugueses no contexto escolar Inglês Iscte 2018 2018
Mariana Simões Ribeiro Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas Português Iscte 2016 2017
Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area Inglês Iscte 2015 2017
Carina Alexandra Lajoso da Rocha A necessidade de uma apresentação positiva da Viola d' arco Inglês Iscte 2009 2016
Maria Madalena Ferrão Mateus The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway Inglês Iscte 2015 2016
Lara David Kahrel A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas Português Iscte 2016 2016
Cristiana Pestana Santos Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal Português Iscte 2015 2016
Ana Beatriz Reigada Silvério O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos Português Iscte 2015 2016
Ana Filipa dos Santos Mota Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar Português Iscte 2015 2016
Anabela Margarida da Silva Viegas O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar Português Iscte 2012 2014
Susana Maria Fernandes Martins A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa Português Iscte 2012 2013
Filipa Cunha dos Santos Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens Português Iscte 2011 2012