Ciência-IUL    Autores    Ricardo Borges Rodrigues    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
7 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2019-12-04
2020-12-31
Parceiros do Projeto
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2018-12-04
2019-12-31
Parceiros do Projeto
THE SOCIAL DEVELOPMENT OF HUMAN VALUES IN CHILDHOOD AND EARLY ADOLESCENCE
Informação do Projeto
2018-10-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Informação do Projeto
2017-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
5 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
2016-11-01
2017-11-30
Parceiros do Projeto
4 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
2015-11-01
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.
Informação do Projeto
2014-08-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
The socio-structural and psychological foundations of (anti-)discrimination norms: When intergroup status asymmetries are seen as (il)legitimate and (un)stable
Informação do Projeto
2014-01-01
2017-01-01
Parceiros do Projeto
The socio-structural and psychological foundations of (anti) discrimination norms: When intergroup status asymmetries are seen as (il)legitimate and (un)stable
Informação do Projeto
2014-01-01
2017-01-01
Parceiros do Projeto
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
--
--
Parceiros do Projeto