10 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
7 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2019-12-04
2020-12-31
Parceiros do Projeto
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2018-12-04
2019-12-31
Parceiros do Projeto
Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Informação do Projeto
2017-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-IUL (CED)
- UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
- UOXF - (Reino Unido)
- UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY - (Noruega)
- UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM - (Países Baixos (Holanda))
- ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO - (Itália)
- FREIE UNIVERSITAET BERLIN - (Alemanha)
- UNIMIB - (Itália)
- UP - (Portugal)
- HELLENIC OPEN UNIVERSITY - (Grécia)
- UNIWARSAW - (Afeganistão)
- UNIVERSITY OSLO - (Noruega)
- iriv - (França)
- ISSA - (Países Baixos (Holanda))
- WISE & MUNRO - (Países Baixos (Holanda))
- MU - (República Checa)
- UC - (Portugal)
5 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
4 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.
The socio-structural and psychological foundations of (anti-)discrimination norms: When intergroup status asymmetries are seen as (il)legitimate and (un)stable
The socio-structural and psychological foundations of (anti) discrimination norms: When intergroup status asymmetries are seen as (il)legitimate and (un)stable
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.