4º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP4 desenvolve-se a partir do ano letivo 2024/2025 e é uma medida de política educativa destinada a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social, visando garantir a inclusão e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar. Investigadores/as do CIS-Iscte participam enquanto peritos externos.
Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments
The KiDLE project aims to support the inclusion of migrant children/pupils in new school environments by co-creating 5 intercultural board games and integrating them into a digital gaming pack. The project seeks to build educators' and parents' capacity to use games for children's learning and development, implement the gaming pack through gaming events, and raise awareness about the role of cross-cultural games in early childhood education towards supporting inclusion.
TEIP3 - 3º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP3 é uma iniciativa governamental, implementada em agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
10 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs
O nosso objetivo é fornecer um modelo de avaliação da eficácia dos Serviços Públicos de Emprego (SPE), avaliando o impacto dos tipos de apoio - digital, mediado por humanos ou misto - na melhoria da empregabilidade entre os NEETs rurais com idades entre 25-29 anos.
O nosso projeto é apresentado no âmbito da área de apoio 3 - Análise e Investigação, com base em três pacotes interdependentes de gestão, envolvimento e divulgação, e trabalho científico para assegurar três contribuições. O nosso objetivo é alargar o conhecimento dos efeitos das iniciativas de emprego dirigidas aos NEETs rurais, criando um modelo transnacional de como as políticas influenciam o acompanhamento dos resultados do PES. Outro objetivo é alargar a capacidade de avaliação dos efeitos das iniciativas de emprego para os NEET nas zonas rurais, através da validação de protocolos de avaliação de impacto para os programas mais replicáveis dos tipos de apoio ao acompanhamento dos SPE no terreno, considerando grupos globais e específicos de NEET. Um outro objetivo é aumentar a utilização transnacional de estudos de impacto entre decisores políticos e investigadores, apoiando a sua participação no desenvolvimento/incorporação de métodos de impacto baseados em provas para a avaliação do acompanhamento dos SPE.
Abordamos a visão do Fundo do Emprego Jovem ao centrarmo-nos nos NEET rurais. Estes jovens são ignorados pela investigação, difíceis de envolver e são confrontados por múltiplos factores de risco estruturais. Concentrar-nos-emos nas suas vulnerabilidades a curto prazo, estabelecendo uma base de referência para a eficácia dos tipos de apoio dos SPE nos seus indicadores de empregabilidade e, a longo prazo, definindo um quadro de avaliação para um desenvolvimento eficaz do acompanhamento dos SPE.
O consórcio basear-se-á numa abordagem multidisciplinar, teórica e metodológica sólida, concentrando-se nos Estados Bálticos, do Sul e do Sudeste da Europa, com proporções díspares de NEETs rurais e ...
9 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
7 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2018-12-04
2019-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte - Líder
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Informação do Projeto
2017-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED)
- UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
- UOXF - (Reino Unido)
- UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY - (Noruega)
- UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM - (Países Baixos (Holanda))
- ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO - (Itália)
- FREIE UNIVERSITAET BERLIN - (Alemanha)
- UNIMIB - (Itália)
- UP - (Portugal)
- HELLENIC OPEN UNIVERSITY - (Grécia)
- UNIWARSAW - (Afeganistão)
- UNIVERSITY OSLO - (Noruega)
- iriv - (França)
- ISSA - (Países Baixos (Holanda))
- WISE & MUNRO - (Países Baixos (Holanda))
- MU - (República Checa)
- UC - (Portugal)
5 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
4 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.