Projetos de Investigação
4º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP4 desenvolve-se a partir do ano letivo 2024/2025 e é uma medida de política educativa destinada a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social, visando garantir a inclusão e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar. Investigadores/as do CIS-Iscte participam enquanto peritos externos.
Informação do Projeto
2023-12-02
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments
The KiDLE project aims to support the inclusion of migrant children/pupils in new school environments by co-creating 5 intercultural board games and integrating them into a digital gaming pack. The project seeks to build educators' and parents' capacity to use games for children's learning and development, implement the gaming pack through gaming events, and raise awareness about the role of cross-cultural games in early childhood education towards supporting inclusion.
Informação do Projeto
2023-12-01
2025-11-30
Parceiros do Projeto
11 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2022-11-11
2023-08-31
Parceiros do Projeto
10 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2021-11-04
2022-08-31
Parceiros do Projeto
Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs
Informação do Projeto
2021-10-01
2024-01-31
Parceiros do Projeto
9 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2020-10-20
2021-12-31
Parceiros do Projeto
7 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2019-12-04
2020-12-31
Parceiros do Projeto
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2018-12-04
2019-12-31
Parceiros do Projeto
THE SOCIAL DEVELOPMENT OF HUMAN VALUES IN CHILDHOOD AND EARLY ADOLESCENCE
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
2017-10-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto
Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Informação do Projeto
2017-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
5 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
2016-11-01
2017-11-30
Parceiros do Projeto
4 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Informação do Projeto
2015-11-01
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.
Informação do Projeto
2014-08-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto