READy. Addressing Disparities in Reading and Writing Acquisition through Personalising Technologies: A Cognitive and Societal Perspective
The project focuses, first of all, on the priority of “tackling learning disadvantages in education”. The project will address the first signs of learning disadvantages in the first two years of primary education with the aim to prevent the further development of learning disorders. In order to tackle learning disadvantages, the project will provide:
- primary school teachers with
a) the knowledge to identify the socio-cognitive risk factors and first signs of reading-writing difficulties and the skills to address them by using effective digital solutions;
b) a platform to assess determinants of reading and writing difficulties at an early stage;
c) game-based activities to empower children’s fundamental cognitive processes of reading and writing.
-1st and 2nd grade pupils with a game-based training on fundamental cognitive processes of reading-writing skills, personalising it to different environmental and individual profiles.
Informação do Projeto
2024-11-01
2027-09-30
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED)
- USE - (Espanha)
- UNIVERSITATEA ROMANO AMERICANA ASOCIATIE - (Roménia)
- Istituto comprensivo Gandhi - (Itália)
- Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar - (Portugal)
- PIXEL - (Itália)
- Scoala Primara EuroEd - (Itália)
- Unión Sindical de Inspectores de Educación - (Espanha)
- UNIFI - Líder (Itália)
4º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP4 desenvolve-se a partir do ano letivo 2024/2025 e é uma medida de política educativa destinada a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social, visando garantir a inclusão e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar. Investigadores/as do CIS-Iscte participam enquanto peritos externos.
Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments
The KiDLE project aims to support the inclusion of migrant children/pupils in new school environments by co-creating 5 intercultural board games and integrating them into a digital gaming pack. The project seeks to build educators' and parents' capacity to use games for children's learning and development, implement the gaming pack through gaming events, and raise awareness about the role of cross-cultural games in early childhood education towards supporting inclusion.
TEIP3 - 3º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP3 é uma iniciativa governamental, implementada em agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Mestrado Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade
O Global-MINDS integra conhecimentos da Psicologia Social e Cultural, oferecendo ensino internacional de alta qualidade, em inglês, sobre temas como migração, diversidade e inclusão, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimento psicológico, sensibilidade cultural e excelência em investigação para enfrentarem desafios sociais complexos a nível global. A ligação entre teoria e prática é garantida através da dissertação de mestrado e do estágio.
O programa conjunto, totalmente acreditado, combina as áreas de Psicologia Social e Cultural de quatro programas nacionais de Mestrado, reunindo a experiência de todos os parceiros e proporcionando diversidade através de três percursos de mobilidade, um dos quais é um novo percurso com foco na saúde dos migrantes. O curso tem a duração de dois anos (120 ECTS). No primeiro semestre, os estudantes iniciam os seus estudos no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) ou na SWPS University (Varsóvia, Polónia). No segundo semestre, transitam para a University of Limerick (Irlanda) ou para a University of Oslo (Noruega), frequentando ainda uma escola de verão conjunta.
No segundo ano, os estudantes realizam a dissertação de mestrado e um estágio numa ONG, organização ou agência intergovernamental.
Está disponível um total de 100 bolsas, das quais 40 são bolsas integrais e 60 correspondem a isenções das propinas. A ampla rede global de 30 parceiros associados (académicos e não académicos), bem como diversas outras, facilita a investigação internacional da dissertação e proporciona oportunidades de estágio.
10 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs
O nosso objetivo é fornecer um modelo de avaliação da eficácia dos Serviços Públicos de Emprego (SPE), avaliando o impacto dos tipos de apoio - digital, mediado por humanos ou misto - na melhoria da empregabilidade entre os NEETs rurais com idades entre 25-29 anos.
O nosso projeto é apresentado no âmbito da área de apoio 3 - Análise e Investigação, com base em três pacotes interdependentes de gestão, envolvimento e divulgação, e trabalho científico para assegurar três contribuições. O nosso objetivo é alargar o conhecimento dos efeitos das iniciativas de emprego dirigidas aos NEETs rurais, criando um modelo transnacional de como as políticas influenciam o acompanhamento dos resultados do PES. Outro objetivo é alargar a capacidade de avaliação dos efeitos das iniciativas de emprego para os NEET nas zonas rurais, através da validação de protocolos de avaliação de impacto para os programas mais replicáveis dos tipos de apoio ao acompanhamento dos SPE no terreno, considerando grupos globais e específicos de NEET. Um outro objetivo é aumentar a utilização transnacional de estudos de impacto entre decisores políticos e investigadores, apoiando a sua participação no desenvolvimento/incorporação de métodos de impacto baseados em provas para a avaliação do acompanhamento dos SPE.
Abordamos a visão do Fundo do Emprego Jovem ao centrarmo-nos nos NEET rurais. Estes jovens são ignorados pela investigação, difíceis de envolver e são confrontados por múltiplos factores de risco estruturais. Concentrar-nos-emos nas suas vulnerabilidades a curto prazo, estabelecendo uma base de referência para a eficácia dos tipos de apoio dos SPE nos seus indicadores de empregabilidade e, a longo prazo, definindo um quadro de avaliação para um desenvolvimento eficaz do acompanhamento dos SPE.
O consórcio basear-se-á numa abordagem multidisciplinar, teórica e metodológica sólida, concentrando-se nos Estados Bálticos, do Sul e do Sudeste da Europa, com proporções díspares de NEETs rurais e ...
9 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
7 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Informação do Projeto
2018-12-04
2019-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte - Líder
6 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Informação do Projeto
2017-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED)
- UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
- UOXF - (Reino Unido)
- UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY - (Noruega)
- UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM - (Países Baixos (Holanda))
- ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO - (Itália)
- FREIE UNIVERSITAET BERLIN - (Alemanha)
- UNIMIB - (Itália)
- UP - (Portugal)
- HELLENIC OPEN UNIVERSITY - (Grécia)
- UNIWARSAW - (Afeganistão)
- UNIVERSITY OSLO - (Noruega)
- iriv - (França)
- ISSA - (Países Baixos (Holanda))
- WISE & MUNRO - (Países Baixos (Holanda))
- MU - (República Checa)
- UC - (Portugal)
5 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
ERASMUS MUNDUS EUROPEAN MASTER IN THE PSYCHOLOGY OF GLOBAL MOBILITY, INCLUSION AND DIVERSITY IN SOCIETY (GLOBAL-MINDS)
O Global-MINDS integra conhecimentos da Psicologia Social e Cultural, oferecendo ensino internacional de alta qualidade, em inglês, sobre questões de migração, diversidade e inclusão, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimento psicológico, sensibilidade cultural e excelência em investigação para lidarem com problemas sociais complexos a nível global. A ligação entre teoria e prática é assegurada através da dissertação de mestrado e do estágio.
Este programa conjunto, totalmente acreditado, combina as áreas de Psicologia Social e Cultural de cinco programas nacionais de Mestrado, reunindo a experiência de todos os parceiros e oferecendo diversidade através de quatro percursos de mobilidade. O curso tem uma duração de dois anos (120 ECTS). No primeiro semestre, os estudantes iniciam os seus estudos no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) ou na SWPS University (Varsóvia, Polónia). No segundo semestre, transitam para a University of Limerick (Irlanda), a University of Oslo (Noruega) ou a Koç University (Turquia), participando ainda numa escola de verão conjunta. No segundo ano, há a possibilidade de uma mobilidade adicional para a realização da dissertação e do estágio.
O programa disponibiliza um total de 58 bolsas EMJMD. A ampla rede global de 30 parceiros associados (académicos e não académicos), bem como várias outras colaborações (incluindo 19 académicos visitantes), facilita a investigação internacional da dissertação de mestrado e proporciona oportunidades de estágio.
Informação do Projeto
2016-09-26
2021-09-25
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (PsyChange)
- UL - (Irlanda)
- UNIVERSITY OSLO - (Noruega)
- SWPS - (Polónia)
- Koç University - (Turquia)
4 TEIP - 2º Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.