O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre a integração, sucesso escolar e bem-estar dos alunos imigrantes (i.e., nacionais de países terceiros) nas escolas públicas do 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), em Portugal. Pretende-se concretizar este objetivo testando, especificamente, o papel das dinâmicas de aculturação e dos seus fatores psicossociais antecedentes na integração social e educativa destas crianças e jovens imigrantes. Uma vez que se pretende obter uma visão comparada e das várias perspetivas que informam o fenómeno em estudo, para além dos inquéritos a alunos imigrantes, serão ainda inquiridos alunos descendentes de imigrantes (perspetiva de um grupo comparável) e alunos de origem portuguesa (perspetive de um grupo de acolhimento). Estes dados serão contextualizados com recurso à análise dos documentos estruturantes da escola (e.g., Projeto Educativo) e com entrevistas à Direção, a elementos das coordenações pedagógicas do 1º e 2º Ciclos do CEB e inquéritos aos Diretores de Turma dos alunos imigrantes inquiridos.
| Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
|---|---|---|---|---|
| CIS-Iscte | PsyChange: Psicologia da mudança societal | Parceiro | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
Não foram encontrados registos.
| Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
|---|---|---|---|---|
| Rita Guerra | Investigadora Auxiliar (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-Iscte); | Investigadora Responsável | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
| Cecília Aguiar | Professora Associada (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-Iscte); | Investigadora | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
| Joana Alexandre | Professora Auxiliar (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-Iscte); | Investigadora | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
| Ricardo Borges Rodrigues | Professor Auxiliar (DPSO); Investigador Integrado (CIS-Iscte); | Investigador | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
| Margarida Carmona e Lima | -- | Bolseira | 2014-11-04 | 2015-06-30 |
| Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1A3-0019 | -- | Contrato | Alto Comissariado para as Migrações - Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) - Portugal | 49968.66 | 49968.66 | 2014-08-01 | 2015-06-30 |
| Ano | Tipo de publicação | Referência Completa |
|---|---|---|
| 2019 | Artigo em revista científica | Guerra, R., Rodrigues, R. B., Aguiar, C., Carmona, M., Alexandre, J. & Costa-Lopes, R. (2019). School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination. Journal of School Psychology. 75, 104-118 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
English