Referências nos Media
Opinião - Expresso
A criação da Secretaria de Estado da Habitação em 2017 é indissociável da assunção política do problema da habitação acessível: habitação para os segmentos com rendimentos intermédios, entre nós um eufemismo. 
Entrevista - Rádio Renascença
A taxa de execução do PRR é preocupante", considera Sandra Pereira, especialista no setor da habitação. A investigadora também diz que não são as 700 mil casas vazias que vão resolver o problema do mercado.
Opinião - Público
Não é o PREC 2.0, como apregoado pela direita mais reativa, mas anuncia uma mudança importante nas políticas de habitação em Portugal, ao contrário do que defende a esquerda à esquerda do PS.
Notícia - euronews
A crise da habitação poderá afetar 1600 milhões de pessoas até 2025, cerca de um quinto da população mundial, de acordo com uma estimativa do Banco Mundial. Já a ONU sublinha que para resolver o problema até 2030, seria necessário construir 96 mil novas casas, financeiramente acessíveis, por dia.    Sandra Marques Pereira, investigadora no DINAMIA’CET-Iscte, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, destaca o papel da “entrada do imobiliário nacional nos circuitos internacionais”, que “estão muito mais financeirizados, ou seja, há um grande investimento na habitação comum como um bem financeiro” e o aumento no número de habitantes, com muitas pessoas a serem atraídas pelos benefícios fiscais oferecidos pelo governo.  
A investigadora Sandra Marques Pereira considera que, com o pacote Mais Habitação, o Governo consegue pela primeira vez "alguma regulação" do setor, embora mostre dúvidas da sua capacidade de execução devido ao perfil burocrático do Estado.
Entrevista - Lusa
Especialista em habitação Sandra Marques Pereira diz que programa do Governo consegue alguma regulação do mercado.
Análise - RTP
  "Está cada vez mais caro comprar casa, em Portugal. Os preços da habitação subiram 6% ao ano, entre 2014 e 2020, segundo o estudo «O mercado imobiliário em Portugal» (FFMS, 2022). Uma escalada que nem a pandemia conseguiu travar, apesar de o PIB ter contraído quase 8% em 2020. Lisboa e Porto foram os municípios mais afetados, mas contagiaram os concelhos à volta, empurrando os habitantes para fora dos centros das cidades. A tendência continuada de aumento dos preços das casas levou a que o país fosse sinalizado pela Comissão Europeia como apresentando «sinais de potencial sobreavaliação», no final de 2021.E, sendo 77% da população nacional proprietária, de acordo com dados de 2020 do Eurostat, o alerta europeu levanta uma questão que preocupa os portugueses: estaremos perante uma bolha imobiliária? Neste episódio de Fronteiras XXI, debatemos o futuro da habitação em Portugal.  
Análise - SIC Notícias
Debates que a Impresa e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vão realizar nos próximos 10 meses para debater as últimas cinco décadas de Democracia em Portugal. O primeiro tema é a habitação. Com Sandra Marques Pereira.
Análise - Público
Num tempo em que os bairros históricos das cidades eram, na sua maioria, desvalorizados, tanto social como politicamente, os seus edifícios decrépitos eram a casa possível para muitos. Artigo de Sandra Marques Pereira.
Notícia - Iscte
Carta Municipal de Habitação A secção regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos dá início a um ciclo de sessões públicas, abrindo a 28 de Novembro, às 18:00, no auditório da sede, a primeira discussão sob o título Carta Municipal de Habitação. Participa Sandra Marques Pereira, investigadora.
Notícia - Negócios
Tim Marshall, jornalista e escritor britânico, especializado em geopolítica e diplomacia internacional, é o keynote speaker da Conferência Social, da iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30. No próximo dia 29 de novembro, vai abordar o tema das alterações climáticas e das guerras e o seu efeito nas migrações. Participa sandra Marques Pereira (transmissão em direto no link)
Artigo - Negócios
O envolvimento destes atores é também defendido por Sandra Marques Pereira que, apesar disso, tem uma visão mais otimista deste pacote de medidas. "O que me preocupa é como o Estado terá instituições para dar resposta a um pacote tão abrangente", reforça a responsável do DINÂMIA’CET e Sociodigital Lab for Public Policy do ISCTE. 
Notícia - Iscte
Moderação por Sandra Marques Pereira, investigadora em sociologia urbana, habitação e cidades do DINÂMIA’CET e Sociodigital Lab for Public Policy/ ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Expresso
Artigo - Expresso
A fuga dos centros urbanos para o Oeste
Face ao progressivo ‘alastramento’ da população pela Grande Lisboa, Sandra Marques Pereira, investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE, considera que os limites administrativos e geográficos da área metropolitana estão “desadequados”e deveriam ser “redefinidos”, 
Exame
Entrevista - Exame
Debate-reflexão Girl Talk
Em vésperas de eleições, Sofia Serra-Silva e Sandra Marques Pereira olharam para os desafios que o País enfrenta, em período de mudança de ciclo. Desafeição política, ideologias e desinformação foram alguns dos temas em destaque.
Construir
Entrevista - Construir
"A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na ´humanização´ desta última"
Arranca este fim-de-semana, 11 e 12 de Maio, a 13ª edição do Open House Lisboa. Perceber as transições do edificado e a forma como se interligam com o espaço urbano é o tema deste ano que, através de 74 espaços, percursos por diferentes bairros e passeios sonoros convidam a conhecer a cidade. Curadores Open House Lisboa 2024 (Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira