Referências nos Media
Opinião - Expresso
A criação da Secretaria de Estado da Habitação em 2017 é indissociável da assunção política do problema da habitação acessível: habitação para os segmentos com rendimentos intermédios, entre nós um eufemismo. 
Entrevista - Rádio Renascença
A taxa de execução do PRR é preocupante", considera Sandra Pereira, especialista no setor da habitação. A investigadora também diz que não são as 700 mil casas vazias que vão resolver o problema do mercado.
Opinião - Público
Não é o PREC 2.0, como apregoado pela direita mais reativa, mas anuncia uma mudança importante nas políticas de habitação em Portugal, ao contrário do que defende a esquerda à esquerda do PS.
Notícia - euronews
A crise da habitação poderá afetar 1600 milhões de pessoas até 2025, cerca de um quinto da população mundial, de acordo com uma estimativa do Banco Mundial. Já a ONU sublinha que para resolver o problema até 2030, seria necessário construir 96 mil novas casas, financeiramente acessíveis, por dia.    Sandra Marques Pereira, investigadora no DINAMIA’CET-Iscte, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, destaca o papel da “entrada do imobiliário nacional nos circuitos internacionais”, que “estão muito mais financeirizados, ou seja, há um grande investimento na habitação comum como um bem financeiro” e o aumento no número de habitantes, com muitas pessoas a serem atraídas pelos benefícios fiscais oferecidos pelo governo.  
A investigadora Sandra Marques Pereira considera que, com o pacote Mais Habitação, o Governo consegue pela primeira vez "alguma regulação" do setor, embora mostre dúvidas da sua capacidade de execução devido ao perfil burocrático do Estado.
Entrevista - Lusa
Especialista em habitação Sandra Marques Pereira diz que programa do Governo consegue alguma regulação do mercado.
Análise - RTP
  "Está cada vez mais caro comprar casa, em Portugal. Os preços da habitação subiram 6% ao ano, entre 2014 e 2020, segundo o estudo «O mercado imobiliário em Portugal» (FFMS, 2022). Uma escalada que nem a pandemia conseguiu travar, apesar de o PIB ter contraído quase 8% em 2020. Lisboa e Porto foram os municípios mais afetados, mas contagiaram os concelhos à volta, empurrando os habitantes para fora dos centros das cidades. A tendência continuada de aumento dos preços das casas levou a que o país fosse sinalizado pela Comissão Europeia como apresentando «sinais de potencial sobreavaliação», no final de 2021.E, sendo 77% da população nacional proprietária, de acordo com dados de 2020 do Eurostat, o alerta europeu levanta uma questão que preocupa os portugueses: estaremos perante uma bolha imobiliária? Neste episódio de Fronteiras XXI, debatemos o futuro da habitação em Portugal.  
Análise - SIC Notícias
Debates que a Impresa e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vão realizar nos próximos 10 meses para debater as últimas cinco décadas de Democracia em Portugal. O primeiro tema é a habitação. Com Sandra Marques Pereira.
Análise - Público
Num tempo em que os bairros históricos das cidades eram, na sua maioria, desvalorizados, tanto social como politicamente, os seus edifícios decrépitos eram a casa possível para muitos. Artigo de Sandra Marques Pereira.
Notícia - Iscte
Carta Municipal de Habitação A secção regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos dá início a um ciclo de sessões públicas, abrindo a 28 de Novembro, às 18:00, no auditório da sede, a primeira discussão sob o título Carta Municipal de Habitação. Participa Sandra Marques Pereira, investigadora.
Notícia - Negócios
Tim Marshall, jornalista e escritor britânico, especializado em geopolítica e diplomacia internacional, é o keynote speaker da Conferência Social, da iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30. No próximo dia 29 de novembro, vai abordar o tema das alterações climáticas e das guerras e o seu efeito nas migrações. Participa sandra Marques Pereira (transmissão em direto no link)
Artigo - Negócios
O envolvimento destes atores é também defendido por Sandra Marques Pereira que, apesar disso, tem uma visão mais otimista deste pacote de medidas. "O que me preocupa é como o Estado terá instituições para dar resposta a um pacote tão abrangente", reforça a responsável do DINÂMIA’CET e Sociodigital Lab for Public Policy do ISCTE. 
Notícia - Iscte
Moderação por Sandra Marques Pereira, investigadora em sociologia urbana, habitação e cidades do DINÂMIA’CET e Sociodigital Lab for Public Policy/ ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Expresso
Artigo - Expresso
A fuga dos centros urbanos para o Oeste
Face ao progressivo ‘alastramento’ da população pela Grande Lisboa, Sandra Marques Pereira, investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE, considera que os limites administrativos e geográficos da área metropolitana estão “desadequados”e deveriam ser “redefinidos”, 
Exame
Entrevista - Exame
Debate-reflexão Girl Talk
Em vésperas de eleições, Sofia Serra-Silva e Sandra Marques Pereira olharam para os desafios que o País enfrenta, em período de mudança de ciclo. Desafeição política, ideologias e desinformação foram alguns dos temas em destaque.
Construir
Entrevista - Construir
"A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na ´humanização´ desta última"
Arranca este fim-de-semana, 11 e 12 de Maio, a 13ª edição do Open House Lisboa. Perceber as transições do edificado e a forma como se interligam com o espaço urbano é o tema deste ano que, através de 74 espaços, percursos por diferentes bairros e passeios sonoros convidam a conhecer a cidade. Curadores Open House Lisboa 2024 (Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira
Expresso
Análise - Expresso
Viver sozinho é quase inacessível no litoral
Em 35 dos 50 maiores concelhos, tem de se gastar mais de 30% do rendimento para arrendar um T1. Dividir casa é a solução para muitos. Com declarações de Sandra Marques Pereira.  
Podcast - Público
No sétimo episódio de Por Portas e Janelas, questionamo-nos sobre o futuro da habitação. Quais as mudanças necessárias e a melhor solução para o problema? Após um confronto com a realidade actual da crise de habitação, chegamos ao sétimo episódio deste programa e questionamo-nos: que futuro? Quais as mudanças necessárias? Que medidas devemos implementar? Qual a melhor solução para o problema? Sandra Pereira, socióloga e co-coordenadora do WG Southern European Housing do European Network for Housing Research/ENHR, fala-nos da habitação como foco das políticas públicas, olhando para os exemplos internacionais.
Expresso
Análise - Expresso
“São turistas a olhar para turistas”
Mais de 10 mil pessoas pedem referendo para acabar com alojamento local. Três freguesias do centro concentram mais de metade da oferta. Comentáro de Sandra Marques Pereira
Iscte
Artigo - Iscte
Arquitetura para divorciados
Sandra Marques Pereira, doutorada em Sociologia e investigadora do do Iscte, sorri à ideia que, na sua opinião, é uma “estratégia de segmentação do mercado imobiliário”. comentário no Tal & Qual
Expresso
Notícia - Expresso
Nas áreas metropolitanas, 10% das casas estão vazias
País mantém casas vazas em zonas com escassez de habitação. Especialistas pedem mais dados sobre o agravamento fiscal dos devoltos. Comentário de Sandra Marques Pereira, do Dinâmia'CET, Iscte.
Correio da Manhã
Lisboa - Grande conferência Uma Cidade para todos
Conferência da iniciativa do grupo Medialivre, CMTV e CM com apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Com a participação de Sandra Marques Pereira, Dinâmia'CET Iscte.
Notícia - CNN
Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Sandra Marques Pereira, socióloga e investigadora ISCTE-IUL, Jorge Malheiros, professor no IGOT da Universidade de Lisboa, e Virgílio Lima, presidente Associação Mutualista Montepio, discutem "A habitação como fator de igualdade social" na CNN Portugal Summit
Correio da Manhã
Preocupações: mobilidade. sustentabilidade e recursos
“A crise habitacional não é exclusivade Lisboa; afeta as cidades europeias e tem impacto social crescente desde 2015. Não acredito que a solução para as classes médias passe pelas concessões a privados." Comentário de Sandra Marques Pereira, Iscte
Expresso
Artigo - Expresso
Número de crianças em risco e sem casa digna duplicou
Comissões de Proteção foram chamadas a intervir junto de 35 crianças e jovens em 2023. No ano anterior tinham sido 16.   "Mais de mil casas municipais ocupadas ilegalmente" - Comentário de Sandra Marques Pereira, Iscte.  
Antena 1
Entrevista - Antena 1
Crise na habitação
A grave crise na habitação, tem contribuído para o aumento do número de barracas e de ocupações de casas e edifícios sem condições. como uma prioridade nacional, mas o problema continua. Em fevereiro de 2023, o Governo de António Costa aprovou o pacote Mais Habitação, com o objetivo de aumentar a oferta, dar apoio às famílias e travar a especulação. Um ano depois, o Governo de Luís Montenegro anunciava o plano Construir Portugal, 30 novas medidas para a habitação, alterou a lei dos solos, prometeu mais arrendamento acessível, anunciou a garantia pública para os jovens.  Convidados: António Brito Guterres, assistente social e investigador de estudos urbanos do Iscte; Sandra Marques Pereira, Socióloga e investigadora Iscte; Jorge Gonçalves, geógrafo e professor do Instituto Superior Técnico; Hugo Santos Ferreira, pres. da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários; Diana Ralha, diretora da Associação Lisbonense de Proprietários.
Agenda - Sapo
Entre os oradores confirmados estão Sandra Marques, socióloga e investigadora no Dinâmia’CET-Iscte; Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira; Emanuel Marques da Silva, diretor-geral da Agência Imobiliária MUDA; Gonçalo Antunes, geógrafo e docente na NOVA FCSH; e Sónia Barbosa, vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Público
Opinião - Público
Habitação: coisas que o Governo ainda não aprendeu
No seu programa, o Governo continua a imputar a responsabilidade pela persistência da crise da habitação aos governos que o antecederam, reclamando para si a resolução estrutural da questão.  Artigo de Sandra Marques Pereira
Artigo - Lusa
“A habitação deve ser tratada como uma prioridade nacional e não está a ser”, assinala a socióloga Sandra Marques Pereira, investigadora do DINÂMIA'CET-Iscte, centro de estudos socioeconómicos e territoriais.
Antena 1
Comentário - Antena 1
Relatório da Comissão Europeia sobre a crise habitacional
Comentário de Luís Mendes, geógrafo e professor; Eduardo Miranda, Associação de Alojamento Local em Portugal; Sandra Marques Pereira, socióloga e investigadora do Iscte; Joana Neto Mestre, especialista em transações imobiliárias.
Expresso
Análise - Expresso
Crise - Uma em cada seis famílias vive e casas sobrelotadas
  “A sobrelotação é uma das consequências mais flagrantes da crise da habitação”, sublinha a socióloga Sandra Marques Pereira, do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e Território do Iscte.