Sandra Marques Pereira é doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2010) e Investigadora Auxiliar no DINÂMIA’CET-ISCTE/IUL, no grupo de pesquisa Cidades e Territórios. Entre 2012 e 2022 foi Professora Convidada do Mestrado Integrado em Arquitetura, onde lecionou Sociedade e Arquitetura e Urbanismo II. Atualmente leciona Habitação e Modos de Habitar no Mestrado de Estudos Urbanos da FCSH/UNL e ISCTE.
A sua área de investigação é a habitação nas suas múltiplas dimensões, incluindo modos de habitar e modelos habitacionais urbanos, trajetórias residenciais, políticas públicas de habitação, mercado de habitação, alojamento local e transformações urbanas. É co-coordenadora do WG Southern European Housing da European Network for Housing Research (ENHR).
Participou como membro da equipa em seis projetos FCT sobre habitação e urbanismo e foi investigadora responsável do projeto FCT SIZA_3CITY – Habitação coletiva de Álvaro Siza: projetos, contextos e vivências (Porto–Lisboa–Nova Iorque) (2022–2024). Tem ainda colaborado em projetos internacionais, como InCITIES – Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities (HORIZON, 2022–2025) e COST Action European Middle Class Mass Housing (2019–2023). Foi investigadora convidada no Institut National d'études Démographiques (INED), em Paris.
É autora de diversas publicações e comunicações nacionais e internacionais, tendo recebido dois prémios para melhor tese de doutoramento (IHRU 2011 e André Jordan 2012). Coordena e organiza regularmente eventos científicos de âmbito nacional e internacional, incluindo o Blended Intensive Programme “Housing Solutions in the 21st Century Cities” (2024), com a participação de sete universidades europeias.
O seu trabalho destaca-se pela forte interdisciplinaridade, sobretudo com a arquitetura, e pela participação ativa no debate público sobre habitação, tanto nos media como como oradora convidada em conferências e debates.
English