| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Estágio em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Planeamento e Avaliação de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Intervenção em Contextos de Educação Não Formal - Princípios e Métodos | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Educação e Sociedade | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Intervenção em Contextos de Educação Não Formal - Princípios e Métodos | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Teorias Sociológicas Contemporâneas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Educação e Sociedade | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2022/2023 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2021/2022 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Sociologia da Educação | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
| 2018/2019 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Refletir e Agir sobre o Insucesso e Abandono Escolares | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
| 2017/2018 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2017/2018 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Sociologia da Educação | -- | Não |
| 2014/2015 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
| 2014/2015 | 2º | Sociologia da Educação | -- | Não |
| 2014/2015 | 1º | Sociedade Educativa | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2013/2014 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
| 2012/2013 | 2º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
| 2012/2013 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Não |
| 2011/2012 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Migrações, Mobilidade e Etnicidade]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (8)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Carla Sofia Monteiro | A Escola para filhos de Imigrantes à luz das políticas da Educação Inclusiva: um estudo caso no concelho de Odivelas | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Carla Sofia Felicio Monteiro Santos | A Escola para filhos de Imigrantes à luz das políticas da Educação Inclusiva: um estudo caso no concelho de Odivelas | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Augusto Gomes Barreto | A Construção do sucesso escolar nas zonas não urbanas da Guiné-Bissau - O caso de antigos alunos das escolas comunitárias da região de Bafatá | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Ana Maria Azinheira Runkel | Como os "andamentos" contam: Percursos da vida de jovens ao longo de 10 anos do projeto Orquestra Gração (Oeiras 2009 a 2019) | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Alexandra de Oliveira Portela | Inclusão escolar - modalidades de articulação de educação especial e os professores titulares de turma | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Teresa da Conceição Vicente da Silva | "Representações e Práticas dos Jovens Angolanos face ao VIH/SIDA: O Caso de Luanda." | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Liliana Filipa Alves Martins | De beneficiário a protagonista nas políticas públicas locais: avaliação da participação juvenil no Programa Escolhas | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Emivânia Viana Bezerra | Experiências e vivências dos alunos de origem imigrante brasileira na escolarização em Portugal: perspetivas, desafios e políticas de inclusão | Português | Em curso | Iscte | -- |
Dissertações de Mestrado (54)
Em curso (20)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Maria Gil Bispo | Motivações e expectativas para a inscrição em Cursos Profissionais, no município de Odivelas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Areolino Valerio Vaz | O valor social da educação na região de Bafata: a perspetiva dos jovens | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mariatu Mané e Mané | O abandono escolar da raparigas no 3º ciclo em Empada , Guiné-Bissau: Fatores familiares, escolares e comunitários | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Amália Maria Soeiro da Conceição Mendes | A experiência dos estudantes que ingressam tardiamente no ensino superior: análise de fatores estruturais, comunicacionais e pedagógicos. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Renata Samouqueiro Paixão de Oliveira Pimenta | Assistentes Operacionais nas organizações escolares: papéis, transformações e desafios | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Joana Francisca Ferreira de Amaral Gonçalves | Respostas de Alojamento diferenciadas para Requerentes de proteção Internacional: o caso do Projeto Be Hope | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maisa Té | A contribuição das comunidades locais para o acesso à educação: o caso das Escolas Comunitárias da Região de Biombo, Guiné-Bissau | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Rita Baptista Monteiro Ferreira de Carvalho | Trajetória depois da licenciatura | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Inês Fernandes Monteiro | O Insucesso escolar no 1º ciclo do ensino básico, na Guiné-Bissau: a perspetiva dos professores sobre as causas e os modos de o mitigar. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Samuel dos Santos Oliveira | PERCURSOS EDUCATIVOS E ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: O CASO DOS JOVENS DAS POPULAÇÕES ROMANI NA AMEIXOEIRA. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Bárbara Nicole Pinto | O impacto da educação na reinserção social de ex-reclusos:Um estudo de caso no Estabelecimento Prisional da Madeira | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Henrique Morgado Dolores Antunes | A participação em sala de aula, do ponto de vista dos alunos | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Camilla Oliveira Silva | "Representações sobre identidade de gênero e orientação sexual nos manuais de educação sexual do ensino secundário". | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Beatriz Gebalina Pereira Gomes Dias | O Eurocentrismo nos Manuais de Ciências Naturais. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Diana Carla Pires da Silva | Representações e práticas de participação das crianças no contexto escolar: um estudo de caso no ensino básico. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Sara Isabel Amaro da Horta Carvalho | Influência dos hábitos de estudo no sucesso escolar | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Bruno Alexandre Soares Godinho Pires | Gestão do percurso académico e vocacional | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Maria Leonor Guerra Duarte | Sobrelotação Habitacional: causas, experiências e consequências a partir da perspetiva de imigrantes residentes em Lisboa | Em curso | Iscte | -- | |
| Lisinaite Boa Morte de Carvalho Vaz | Válido para estudar? Inválido para trabalhar? Trajectórias de imigrantes são-tomenses no racismo institucional e duplo não-reconhecimento | Em curso | Iscte | -- | |
| Vitória Fernandes Melo | A influência da relação família-escola no desempenho escolar | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (34)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Filipa da Cunha Cardoso Veiga | A construção de projetos de futuro entre Menores Não Acompanhados em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Catarina dos Santos Teixeira | A diversidade cultural em contexto da educação pré-escolar: Conceções e práticas dos educadores de infância | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Sara Teixeira Douidy | Integração de Jovens Estrangeiros Não Acompanhados no sistema de promoção e proteção português: as práticas e os desafios | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Rita Alexandra Balasteiro Ruivo | As experiências de integração de crianças e jovens refugiados ucranianos no sistema educativo português | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Qin Yongjian | O impacto do estatuto socioeconómico familiar no desempenho escolar em Nanning, China: alunos do ensino secundário numa escola pública | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Ana Beatriz Coelho Teixeira | Uma casa dentro de uma mala: Impactos da Mobilidade nos Estudantes Madeirenses Deslocados | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Mariana Pereira Bragança | Educação em territórios de baixa densidade: expectativas escolares e aspirações profissionais de estudantes do ensino secundário | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Daniela Balby Santa Marta | Educação e socialização de Género de Jovens Raparigas em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Mafalda Villa de Freitas Azevedo Martins | Estudar em tempos (in)certos: jovens nos cursos de Educação e Formação de Adultos | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Maria Inês Violante dos Santos | Os Processos de Integração Escolar dos Descendentes de Imigrantes Portugueses em Inglaterra: Perspetivas de Estudantes e suas Famílias | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Ana Filipa Ramos Esteves | A Integração Escolar dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal: Medidas e Práticas | Inglês | Iscte | 2022 | 2023 |
| Ângela Cristina Semedo Rodrigues | A representação de personagens negras em livros infantis | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| David Branquinho Alves | "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Susana Isabel Barão Vital Rosa | AS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO JOVEM E O DESENVOLVIMENTO LOCAL | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| João Bernardo de Matos Fernandes Madeira Pires | Teatro, "Play" e Competências para a Vida - Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Deolinda Carla Hossi | Relação entre a escola e família dos alunos deslocados: um estudo de caso no ensino Artístico | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Madalena Louro Silva Ferreira | Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Mariana Rodrigues Simão | A educação no caminho do asilo: a resposta dos sistemas de ensino na integração das crianças refugiadas na Alemanha, França e Portugal | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Ana Sofia Mendes Nunes de Matos | Identidades no feminino: narrativas de jovens mulheres afrodescendentes | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Nutthamon Sitaprasertnand | Trabalho Social Escolar em Áreas Densas de Imigrantes da Amadora, Portugal e Gotemburgo, Suécia: Desafios de Alunos de Origem Imigrante e Perspectivas da Prática de Trabalho Social | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Ana Luísa dos Ramos Quaresma Alcântara | As Instituições Internacionais e São Tomé e Príncipe como parceiros na promoção da Educação. | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Alfa Umaru Si | Abandono Escolar Precoce. | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Carolina Anacleto Valente | Inclusão Escolar: as práticas e perspetivas dos professores do 1º ciclo. | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Diandra Solange Canhundo Caetano | A perspetiva dos Jovens Afrodescendentes do Ensino Secundário sobre o Racismo no Sistema Educativo Português | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Joana Maria Pinto Leite Varela Cid | CRIAR-TE - Criatividade ao Longo da Vida: Um projeto de Educação Não Formal | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Laurinda Mussache Prata da Costa | O Papel das ONGs na Integração de Imigrantes no Concelho de Almada: estudo de caso - AD SUMUS ? Associação de Imigrantes de Almada | Português | Iscte | 2018 | 2020 |
| Rafael Branco Cruz | Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela Natureza | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Maria Gomes Rasteiro do Amaral de Sousa | O efeito do perfil socioeconómico das famílias nos hábitos alimentares das crianças | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Auriza de Fátima Delgado Ramos | o (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: o caso dos alunos cabo-verdianos | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| João Laurindo da Cruz Nguengwe | Desigualdades sociais e insucesso escolar "O caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata-Angola" | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Ana Lúcia Mestre de Châtillon | Educação e Islamismo - a aprendizagem da religião muçulmana em contexto familiar. | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Alexandra de Oliveira Portela | "Educação Escolar Inclusiva" - Perspetivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais. | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Bárbara Domingues Rodrigues | Orientações Periféricas: uma etnografia dos mecanismos de orientação numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa | Português | Iscte | 2014 | 2016 |
| Cecília Jauca Tchiwila | Desiguldades Sociais, Desempenho e Expectativas Escolares e Profissionais dos Estudantes do Ensino Pré -Universitário: O caso dos alunos de uma Escola Privada e uma Escola Estatal no Huambo (angola) | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
English