Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2025/2026 Estágio em Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Sim
2025/2026 Sociologia da Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2025/2026 Planeamento e Avaliação de Educação e Formação -- Sim
2025/2026 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2025/2026 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2025/2026 Intervenção em Contextos de Educação Não Formal - Princípios e Métodos -- Sim
2025/2026 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia; Não
2025/2026 Dissertação em Educação e Sociedade Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2024/2025 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2024/2025 Desenho da Pesquisa Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2024/2025 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2024/2025 Intervenção em Contextos de Educação Não Formal - Princípios e Métodos -- Sim
2024/2025 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia; Não
2024/2025 Teorias Sociológicas Contemporâneas Licenciatura em Sociologia; Não
2024/2025 Dissertação em Educação e Sociedade Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2023/2024 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2023/2024 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2023/2024 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2022/2023 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2021/2022 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2020/2021 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2020/2021 Descendentes de Imigrantes e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2019/2020 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2019/2020 Sociologia da Educação -- Não
2019/2020 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2019/2020 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
2018/2019 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2018/2019 Refletir e Agir sobre o Insucesso e Abandono Escolares -- Não
2018/2019 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
2017/2018 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2017/2018 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Sim
2016/2017 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2015/2016 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2015/2016 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Sim
2015/2016 Sociologia da Educação -- Não
2014/2015 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
2014/2015 Sociologia da Educação -- Não
2014/2015 Sociedade Educativa Mestrado em Educação e Sociedade; Não
2013/2014 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
2012/2013 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
2012/2013 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Não
2011/2012 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Não
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (8)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Carla Sofia Monteiro A Escola para filhos de Imigrantes à luz das políticas da Educação Inclusiva: um estudo caso no concelho de Odivelas Português Em curso Iscte 2023
Carla Sofia Felicio Monteiro Santos A Escola para filhos de Imigrantes à luz das políticas da Educação Inclusiva: um estudo caso no concelho de Odivelas Português Em curso Iscte 2024
Augusto Gomes Barreto A Construção do sucesso escolar nas zonas não urbanas da Guiné-Bissau - O caso de antigos alunos das escolas comunitárias da região de Bafatá Português Em curso Iscte 2023
Ana Maria Azinheira Runkel Como os "andamentos" contam: Percursos da vida de jovens ao longo de 10 anos do projeto Orquestra Gração (Oeiras 2009 a 2019) Português Em curso Iscte 2022
Alexandra de Oliveira Portela Inclusão escolar - modalidades de articulação de educação especial e os professores titulares de turma Português Em curso Iscte 2022
Teresa da Conceição Vicente da Silva "Representações e Práticas dos Jovens Angolanos face ao VIH/SIDA: O Caso de Luanda." Português Em curso Iscte 2022
Liliana Filipa Alves Martins De beneficiário a protagonista nas políticas públicas locais: avaliação da participação juvenil no Programa Escolhas Português Em curso Iscte --
Emivânia Viana Bezerra Experiências e vivências dos alunos de origem imigrante brasileira na escolarização em Portugal: perspetivas, desafios e políticas de inclusão Português Em curso Iscte --
Dissertações de Mestrado (54)
Em curso (20)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Ana Maria Gil Bispo Motivações e expectativas para a inscrição em Cursos Profissionais, no município de Odivelas Em curso Iscte 2025
Areolino Valerio Vaz O valor social da educação na região de Bafata: a perspetiva dos jovens Em curso Iscte 2025
Mariatu Mané e Mané O abandono escolar da raparigas no 3º ciclo em Empada , Guiné-Bissau: Fatores familiares, escolares e comunitários Em curso Iscte 2025
Amália Maria Soeiro da Conceição Mendes A experiência dos estudantes que ingressam tardiamente no ensino superior: análise de fatores estruturais, comunicacionais e pedagógicos. Em curso Iscte 2025
Renata Samouqueiro Paixão de Oliveira Pimenta Assistentes Operacionais nas organizações escolares: papéis, transformações e desafios Em curso Iscte 2025
Joana Francisca Ferreira de Amaral Gonçalves Respostas de Alojamento diferenciadas para Requerentes de proteção Internacional: o caso do Projeto Be Hope Em curso Iscte 2025
Maisa Té A contribuição das comunidades locais para o acesso à educação: o caso das Escolas Comunitárias da Região de Biombo, Guiné-Bissau Em curso Iscte 2025
Rita Baptista Monteiro Ferreira de Carvalho Trajetória depois da licenciatura Em curso Iscte 2025
Inês Fernandes Monteiro O Insucesso escolar no 1º ciclo do ensino básico, na Guiné-Bissau: a perspetiva dos professores sobre as causas e os modos de o mitigar. Em curso Iscte 2025
Samuel dos Santos Oliveira PERCURSOS EDUCATIVOS E ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: O CASO DOS JOVENS DAS POPULAÇÕES ROMANI NA AMEIXOEIRA. Em curso Iscte 2025
Bárbara Nicole Pinto O impacto da educação na reinserção social de ex-reclusos:Um estudo de caso no Estabelecimento Prisional da Madeira Português Entregue Iscte 2025
Henrique Morgado Dolores Antunes A participação em sala de aula, do ponto de vista dos alunos Em curso Iscte 2025
Camilla Oliveira Silva "Representações sobre identidade de gênero e orientação sexual nos manuais de educação sexual do ensino secundário". Inglês Entregue Iscte 2024
Beatriz Gebalina Pereira Gomes Dias O Eurocentrismo nos Manuais de Ciências Naturais. Em curso Iscte 2024
Diana Carla Pires da Silva Representações e práticas de participação das crianças no contexto escolar: um estudo de caso no ensino básico. Em curso Iscte 2024
Sara Isabel Amaro da Horta Carvalho Influência dos hábitos de estudo no sucesso escolar Em curso Iscte 2024
Bruno Alexandre Soares Godinho Pires Gestão do percurso académico e vocacional Em curso Iscte 2024
Maria Leonor Guerra Duarte Sobrelotação Habitacional: causas, experiências e consequências a partir da perspetiva de imigrantes residentes em Lisboa Em curso Iscte --
Lisinaite Boa Morte de Carvalho Vaz Válido para estudar? Inválido para trabalhar? Trajectórias de imigrantes são-tomenses no racismo institucional e duplo não-reconhecimento Em curso Iscte --
Vitória Fernandes Melo A influência da relação família-escola no desempenho escolar Em curso Iscte --
Terminadas (34)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Filipa da Cunha Cardoso Veiga A construção de projetos de futuro entre Menores Não Acompanhados em Portugal Português Iscte 2024 2025
Catarina dos Santos Teixeira A diversidade cultural em contexto da educação pré-escolar: Conceções e práticas dos educadores de infância Português Iscte 2024 2025
Sara Teixeira Douidy Integração de Jovens Estrangeiros Não Acompanhados no sistema de promoção e proteção português: as práticas e os desafios Português Iscte 2024 2025
Rita Alexandra Balasteiro Ruivo As experiências de integração de crianças e jovens refugiados ucranianos no sistema educativo português Português Iscte 2023 2024
Qin Yongjian O impacto do estatuto socioeconómico familiar no desempenho escolar em Nanning, China: alunos do ensino secundário numa escola pública Português Iscte 2023 2024
Ana Beatriz Coelho Teixeira Uma casa dentro de uma mala: Impactos da Mobilidade nos Estudantes Madeirenses Deslocados Português Iscte 2024 2024
Mariana Pereira Bragança Educação em territórios de baixa densidade: expectativas escolares e aspirações profissionais de estudantes do ensino secundário Português Iscte 2024 2024
Daniela Balby Santa Marta Educação e socialização de Género de Jovens Raparigas em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja Português Iscte 2023 2023
Mafalda Villa de Freitas Azevedo Martins Estudar em tempos (in)certos: jovens nos cursos de Educação e Formação de Adultos Português Iscte 2022 2023
Maria Inês Violante dos Santos Os Processos de Integração Escolar dos Descendentes de Imigrantes Portugueses em Inglaterra: Perspetivas de Estudantes e suas Famílias Português Iscte 2022 2023
Ana Filipa Ramos Esteves A Integração Escolar dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal: Medidas e Práticas Inglês Iscte 2022 2023
Ângela Cristina Semedo Rodrigues A representação de personagens negras em livros infantis Português Iscte 2021 2023
David Branquinho Alves "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. Português Iscte 2022 2023
Susana Isabel Barão Vital Rosa AS POLÍTICAS MUNICIPAIS DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO JOVEM E O DESENVOLVIMENTO LOCAL Português Iscte 2022 2022
João Bernardo de Matos Fernandes Madeira Pires Teatro, "Play" e Competências para a Vida - Análise etnográfica de duas turmas de uma escola em Lisboa Português Iscte 2021 2022
Deolinda Carla Hossi Relação entre a escola e família dos alunos deslocados: um estudo de caso no ensino Artístico Português Iscte 2021 2022
Madalena Louro Silva Ferreira Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos Português Iscte 2020 2022
Mariana Rodrigues Simão A educação no caminho do asilo: a resposta dos sistemas de ensino na integração das crianças refugiadas na Alemanha, França e Portugal Português Iscte 2020 2022
Ana Sofia Mendes Nunes de Matos Identidades no feminino: narrativas de jovens mulheres afrodescendentes Português Iscte 2020 2021
Nutthamon Sitaprasertnand Trabalho Social Escolar em Áreas Densas de Imigrantes da Amadora, Portugal e Gotemburgo, Suécia: Desafios de Alunos de Origem Imigrante e Perspectivas da Prática de Trabalho Social Inglês Iscte 2021 2021
Ana Luísa dos Ramos Quaresma Alcântara As Instituições Internacionais e São Tomé e Príncipe como parceiros na promoção da Educação. Português Iscte 2021 2021
Alfa Umaru Si Abandono Escolar Precoce. Português Iscte 2021 2021
Carolina Anacleto Valente Inclusão Escolar: as práticas e perspetivas dos professores do 1º ciclo. Português Iscte 2020 2021
Diandra Solange Canhundo Caetano A perspetiva dos Jovens Afrodescendentes do Ensino Secundário sobre o Racismo no Sistema Educativo Português Português Iscte 2019 2020
Joana Maria Pinto Leite Varela Cid CRIAR-TE - Criatividade ao Longo da Vida: Um projeto de Educação Não Formal Português Iscte 2019 2020
Laurinda Mussache Prata da Costa O Papel das ONGs na Integração de Imigrantes no Concelho de Almada: estudo de caso - AD SUMUS ? Associação de Imigrantes de Almada Português Iscte 2018 2020
Rafael Branco Cruz Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela Natureza Português Iscte 2019 2019
Maria Gomes Rasteiro do Amaral de Sousa O efeito do perfil socioeconómico das famílias nos hábitos alimentares das crianças Português Iscte 2018 2019
Auriza de Fátima Delgado Ramos o (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: o caso dos alunos cabo-verdianos Português Iscte 2018 2019
João Laurindo da Cruz Nguengwe Desigualdades sociais e insucesso escolar "O caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata-Angola" Português Iscte 2017 2018
Ana Lúcia Mestre de Châtillon Educação e Islamismo - a aprendizagem da religião muçulmana em contexto familiar. Português Iscte 2018 2018
Alexandra de Oliveira Portela "Educação Escolar Inclusiva" - Perspetivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais. Português Iscte 2016 2017
Bárbara Domingues Rodrigues Orientações Periféricas: uma etnografia dos mecanismos de orientação numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa Português Iscte 2014 2016
Cecília Jauca Tchiwila Desiguldades Sociais, Desempenho e Expectativas Escolares e Profissionais dos Estudantes do Ensino Pré -Universitário: O caso dos alunos de uma Escola Privada e uma Escola Estatal no Huambo (angola) Português Iscte 2014 2015