Referências nos Media
TVI
Análise - TVI
Imposto aos lucros extraordinários dos bancos
Mais de 400 milhões de euros era o que Portugal poderia arrecadar, se seguisse o exemplo de Itália e aplicasse o imposto aos lucros extraordinários dos bancos. Declarações de Sandro Mendonça, Iscte Business School.
Jornal Económico
Mobilidade entre os desafios para o próximo Executivo da Madeira
O subsídio de mobilidade é um dos temas mais reclamados pelos madeirenses.  
Opinião - CNN
Mais uma reunião no Banco Central Europeu e mais tensão no ar. Atividade económica num abrandamento precipitado e inflação persistente.     
Propostas da CIP são “interessantes” e uma “dádiva aos trabalhadores” mas Governo deve recusar, dizem economistas
Exame
Artigo - Exame
Medidas para o novo ciclo político
O Orçamento do Estado tem aprovação garantida, mas, depois disso, há uma nuvem de incerteza que só as eleições podem dissipar. Com o fim de uma era política, pedimos a mais de 30 personalidades para apontarem uma medida a ter em conta pelo próximo Executivo. Sandro Mendonça / Professor do ISCTE: Constitua-se de imediato um Grupo de Missão Interministerial, para resgatar o polo de Sines da ambiguidade em que se viu mergulhado. 
CNN
Análise - CNN
Análise à crise na Farfetch
Análise de Sandro Mendonça, economista e professor do ISCTE Business School, à crise na Farfetch.
Análise - CNN
Sandro Mendonça, economista e professor no ISCTE, analisa a situação da Farfetch. O especialista alerta para os problemas do "virtualismo da economia enquanto modelo de negócio". E explica que a valorização da Farfetch foi feita com endividamento.
Negócios
Análise - Negócios
Política, salários, custos c PRR preocupam decisores
Depois do máximo de 167 respostas obtidas no ano passado, desta vez foram 173 os responsáveis de empresas e instituições ligadas à eco nomia que no final do ano passado aceitaram participar no inquérito do Negócios sobre as suas expecta tivas para 2024. Grande parte dosdecisores confessa dificuldades devido à crise política e pouca esperança que as eleições legislativas de março tragam uma solução de esta- bilidade. Inclui a opinião de Sandro Mendonça, Iscte.
Jornal Económico
Zona de rebentação - Alemanha amarrada
A Alemanha já bateu todos os recordes em termos de Ajudas de Estado, caminho antes visto como predatório no Mercado Único.
Jornal Económico
Zona de Rebentação: Invisibilidade artificial
As tecnologias fundacionais" sacodem o mundo. Nos EUA, a Casa Branca emitiu uma ordem executiva sobre Inteligência Artificial (IA) segura e confiável.
Jornal Económico
Zona de rebentação - Militarismo keynesiano
Palavras do Comissário Thierry Breton esta semana. 11 de Março de 2024: “Todos mobilizados com vista a uma ‘economia de guerra' na nossa indústria de defesa." 
"A regulação está em grande mudança", disse hoje Sandro Mendonça, professor da ISCTE-Business School 
Jornal Económico
Zona de rebentação: Pluralismo homogeneizado
A liberdade de expressão numa sociedade de mercado sempre foi uma “commodity” regulada, sobretudo nesse mundo anglo-saxónico que tipicamente se auto-institui como referente nestas matéria
Jornal Económico
50 anos de Democracia, conquistas e desafios
25 de abril de 2024 - É tempo de balanço para a democracia que agora celebra cinco décadas. Levou tempo a amadurecer. É um processo inacabad, mas as conquistas foram imensas. é também hora de pensar no futuro, olhando para o país que hoje somos.
Jornal Económico
Zona de rebentação: armadilha tecnológica
A UE conseguiu colocar-se a par dos EUA com 2% do orçamento público afecto à Investigação e Desenvolvimento, porém a especialização das suas maiores empresas persiste em áreas como o material de transporte (sector automóvel) e química (tradicional)
Jornal de Notícias
Zona de rebentação: Concentração centralizadora
Actualmente, começa a haver um novo mantra: têm sido tantas as regras e normazinhas que brotam da cornucópia europeia que, depois, as empresas se embaraçam e não conseguem crescer.
Notícia - Iscte
“A propriedade intelectual sobre dados tem sido colocada em segundo lugar. As grandes tecnológicas são subsidiadas por essa matéria-prima [dados] que recolhem a um custo muito abaixo do seu valor”, disse Sandro Mendonça num painel sobre transformação digital na conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), hoje em Lisboa.
Público
Notícia - Público
Concorrência Concentração bancária é motivo de preocupação
Para o professor de Economia do Iscte Sandro Mendonça, a União Europeia (UE) tentar ganhar escala pela flexibilização da política da concorrência e por concentrações de empresas é um risco...
Estudo revela que UE e Japão lideraram a inovação nesta área entre 2011 e 2022, com 22% das patentes, seguidos dos EUA, com 20%. Mas quota chinesa subiu de 7% em 2013 para 25% em 2022, superando a UE. Ligação nacional aos "grandes protagonistas" chineses pode ser uma oportunidade. Sandro Mendonça é o responsável pelo estudo "Patentes para redes elétricas melhoradas", elaborado pela OEP e pela Agência Internacional da Energia (AIE), que hoje é divulgado.