Sérgio de Almeida Matos, nascido a 3 de novembro de 1981, natural de Torres Vedras, licenciou-se, em regime pré-Bolonha, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, em 2004. Em 2005, obteve, pelo mesmo instituto, o grau de Mestre (regime pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Em 2010, terminou o programa de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a classificação de muito bom com distinção.
A sua atividade de docência iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 como monitor do departamento de engenharia eletrotécnica e computadores (DEEC) do IST. Em 2009 foi contratado como professor auxiliar convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo lecionado várias unidades curriculares (UCs) do Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação (DCTI). Desde 2012 é Professor Auxiliar do DCTI tendo obtido a nomeação definitiva em 2017. É coordenador das UCs Eletromagnetismo e Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas desde o ano letivo de 2013/2014. Foi coorientador de duas dissertações de mestrado e de uma tese de doutoramento no IST, tendo esta última sido distinguida com o Prémio Professor Abreu Faro. No ISCTE-IUL foi orientador de uma dissertação de mestrado. Atualmente, está a orientar uma tese de doutoramento (desde 2016) e de uma dissertação de mestrado (desde 2018) no ISCTE-IUL.
Integra, desde 2004, o grupo de investigação de Rádio, Micro-ondas e Ondas Milimétricas do Instituto de Telecomunicações (IT). É também investigador integrado na delegação IT-IUL no grupo de antenas e propagação. Tem vindo a publicar vários trabalhos de investigação em diversas áreas da física e das telecomunicações, estando a sua atual investigação centrada no desenvolvimento de antenas para ondas milimétricas no âmbito das novas gerações de comunicações via satélite e moveis (5G). Durante a sua atividade de investigação publicou 17 artigos em revista internacionais e 64 comunicações em atas de congressos internacionais. É investigador nuclear de dois projetos nacionais financiados pela FCT e num projeto internacional financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA-ESTEC). Foi também delegado nacional em duas ações COST. Tem ainda experiência como membro de organização de uma conferência, estando atualmente contratado pela EurAAP na gestão da plataforma EDAS para a organização da conferência EUCAP2019. É ainda membro fundador do capítulo de instrumentação e medida português do IEEE. Desempenha com regularidade funções de revisor para várias revistas na área de antenas.