| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Laboratório em Estudos Urbanos | Mestrado em Estudos Urbanos; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Metodologias em Estudos Urbanos | Mestrado em Estudos Urbanos; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2024/2025 | 1º | Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Seminário de Investigação | Mestrado em Governação e Sustentabilidade do Mar; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Estatística e Análise de Dados II | Licenciatura em Psicologia; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Estatística e Análise de Dados II | Licenciatura em Psicologia; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Modernidade e Questão Social | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2011/2012 | 2º | Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial | Licenciatura em Ciência Política; | Não |
| 2011/2012 | 1º | Análise de Dados em Ciências Sociais - Descritiva | Licenciatura em Ciência Política; | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Migrações, Mobilidade e Etnicidade]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (6)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Takayasu Goto | The identify of younger generations of Timorese Chinese in relation to Timor-Lester´s National Identify and Indonesia | Inglês | Em curso | Iscte | 2024 |
| Sara Margarida Reis | O uso das plataformas das redes digitais na inclusão de emigrantes portugueses na Coreia do Sul e em Macau | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Daniel Reis Lima Mendes da Silva | Identidade judaica sefardita e a lei de nacionalidade: do cristão-novo ao "novo português" | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Dora Isabel Martins Pereira | A educação Socioeducativa de crianças de origem imigrante em escolas de 1.º Ciclo: práticas de educação artística no ensino Português como Língua não materna | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Renata Rodrigues Carone | Os professores do ensino secundário como streel-level bureaucrats: Implementação de políticas educativas no distrito de Lisboa. | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| shuyu liu | Staying or going back? Transnational Aging and Retirement Aspirations of Chinese Migrants in Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Dissertações de Mestrado (14)
Em curso (8)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Chinelo Gloria Nweke | Navegando fronteiras: trajetórias migratórias e experiências de estudantes nigerianos em Portugal. | Inglês | Entregue | Iscte | 2025 |
| Lakmina Jesmin Soma | O debate sobre a proibição da burca em Portugal: segurança nacional, igualdade de género e liberdade religiosa | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Marcela Mareli Marcelo Tolentino | Failed Crossing, Forced Settlement: Migration Dynamics Shaping Mexico as a Destination Country | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Olga Iakhina | A mudança de localização. Como os migrantes russos altamente qualificados reconstruíram o capital e a agência em Portugal após 2022. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jun Pan | Extensão do desperdício cerebral, factores que contribuem e consequências para os imigrantes chineses altamente qualificados residentes em Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Sujina Nakarmi | Explorar as diferenças entre o casamento em países do Sul da Ásia e da Europa | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Juliana Sofia Da Silva Matias | A integração da comunidade Indiana em Portugal | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Nataliia Troshchenkova | A influência da migração na identidade | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (6)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Daria Ospishcheva | Praticar a cidadania ao emigrar: atos políticos, éticos e estéticos entre emigrantes russos pós-2022 | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Maria Amaral de Freitas dos Santos e Sousa | "A inclusão de crianças refugiadas no sistema educativo português: uma análise de políticas e práticas" | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Rafael Goldani Rosa | Viver em suspensão: a manifestação de interesse e os desafios daimigração brasileira em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Cristina Borges Lopes Leal | Falsificação de documentos na imigração para Portugal: uma análise com enfoque nas políticas públicas | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Oceana da Silva Ferreira | A "Lei do Retorno" Portuguesa: Reparação Seletiva e Instrumentalização Diplomática | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Margarida Reis Carvalho Miranda Rosa | Discriminação Étnica e Racial contra a População Chinesa em Portugal antes e durante a Emergência da COVID-19 | Inglês | Iscte | 2021 | 2023 |
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| David Fati | Trajectórias Familiares e Vivências Escolares: Projectos de vida e processos identitários nos descendentes de imigrantes guineenses na Escola Secundária | Português | ISCSP - Universidade de Lisboa | -- | 2016 |
| Inês Raquel Freixo Caroço | Sexualidade e Cosmopolitismo no Programa Erasmus | Português | Universidade Nova de Lisboa | -- | 2014 |
English