WED PT - Elites in Portugal
WED PT – Elites in Portugal is a research project inscribed in the World Elite Database (https://worldelitedatabase.org/), which is a cooperative data and analysis project led by researchers on elite populations across the world. We are an international consortium of scholars from Chile, China, Denmark, Italy, France, Finland, Germany, Norway, Poland, Portugal, Russia, Sweden, Switzerland, the United Kingdom, and the USA, but with the purpose of expanding to more countries worldwide. We work together to develop a new standardized data regime to study and share data about elites. Our aim is to solve the problem of comparability and heterogeneity in the study of national power structures, and to foster a cooperative community of scholars interested in studying elite populations systematically. Having in mind this international approach, “WED PT – Elites in Portugal” also has the objective of deepening the study of elites in Portugal, and for that will mobilize the theoretical and methodological instruments for historical and contemporary challenges that the study of elites entails for better understanding inequalities, class, values, democracy, economic growth, development, and social well-being.
Informação do Projeto
2023-11-21
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Inovação para Empreendedorismo Social
) O projeto iNSPIRE Social Entrepreneurs Network (iNSPIRE) criará um HUB de aprendizagem inspirador, baseado na identificação de lições transferíveis do ambiente de aprendizagem formal e informal para apoiar o desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo social em vários países europeus (Turquia , Portugal, Irlanda, França e Bélgica).
A Irlanda e a Bélgica já possuem uma importante experiência em empreendedorismo social e contribuirão para a criação de uma forte parceria para apoiar e desenvolver um cluster social europeu. Evidências da Irlanda e da Bélgica mostram que o empreendedorismo social demonstra um grande potencial para o crescimento do emprego. O objetivo do iNSPIRE é melhorar as competências dos empreendedores sociais e aumentar o potencial de criação de empresas sociais. O projeto envolverá diversas partes interessadas no diálogo e na cooperação, incluindo associações sem fins lucrativos, universidades, empresas de formação, organizações de inovação social, centros de investigação e organismos públicos. Capturará a experiência, incluindo mecanismos de aprendizagem, abordagens de gestão e competências em rede de outros projetos na área social, desenvolvidos principalmente pelos parceiros, por exemplo, capacitação.
Informação do Projeto
2021-11-01
2023-10-31
Parceiros do Projeto
Health and Economic Growth
Este projecto de investigação centra-se no estudo das relações existentes entre saúde e crescimento económico. Pretende-se estudar teórica e empiricamente o impacto da saúde na acumulação de capital humano e, através deste canal, no crescimento económico e na riqueza. A literatura tem avançado na disponibilização de informação sobre a relação entre saúde e crescimento económico e saúde e riqueza (Bloom et al., 2000; 2001; 2004; 2005; Van Zon and Muysken, 2000; Weil, 2005), mas há ainda um vasto trabalho a realizar.
Se o capital humano é frequentemente identificado estritamente com educação1 em anos recentes o pape! da saúde tem sido reconhecido enquanto factor chave do capital humano (UNDP 2008). Após a análise de Mankiw, Romer e Weil (1992), uma vasta literatura sobre crescimento económico reconheceu a importância de factores como a saúde e a nutrição, contribuindo assim para ampliar o conceito de capital humano. Bons níveis de saúde aumentam o nível de capital humano, o que por sua vez tem um efeito positivo na produtividade individual e nas taxas de crescimento económico. Níveis mais elevados de saúde aumentam a produtividade da força de trabalho ao reduzirem a incapacidade, a debilidade, e o número de dias de absentismo por doença, aumentando as oportunidades que um indivíduo tem de obter uma melhor remuneração. Adicionalmente, bons níveis de saúde ajudam a obter níveis acrescidos de educação ao aumentarem os níveis de escolaridade e de desempenho escolar. Há ainda um efeito positivo de tipo "spillover" na medida em que recursos que seríam utilizados no tratamento dos díferentes problemas associados a falta de saúde, podem ser disponibilizados para utilizações alternativas ou a atenuar outras externalidades negativas como a pobreza de uma nação.Dada a importância da saúde, a sustentabilidade do financiamento do sector de saúde tem sido um tema central para investigadores e decisores de política. Os sistemas de saúde geridos pelo sect...
Informação do Projeto
2010-03-01
2013-08-31
Parceiros do Projeto