Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2024/2025 | 2º | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2024/2025 | 2º | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2024/2025 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2024/2025 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2024/2025 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2024/2025 | 1º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2024/2025 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2023/2024 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2023/2024 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2023/2024 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2023/2024 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2023/2024 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2022/2023 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2022/2023 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 2º | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2022/2023 | 2º | Dissertação em Educação e Sociedade | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
2022/2023 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2022/2023 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2022/2023 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2022/2023 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2021/2022 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2021/2022 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2021/2022 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2021/2022 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2021/2022 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2021/2022 | 1º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2021/2022 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2021/2022 | 1º | Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2020/2021 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2020/2021 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2020/2021 | 2º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2020/2021 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2020/2021 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2020/2021 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2020/2021 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
2019/2020 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Não |
2019/2020 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2019/2020 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Não |
2019/2020 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 1º | Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo | Doutoramento em Políticas Públicas; | Sim |
2019/2020 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2018/2019 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; | Sim |
2018/2019 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2018/2019 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
2018/2019 | 1º | Estágio em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Sim |
Cocoordenadora
Educação e Ciência
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Educação e Ciência ]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (10)
Em curso (8)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Rachel Pereira Rabelo | Atratividade da Carreira Docente: uma análise das políticas educativas para a profissão docente no Brasil no pós 1988 | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Sónia Isabel de Sá das Neves | Atrair e reter professores nos sistemas educativos europeus: uma análise comparativa de políticas públicas | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Maria Helena Viegas Batista Roque dos Santos Nunes | Implementação de Qualificações em Resultados de Aprendizagem(RA) no Sistema Educativo Formativo Português - Ensiono Profissional | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
André Augusto Andrade | Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha | A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Orlando Eduardo Capellão Martins | A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Gabriel das Neves Cipriano | Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Ísis Álvares Capucha | Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Terminadas (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Francisco Armando Bilima Té | A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015. | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2024 |
Martinho Bangula Katúmua | O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela) | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Dissertações de Mestrado (46)
Em curso (13)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Rodrigo Roque dos Reis | A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário | Entregue | ISCTE-IUL | 2023 | |
Marina Galvão Kovács | Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba? | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Olívia António Mendes | Insucesso e abandono escolar entre as raparigas na Guiné-Bissau: estudo no setor de Nhacra, região de Oio. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Fernanda de Lemos | Projeto: Oficinas de Aprendizagem | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Pedro Manuel Gomes | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS UNIVERSIDADES NA GUINÉ-BISSAU: PROCESSOS FORMATIVOS E INSERÇÂO PROFISSIONAL DOS DIPLOMADOS | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Marcolino Elias Vasconcelos | Formação inicial de professores: caso da Escola DNS/Bachil na Guiné Bissau | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Nuno Manuel Salvado de Brito | A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Gimiralda Gomes Sané | Consequências de abandono escolar | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Lídia Alves Cardoso | Educação Profissional - razões da sua escolha | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Francisco Costa Figueira Garcez Palha | Transição Digital e Educação Inclusiva: Políticas de Educação no Período Pós-Pandemia | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Soares Vicente Mendes | A descentralização de administração educacional: um caminho para a autonomia e democratização do sistema educativo na Guiné-Bissau | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Elisabete Maria de Almeida Mota | Utilização de telemóveis nas escolas - município de Almada. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva | Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 |
Terminadas (33)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado | Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidadesde conciliação | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2024 |
Joana Marques Castanheira | O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19. | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Mamadú Saliu Djaló | Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicialUm estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba) | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Paula Susana Ferreira de Oliveira | Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Helena Simba Bumba | O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Noa Miguel da Silva Simões | Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Miguel Cameselle Madeira | Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial? | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Noemia Armando Monteiro | Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Manuel David Faustino | Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Rui Alexandre Vicente dos Santos | O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2021 |
Mussa Barri | Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque | Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2021 |
Hugo Gonzaga Parente Miguel | Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Ísis Álvares Capucha | Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Gabriel das Neves Cipriano | As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar. | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil | Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Ana Rita da Costa Prelhaz | A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Pedro Miguel Soares Ferreira | Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro | Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira | Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso. | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Ondina Leonor da Silva Castanheira | A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Mafalda Cristina Silva Ferreira | Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
João Daniel Gonçalves Guerra | Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Joaquim Nhanganga Tyombe | Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva | Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Adilson Jorge Pires Brites | Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala | Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Daniel de Barros Salvaleque de Brito | A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Martinho Bangula Katúmua | A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Silvia Suzete Brito Rocha | A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz | Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel | As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro | Directores e Liderança: perfis em contexto escolar | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2013 |
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Hugo Carvalho Pires | DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Patrícia Natividade Antunes Paiva | A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL | Português | ISCTE-IUL | -- | 2019 |
Ivone Margarida Marques da Silva Patrício | "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Sofia Pimenta Queiroz Valerio | O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |