Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2024/2025 Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2024/2025 Sociologia da Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2024/2025 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2024/2025 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2024/2025 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2024/2025 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2023/2024 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2023/2024 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2023/2024 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2023/2024 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2023/2024 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2023/2024 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2023/2024 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2022/2023 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2022/2023 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2022/2023 Sociologia da Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2022/2023 Dissertação em Educação e Sociedade Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2022/2023 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2022/2023 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2022/2023 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2022/2023 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2021/2022 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2021/2022 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2021/2022 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2021/2022 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2021/2022 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2021/2022 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2021/2022 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2020/2021 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2020/2021 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2020/2021 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2020/2021 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2020/2021 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2020/2021 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2019/2020 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2019/2020 Dissertação em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Não
2019/2020 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2019/2020 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2019/2020 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2019/2020 Dissertação em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Não
2019/2020 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2019/2020 Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo Doutoramento em Políticas Públicas; Sim
2019/2020 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2018/2019 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Curso de Especialização em Sociologia da Educação; Sim
2018/2019 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); Sim
2018/2019 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2018/2019 Estágio em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (10)
Em curso (8)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Rachel Pereira Rabelo Atratividade da Carreira Docente: uma análise das políticas educativas para a profissão docente no Brasil no pós 1988 Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Sónia Isabel de Sá das Neves Atrair e reter professores nos sistemas educativos europeus: uma análise comparativa de políticas públicas Português Em curso ISCTE-IUL 2024
Maria Helena Viegas Batista Roque dos Santos Nunes Implementação de Qualificações em Resultados de Aprendizagem(RA) no Sistema Educativo Formativo Português - Ensiono Profissional Português Em curso ISCTE-IUL 2022
André Augusto Andrade Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Orlando Eduardo Capellão Martins A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Gabriel das Neves Cipriano Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Ísis Álvares Capucha Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Francisco Armando Bilima Té A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015. Português ISCTE-IUL 2020 2024
Martinho Bangula Katúmua O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela) ISCTE-IUL 2015 2017
Dissertações de Mestrado (46)
Em curso (13)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Rodrigo Roque dos Reis A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário Entregue ISCTE-IUL 2023
Marina Galvão Kovács Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba? Entregue ISCTE-IUL 2024
Olívia António Mendes Insucesso e abandono escolar entre as raparigas na Guiné-Bissau: estudo no setor de Nhacra, região de Oio. Em curso ISCTE-IUL 2024
Fernanda de Lemos Projeto: Oficinas de Aprendizagem Em curso ISCTE-IUL 2024
Pedro Manuel Gomes FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS UNIVERSIDADES NA GUINÉ-BISSAU: PROCESSOS FORMATIVOS E INSERÇÂO PROFISSIONAL DOS DIPLOMADOS Em curso ISCTE-IUL 2024
Marcolino Elias Vasconcelos Formação inicial de professores: caso da Escola DNS/Bachil na Guiné Bissau Em curso ISCTE-IUL 2024
Nuno Manuel Salvado de Brito A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. Em curso ISCTE-IUL 2024
Gimiralda Gomes Sané Consequências de abandono escolar Em curso ISCTE-IUL 2024
Ana Lídia Alves Cardoso Educação Profissional - razões da sua escolha Em curso ISCTE-IUL 2024
Francisco Costa Figueira Garcez Palha Transição Digital e Educação Inclusiva: Políticas de Educação no Período Pós-Pandemia Entregue ISCTE-IUL 2024
Soares Vicente Mendes A descentralização de administração educacional: um caminho para a autonomia e democratização do sistema educativo na Guiné-Bissau Entregue ISCTE-IUL 2024
Elisabete Maria de Almeida Mota Utilização de telemóveis nas escolas - município de Almada. Em curso ISCTE-IUL 2024
Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional Em curso ISCTE-IUL 2024
Terminadas (33)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidadesde conciliação Português ISCTE-IUL 2020 2024
Joana Marques Castanheira O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19. Inglês ISCTE-IUL 2021 2023
Mamadú Saliu Djaló Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicialUm estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba) Português ISCTE-IUL 2021 2023
Paula Susana Ferreira de Oliveira Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET Português ISCTE-IUL 2021 2023
Helena Simba Bumba O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom. Português ISCTE-IUL 2021 2023
Noa Miguel da Silva Simões Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes Português ISCTE-IUL 2023 2023
Miguel Cameselle Madeira Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial? Português ISCTE-IUL 2021 2022
Noemia Armando Monteiro Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados Português ISCTE-IUL 2021 2022
Manuel David Faustino Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela Português ISCTE-IUL 2021 2022
Rui Alexandre Vicente dos Santos O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho Português ISCTE-IUL 2018 2021
Mussa Barri Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico Português ISCTE-IUL 2020 2021
Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal Português ISCTE-IUL 2019 2021
Hugo Gonzaga Parente Miguel Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico Inglês ISCTE-IUL 2018 2019
Ísis Álvares Capucha Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora Português ISCTE-IUL 2018 2019
Gabriel das Neves Cipriano As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar. Inglês ISCTE-IUL 2018 2019
Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL Inglês ISCTE-IUL 2018 2019
Ana Rita da Costa Prelhaz A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha Português ISCTE-IUL 2016 2017
Pedro Miguel Soares Ferreira Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado. Português ISCTE-IUL 2016 2017
Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção Português ISCTE-IUL 2015 2017
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso. Português ISCTE-IUL 2015 2017
Ondina Leonor da Silva Castanheira A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional Português ISCTE-IUL 2015 2016
Mafalda Cristina Silva Ferreira Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste Português ISCTE-IUL 2015 2016
João Daniel Gonçalves Guerra Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School Português ISCTE-IUL 2015 2016
Joaquim Nhanganga Tyombe Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi Português ISCTE-IUL 2015 2016
Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal Português ISCTE-IUL 2014 2016
Adilson Jorge Pires Brites Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo Português ISCTE-IUL 2014 2015
Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola Português ISCTE-IUL 2014 2015
Daniel de Barros Salvaleque de Brito A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba Português ISCTE-IUL 2013 2014
Martinho Bangula Katúmua A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL Português ISCTE-IUL 2013 2014
Silvia Suzete Brito Rocha A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária Português ISCTE-IUL 2012 2013
Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa Português ISCTE-IUL 2012 2013
Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário Português ISCTE-IUL 2012 2013
Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro Directores e Liderança: perfis em contexto escolar Português ISCTE-IUL 2011 2013
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Hugo Carvalho Pires DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva Português ISCTE-IUL 2021 2022
Patrícia Natividade Antunes Paiva A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL Português ISCTE-IUL -- 2019
Ivone Margarida Marques da Silva Patrício "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar Português ISCTE-IUL 2018 2019
Sofia Pimenta Queiroz Valerio O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular Português ISCTE-IUL 2014 2016