| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Administração Escolar; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Educação e Sociedade | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo | Doutoramento em Políticas Públicas; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2018/2019 | 1º | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2018/2019 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Sim |
| 2018/2019 | 1º | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar; | Sim |
| 2018/2019 | 1º | Estágio em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas; | Sim |
Cocoordenadora
Educação e Ciência
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Educação e Ciência ]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (14)
Em curso (11)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Sónia Isabel de Sá das Neves | Atrair e reter professores nos sistemas educativos europeus: uma análise comparativa de políticas públicas | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Rachel Pereira Rabelo | Atratividade da Carreira Docente: uma análise das políticas educativas para a profissão docente no Brasil no pós 1988 | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| André Augusto Andrade | Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Maria Helena Viegas Batista Roque dos Santos Nunes | Implementação de Qualificações em Resultados de Aprendizagem(RA) no Sistema Educativo Formativo Português - Ensiono Profissional | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha | A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Orlando Eduardo Capellão Martins | A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Ísis Álvares Capucha | Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Doroteia Baldaia Ngonga Cudiana Paulo | O impacto da formação contínua no desenvolvimento da dimensão técnico-pedagógica dos professores: um estudo do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT) no Distrito Urbano do Kilamba | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Sérgio Rúben Lourosa Alves | Global Teacher Prize Portugal: protagonistas, reconhecimento e inovação na organização escolar | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Cláudia Sofia Barata Valente | Financiamento das escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal Continental: Políticas e Atores | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Carlos Miguel Andrade dos Santos | Políticas de Promoção das Competências Digitais dos Professores: O Caso Português (2007-2023) | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Gabriel das Neves Cipriano | Student Assessment in Portugal: Impacts of the Covid-19 Pandemic in an Ongoing Process of Change | Inglês | Iscte | 2022 | 2025 |
| Francisco Armando Bilima Té | A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015. | Português | Iscte | 2020 | 2024 |
| Martinho Bangula Katúmua | O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela) | Iscte | 2015 | 2017 |
Dissertações de Mestrado (55)
Em curso (18)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Marcolino Elias Vasconcelos | Formação Inicial de Professores: Caso da Escola de Formação de Professores DNS/Bachil, na Guiné-Bissau | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Lígia Paula de Sousa Mendes | O papel da escola na transição para o mercado de trabalho das pessoas com deficiência motora e sensorial, em Portugal. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Susana Margarida Gregório Morgado Duarte | Melhoria Escolar em Portugal: Lideranças Intermédias | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Martinho Bitchala | Alfabetização de Jovens e Adultos na Região Leste da Guiné-Bissau. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Hélia Susana Rosa Preguiça do Carmo | O Papel da Liderança Escolar na Implementação das Medidas Adicionais no contexto da Educação Inclusiva. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Leontina Do Amparo Teixeira Da Silva | A gestão escolar e as práticas comunicacionais em contexto digital | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Vânia Alexandra Patrício Rodrigues Horta | Descentralização Educativa e Governação Municipal: O Processo de Transferência de Competências no Município de Santarém | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Vera Lúcia Sales Lopes | Liderança feminina na administração escolar: Fatores que condicionam o acesso das mulheres ao cargo de diretora dos agrupamentos de escolas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jéssica Isabel Rabaça Fonseca | A influência da liderança escolar no alinhamento da formação contínua com o Projeto Educativo da Escola | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Ana Margarida Pires Penedo | As lideranças e a articulação curricular entre ciclos Leadership and curricular between cycles | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Pedro Manuel Gomes | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS UNIVERSIDADES NA GUINÉ-BISSAU: PROCESSOS FORMATIVOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS DIPLOMADOS | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Olívia António Mendes | Insucesso e abandono escolar entre as raparigas na Guiné-Bissau: estudo no setor de Nhacra, região de Oio. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Fernanda de Lemos | Projeto: Oficinas de Aprendizagem | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Nuno Manuel Salvado de Brito | A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Ana Lídia Alves Cardoso | Educação Profissional - razões da sua escolha | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Elisabete Maria De Almeida Mota | Utilização de telemóveis nas escolas - município de Almada. | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Vitória Fernandes Melo | A influência da relação família-escola no desempenho escolar | Em curso | Iscte | -- | |
| Djenabú Baldé | Educação Inclusiva na Guine Bissau | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (37)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Francisco Costa Figueira Garcez Palha | Transição Digital e Educação Inclusiva: Políticas de Educação no Período Pós-Pandemia | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Soares Vicente Mendes | A descentralização de administração educacional: um caminho para a autonomia e democratização do sistema educativo na Guiné-Bissau | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Rodrigo Roque dos Reis | A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Marina Galvão Kovács | Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba? | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado | Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidadesde conciliação | Português | Iscte | 2020 | 2024 |
| Joana Marques Castanheira | O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19. | Inglês | Iscte | 2021 | 2023 |
| Mamadú Saliu Djaló | Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicialUm estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba) | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Paula Susana Ferreira de Oliveira | Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Helena Simba Bumba | O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom. | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Noa Miguel da Silva Simões | Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Miguel Cameselle Madeira | Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial? | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Noemia Armando Monteiro | Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Manuel David Faustino | Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Rui Alexandre Vicente dos Santos | O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho | Português | Iscte | 2018 | 2021 |
| Mussa Barri | Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque | Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal | Português | Iscte | 2019 | 2021 |
| Hugo Gonzaga Parente Miguel | Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico | Inglês | Iscte | 2018 | 2019 |
| Ísis Álvares Capucha | Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Gabriel das Neves Cipriano | As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar. | Inglês | Iscte | 2018 | 2019 |
| Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil | Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL | Inglês | Iscte | 2018 | 2019 |
| Ana Rita da Costa Prelhaz | A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Pedro Miguel Soares Ferreira | Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado. | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro | Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção | Português | Iscte | 2015 | 2017 |
| Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira | Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso. | Português | Iscte | 2015 | 2017 |
| Ondina Leonor da Silva Castanheira | A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Mafalda Cristina Silva Ferreira | Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| João Daniel Gonçalves Guerra | Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Joaquim Nhanganga Tyombe | Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva | Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal | Português | Iscte | 2014 | 2016 |
| Adilson Jorge Pires Brites | Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala | Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Daniel de Barros Salvaleque de Brito | A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Martinho Bangula Katúmua | A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Silvia Suzete Brito Rocha | A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz | Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel | As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro | Directores e Liderança: perfis em contexto escolar | Português | Iscte | 2011 | 2013 |
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Hugo Carvalho Pires | DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Patrícia Natividade Antunes Paiva | A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL | Português | Iscte | -- | 2019 |
| Ivone Margarida Marques da Silva Patrício | "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Sofia Pimenta Queiroz Valerio | O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular | Português | Iscte | 2014 | 2016 |
English