Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2024/2025 Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2024/2025 Sociologia da Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2024/2025 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2024/2025 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2024/2025 Trabalho de Projecto em Administração Escolar -- Sim
2024/2025 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2023/2024 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2023/2024 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2023/2024 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2023/2024 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2023/2024 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2023/2024 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2023/2024 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2022/2023 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2022/2023 Sociologia da Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2022/2023 Dissertação em Educação e Sociedade Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2022/2023 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2022/2023 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2022/2023 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2022/2023 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2021/2022 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2021/2022 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2021/2022 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2021/2022 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2021/2022 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Administração Escolar -- Sim
2021/2022 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2021/2022 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2020/2021 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2020/2021 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2020/2021 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Administração Escolar -- Sim
2020/2021 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2020/2021 Sociologia do Desempenho Escolar Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2020/2021 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2020/2021 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar; Sim
2019/2020 Sistemas Educativos Comparados Mestrado em Educação e Sociedade; Sim
2019/2020 Dissertação em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Não
2019/2020 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2019/2020 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2019/2020 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2019/2020 Dissertação em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Não
2019/2020 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2019/2020 Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo Doutoramento em Políticas Públicas; Sim
2019/2020 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2018/2019 Políticas de Educação Mestrado em Administração Escolar; Sim
2018/2019 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Sim
2018/2019 Dissertação em Administração Escolar Mestrado em Administração Escolar; Sim
2018/2019 Estágio em Políticas Públicas Mestrado em Políticas Públicas; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (10)
Em curso (8)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Rachel Pereira Rabelo Atratividade da Carreira Docente: uma análise das políticas educativas para a profissão docente no Brasil no pós 1988 Português Em curso Iscte 2024
Sónia Isabel de Sá das Neves Atrair e reter professores nos sistemas educativos europeus: uma análise comparativa de políticas públicas Português Em curso Iscte 2024
Maria Helena Viegas Batista Roque dos Santos Nunes Implementação de Qualificações em Resultados de Aprendizagem(RA) no Sistema Educativo Formativo Português - Ensiono Profissional Português Em curso Iscte 2022
André Augusto Andrade Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares Português Em curso Iscte 2022
Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada Português Em curso Iscte 2022
Orlando Eduardo Capellão Martins A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro Português Em curso Iscte 2022
Gabriel das Neves Cipriano Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso Português Em curso Iscte 2022
Ísis Álvares Capucha Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares Português Em curso Iscte 2022
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Francisco Armando Bilima Té A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015. Português Iscte 2020 2024
Martinho Bangula Katúmua O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela) Iscte 2015 2017
Dissertações de Mestrado (46)
Em curso (10)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Marcolino Elias Vasconcelos Formação inicial de professores: caso da Escola DNS/Bachil na Guiné Bissau Em curso Iscte 2024
Olívia António Mendes Insucesso e abandono escolar entre as raparigas na Guiné-Bissau: estudo no setor de Nhacra, região de Oio. Em curso Iscte 2024
Fernanda de Lemos Projeto: Oficinas de Aprendizagem Em curso Iscte 2024
Pedro Manuel Gomes FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS UNIVERSIDADES NA GUINÉ-BISSAU: PROCESSOS FORMATIVOS E INSERÇÂO PROFISSIONAL DOS DIPLOMADOS Em curso Iscte 2024
Nuno Manuel Salvado de Brito A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. Em curso Iscte 2024
Gimiralda Gomes Sané Consequências de abandono escolar Em curso Iscte 2024
Ana Lídia Alves Cardoso Educação Profissional - razões da sua escolha Em curso Iscte 2024
Francisco Costa Figueira Garcez Palha Transição Digital e Educação Inclusiva: Políticas de Educação no Período Pós-Pandemia Entregue Iscte 2024
Elisabete Maria de Almeida Mota Utilização de telemóveis nas escolas - município de Almada. Em curso Iscte 2024
Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional Em curso Iscte 2024
Terminadas (36)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Soares Vicente Mendes A descentralização de administração educacional: um caminho para a autonomia e democratização do sistema educativo na Guiné-Bissau Iscte 2024 2024
Rodrigo Roque dos Reis A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário Iscte 2023 2024
Marina Galvão Kovács Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba? Iscte 2024 2024
Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidadesde conciliação Português Iscte 2020 2024
Joana Marques Castanheira O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19. Inglês Iscte 2021 2023
Mamadú Saliu Djaló Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicialUm estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba) Português Iscte 2021 2023
Paula Susana Ferreira de Oliveira Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET Português Iscte 2021 2023
Helena Simba Bumba O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom. Português Iscte 2021 2023
Noa Miguel da Silva Simões Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes Português Iscte 2023 2023
Miguel Cameselle Madeira Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial? Português Iscte 2021 2022
Noemia Armando Monteiro Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados Português Iscte 2021 2022
Manuel David Faustino Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela Português Iscte 2021 2022
Rui Alexandre Vicente dos Santos O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho Português Iscte 2018 2021
Mussa Barri Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico Português Iscte 2020 2021
Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal Português Iscte 2019 2021
Hugo Gonzaga Parente Miguel Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico Inglês Iscte 2018 2019
Ísis Álvares Capucha Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora Português Iscte 2018 2019
Gabriel das Neves Cipriano As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar. Inglês Iscte 2018 2019
Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL Inglês Iscte 2018 2019
Ana Rita da Costa Prelhaz A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha Português Iscte 2016 2017
Pedro Miguel Soares Ferreira Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado. Português Iscte 2016 2017
Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção Português Iscte 2015 2017
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso. Português Iscte 2015 2017
Ondina Leonor da Silva Castanheira A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional Português Iscte 2015 2016
Mafalda Cristina Silva Ferreira Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste Português Iscte 2015 2016
João Daniel Gonçalves Guerra Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School Português Iscte 2015 2016
Joaquim Nhanganga Tyombe Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi Português Iscte 2015 2016
Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal Português Iscte 2014 2016
Adilson Jorge Pires Brites Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo Português Iscte 2014 2015
Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola Português Iscte 2014 2015
Daniel de Barros Salvaleque de Brito A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba Português Iscte 2013 2014
Martinho Bangula Katúmua A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL Português Iscte 2013 2014
Silvia Suzete Brito Rocha A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária Português Iscte 2012 2013
Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa Português Iscte 2012 2013
Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário Português Iscte 2012 2013
Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro Directores e Liderança: perfis em contexto escolar Português Iscte 2011 2013
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Hugo Carvalho Pires DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva Português Iscte 2021 2022
Patrícia Natividade Antunes Paiva A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL Português Iscte -- 2019
Ivone Margarida Marques da Silva Patrício "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar Português Iscte 2018 2019
Sofia Pimenta Queiroz Valerio O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular Português Iscte 2014 2016