Projetos de Investigação
IN_Iscte – espaço para crescer
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito. A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos: 1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas de mentoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentos tecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa. Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias ...
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-06-30
Parceiros do Projeto
Baseline study methodology plan and protocol
Informação do Projeto
2023-12-18
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Espaço para crescer
A adaptação e integração dos estudantes no Ensino Superior tem sido largamente abordada  pela investigação, nomeadamente no que diz respeito ao impacto do processo de adaptação  no sucesso e abandono escolar. A integração dos novos estudantes num novo contexto social  e académico pode constituir-se como um momento crítico nos processos de adaptação, sendo  que o período de chegada e os primeiros tempos de permanência na instituição são o momento-chave para intervir preventivamente. O acolhimento de novos estudantes é uma  prioridade do Iscte. As relações entre a integração nas relações sociais do ambiente académico (dentro e fora da  sala de aula), saúde mental e desempenho académico tornou-se particularmente evidente no  contexto mais recente do período COVID-19. Os efeitos do isolamento social e da  aprendizagem exclusivamente on-line são duradouros, sendo fundamental investir na  recuperação através do reforço das iniciativas de acolhimento. A aposta em estratégias de prevenção, com carácter universal, são uma forma eficaz de obtenção de resultados positivos  com os estudantes quer ao nível da sua saúde mental, quer no ajustamento à universidade.        
Informação do Projeto
2023-08-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
O estudo em referência tem como objetivo nuclear produzir informação em dois níveis complementares:- No plano europeu, o projeto EUROSTUDENT, toma por base uma lista alargada de indicadores harmonizados e comparáveis. Este conjunto de indicadores, tendo o seu foco principal nas condições de vida dos estudantes, inclui temas tão diversos como a transição e acesso ao ensino superior; tipos e modalidades de estudo; origens sociais; residência/alojamento; despesas; rendimentos; emprego e quotidiano (distribuição de tempos); mobilidade e internacionalização; e avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro. Nesta edição (EVIII), introduziram-se módulos respeitantes a questões suplementares, nomeadamente sobre as consequências da pandemia (provocada pela Covid19), bem estar e saúde mental e experiências de discriminação.- No plano nacional, produzir informação, em termos gerais, sobre as condições socioeconómicas dos estudantes portugueses do ensino superior (com a diversidade da temática apresentada anteriormente). Importa sublinhar que uma parte da equipa proponente da presente proposta foi responsável pela realização do INQUÉRITO SOCIOECONÓMICO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, em 4 rounds anteriores: no Projeto EUROSTUDENT (EII) 2005, EUROSTUDENT (EIII) 2008, EUROSTUDENT (VI) 2018, EUROSTUDENT VII, 2021.
Informação do Projeto
2023-05-23
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Informação do Projeto
2023-02-16
2024-07-15
Parceiros do Projeto
Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
A educação doutoral tem sido palco de mudança em Portugal. Os programas de doutoramento têm sofrido mudanças estruturais e institucionais, resultando em novos e diversificados desenhos educativos e de investigação. Alguns dos debates mais proeminentes em torno destas mudanças recentes debruçam-se sobre programas concebidos à medida de indivíduos versus cursos obrigatórios e previamente estruturados; competências básicas de investigação versus competências transferíveis; duração do grau e prazos de conclusão esperados; diferentes formas de apoio financeiro; práticas e programas de apoio inovadores; tipos de orientação académica e oportunidades de formação; e o impacto da digitalização. Outras tendências incluem a expansão de parcerias de colaboração e intercâmbios internacionais tais como parcerias universidade-indústria, cooperação com outros setores da sociedade e associações internacionais entre universidades similares. No centro destas mudanças estão as motivações, experiências, propósitos e aproveitamento dos alunos. Ligadas aos propósitos e aproveitamento dos alunos, estão as avaliações de qualidade e acreditação, tais como objetivos e fins educativos, importância e relevância do programa e rankings universitários, bem como a futura direção da universidade, considerando a educação doutoral no resto do mundo.  
Informação do Projeto
2022-06-03
2024-06-30
Parceiros do Projeto
Avaliação externa do Programa Schools 2030
Esta avaliação externa tem como objeto principal a implementação, os resultados e os impactos do Programa Schools 2030, levado a cabo pela Fundação Aga Khan (AKF), em Portugal. Programa este que visa a melhoria das aprendizagens, numa ação continua, globalmente informada (nomeadamente a partir das orientações do seu Programa Global) e enraizada localmente, em escolas ou agrupamentos de escolas (onde se incluem, com exceção do ensino superior, todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar, a educação básica e educação secundária).
Informação do Projeto
2021-11-09
2024-02-29
Parceiros do Projeto
Aquisição de serviços de consultoria especializada na área da equidade no ensino superior e do sistema educativo português
Informação do Projeto
2021-09-23
2021-12-15
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
Informação do Projeto
2021-02-23
2021-07-16
Parceiros do Projeto
Reduzir o insucesso e o abandono escolar
Informação do Projeto
2019-05-15
2020-02-14
Parceiros do Projeto
Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
Informação do Projeto
2019-05-13
2020-12-31
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017 O objetivo global deste projeto é o conhecimento sobre as condições de vida dos estudantes do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas (universitário e politécnico), obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável a nível europeu (este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu Eurostudent). As principais dimensões temáticas de caraterização dos estudantes são: A – Aspetos demográficos; B – Transição e acesso; C – Tipos e modalidades de estudo; D – Origens sociais; E – Residência; F – Despesas; G – Rendimentos; H – Emprego e orçamentos de tempo; I – Mobilidade e internacionalização J – Avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro.
Informação do Projeto
2017-04-18
2017-12-31
Parceiros do Projeto
A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
Presidiram à realização da pesquisa três objetivos: (i) avaliar a evolução dos resultados obtidos pelas escolas do concelho de Almada, no que respeita aos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade, ao longo de 5 anos (de 2019/10 a 2014/15) em provas nacionais; (ii) conhecer as escolas do concelho que se destacam pelo potencial que revelam em produzir mais-valia educativa, ou seja, que conseguem, com populações escolares socialmente semelhantes, fazer com que os seus alunos obtenham melhores resultados nas provas nacionais e (iii) identificar as variáveis organizacionais que sustentarão esse bom desempenho das escolas em causa.  Faz-se uso de uma metodologia multimétodo, ao combinar-se uma abordagem extensiva com outra de caráter intensivo. A primeira sustenta-se na análise de duas bases de dados cedidas pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), respeitantes aos anos letivos de 2009/10 e de 2014/15, ao 4º e ao 6º ano de escolaridade e a segunda consubstancia-se na realização de quatro estudos de caso (dois estudos de caso comparativos, sendo um por ciclo de escolaridade).
Informação do Projeto
2017-01-13
2017-11-12
Parceiros do Projeto
Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Projeto transversal aos vários grupos de investigação do CIES-IUL que tem como  objetivo principal relacionar a problemática das desigualdades sociais com diferentes dimensões e setores da sociedade portuguesa, tendo como referência a análise comparativa à escala europeia. O projeto é coordenado pela direção do Observatório das Desigualdades e é constituído pela seguinte equipa: João Sebastião, Renato Miguel do Carmo, Susana da Cruz Martins, Joana Azevedo, António Firmino da Costa.  Pretende-se envolver o maior número de investigadores do CIES-IUL que tenham trabalhado direta ou indiretamente com a temática das desigualdades sociais. O projeto prevê como outputs principais: a organização e edição de um livro coletivo, a organização de um colóquio internacional, a criação de uma página de internet, a produção de pequenos filmes temáticos.
Informação do Projeto
2017-01-01
2017-12-31
Parceiros do Projeto
Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
Informação do Projeto
2016-11-18
2017-05-17
Parceiros do Projeto
Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de pesquisa avançada, bem como o reforço e alargamento da oferta educativa na área das políticas públicas de educação e da administração escolar. Por um lado, pretende-se constituir no CIES-IUL uma equipa de referência internacional na área das políticas públicas de educação, com um enfoque particular na área da organização e administração do sistema escolar a nível macro e micro, capaz de competir e liderar projetos a nível internacional. Daí que a primeira tarefa a promover com o presente projeto seja o de implementar, a partir das redes internacionais construídas pelo CIES-IUL e pelos seus investigadores, uma pesquisa de âmbito Europeu sobre “Políticas Educativas e Organização Escolar: objetivos, modelos e desempenhos na Europa”.Por outro lado, pretende-se desenvolver as atividades de ensino, reforçando a área das políticas de educação no mestrado e no doutoramento em políticas públicas e criação de um Doutoramento em Administração e Gestão Escolar.
Informação do Projeto
2016-05-01
2019-04-30
Parceiros do Projeto
40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
Informação do Projeto
2015-01-20
2015-02-16
Parceiros do Projeto
PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
A análise das desigualdades sociais constitui um dos mais importantes instrumentos para conhecer a atual realidade europeia. O presente projeto pretende contribuir para essa análise, através de um conjunto de contributos inovadores quer no plano teórico-conceptual, quer no plano operatório. A investigação assenta numa análise extensiva e comparativa apoiada em base de dados internacionais, nomeadamente o European Social Survey, o EU-SILC e outros. A análise dá relevo às intersecções sistémicas e multidimensionais entre os segmentos estruturais “classe-país” e as distribuições integradas de rendimento, escolaridade, género e idade no espaço social da Europa.
Informação do Projeto
2014-03-06
--
Parceiros do Projeto
Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
Informação do Projeto
2012-06-30
2015-12-31
Parceiros do Projeto
A Nova Era das Desigualdades Escolares: A educação em análise pelos seus actores centrais
A Nova Era das Desigualdades Escolares: A educação em análise pelos seus actores centrais
Informação do Projeto
2011-04-01
2017-03-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
A presente proposta incide sobre a monitorização e análise da iniciativa Escola Ciência Viva, a decorrer em 2011. Viabilizada através de um protocolo celebrado entre o Pavilhão do Conhecimento e o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (Lisboa), esta iniciativa envolve um total de 27 turmas, dos diversos anos do 1º ciclo de escolaridade básica, integradas em 3 escolas distintas. A proposta de estudo está, assim, organizada de acordo com os seguintes objectivos:a)    Acompanhar e monitorizar os processos de implementação e desenvolvimento do Projecto Escola Ciência Viva, nas suas várias vertentes.b)    Identificar os impactos deste projecto nas actividades educativas dos professores, nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos e nas apreciações dos pais sobre esta iniciativa, nos seus efeitos educativos e de promoção da cultura e práticas científicas. c)    Conhecer e caracterizar os contextos escolares dos três estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa integrados no Projecto, bem como do enquadramento social da população escolar em referência e das propriedades sociais do contexto urbano envolvente.
Informação do Projeto
2011-01-26
2012-01-30
Parceiros do Projeto
Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
O estudo visa estabelecer uma relação analítica entre politicas de ensino-educação-formação, os modelos organizacionais das escolas, os tipos de liderança e o sucesso/insucesso escolar, realizando uma análise dos contextos institucionais e organizacionais nos ensinos básico e secundário e ponderando o seu impacto nos resultados das escolas (em particular em termos de níveis de sucesso/insucesso escolar). Contempla também a análise do abandono escolar, quer entendo-o como uma forma de insucesso escolar (ainda que com contornos distintos), quer atendendo aos mecanismos accionados pelas escolas no sentido de o ultrapassar, nomeadamente pelo reencaminhamento dos alunos para vias alternativas de ensino-aprendizagem.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-11-30
Parceiros do Projeto
Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
O projecto visa desenvolver mecanismos de monitorização que possibilitem acompanhar e avaliar de forma continuada a acção e o impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua direccionado para os estudantes do ensino superior. Pretende-se elaborar a caracterização socioeconómica dos estudantes que recorrem a este tipo de empréstimos para a frequência do ensino superior, mas também analisar a articulação e complementaridade do sistema de empréstimos com garantia mútua com os apoios prestados directamente pelo Estado através dos serviços de Acção Social Escolar. O presente estudo tem ainda por objectivo identificar parâmetros e resultados de programas e iniciativas similares desenvolvidos noutros contextos nacionais, nomeadamente em países da OCDE, susceptíveis de serem comparados com o alcance e impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua em Portugal.
Informação do Projeto
2009-04-01
2011-06-30
Parceiros do Projeto
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
--
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
O objectivo global é o conhecimento em termos sócio-económicos da população estudantil de cada um dos sectores do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas, obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável no quadro superior.
Informação do Projeto
2003-11-26
2005-05-30
Parceiros do Projeto
Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
Identificação dos perfis de literacia da população e principais factores explicativos, e análise de novas dinâmicas e processos emergentes de bloqueio das competências de literacia.
Informação do Projeto
2002-03-01
2004-07-01
Parceiros do Projeto
Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
Produzir um conjunto de desenvolvimentos inovadores no âmbito do que, se pode chamar a caracterização social de populações. No centro do projecto está a intenção de combinar novas propostas teóricas com a exploração de novas possibilidades de recurso a informação impírica.
Informação do Projeto
2000-12-01
2003-06-15
Parceiros do Projeto
A Modernização das Estruturas Sociais
Pretende-se com este projecto colmatar significativas lacunas de conhecimento que se verificam a propósito de uma questão tão decisiva como é a dos processos de modernização da sociedade portuguesa contemporânea. O objectivo central é proceder a uma análise sociológica, elaborada no plano teórico e solidamente suportada no plano da evidência empírica, dos processos de reconfiguração das estruturas sociais que atravessam actualmente a sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
1997-05-15
2000-11-30
Parceiros do Projeto