Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
A educação doutoral tem sido palco de mudança em Portugal. Os programas de doutoramento têm sofrido mudanças estruturais e institucionais, resultando em novos e diversificados desenhos educativos e de investigação. Alguns dos debates mais proeminentes em torno destas mudanças recentes debruçam-se sobre programas concebidos à medida de indivíduos versus cursos obrigatórios e previamente estruturados; competências básicas de investigação versus competências transferíveis; duração do grau e prazos de conclusão esperados; diferentes formas de apoio financeiro; práticas e programas de apoio inovadores; tipos de orientação académica e oportunidades de formação; e o impacto da digitalização. Outras tendências incluem a expansão de parcerias de colaboração e intercâmbios internacionais tais como parcerias universidade-indústria, cooperação com outros setores da sociedade e associações internacionais entre universidades similares. No centro destas mudanças estão as motivações, experiências, propósitos e aproveitamento dos alunos. Ligadas aos propósitos e aproveitamento dos alunos, estão as avaliações de qualidade e acreditação, tais como objetivos e fins educativos, importância e relevância do programa e rankings universitários, bem como a futura direção da universidade, considerando a educação doutoral no resto do mundo.
Informação do Projeto
2022-06-03
2024-06-30
Parceiros do Projeto
SME Take-off: SME determinants of participation for future European research
O SME Take-off visa o desenvolvimento de novos produto ‘Guia Interativo’ e processo ‘modelo I&DT scoring’ orientados à melhoria de desempenho das micro, pequenas e médias empresas (PME) inovadoras nos programas europeus relevantes para as atividades de investigação e inovação.
Informação do Projeto
2021-11-01
2023-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- Conhecimento Intensivo - Líder (Portugal)
Inquérito por questionário - FCCN
Informação do Projeto
2017-12-01
2018-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
Informação do Projeto
2015-01-20
2015-02-16
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
Informação do Projeto
2014-08-25
2016-02-29
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IPP - (Portugal)
Trajectórias académicas e profissionais de doutorados: um aprofundar do conhecimento sobre o papel da mobilidade
Informação do Projeto
2013-03-31
2015-05-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- IST-ID - Líder (Portugal)
As Parcerias Internacionais em Portugal: uma análise do impacto das redes científicas na sociedade do conhecimento
O objectivo deste projecto é identificar e caracterizar o impacto do programa de parcerias internacionais (PPI) nas universidades portuguesas. Este programa foi criado em 2006-2007 através do convite a várias universidades norte–americanas (MIT/CMU/UTA) para ajudar a desenvolver algumas universidades em Portugal. As universidades piloto foram escolhidas com base na sua área de especialidade (engenharia, tecnologias da informação e, posteriormente, medicina e gestão), na qualidade da sua investigação, no seu grau de internacionalização e nas suas ligações à indústria. A nossa pesquisa pretende questionar qual o impacto destas iniciativas 1) na mudança organizacional (incluindo grupos de pesquisa não seleccionados), 2) na inovação curricular, 3) no desenvolvimento dos recursos humanos, 4) na mobilidade dos estudantes, 5) nas colaborações universidade-indústria.
Informação do Projeto
2012-01-15
2015-01-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- IS-UP - Líder (Portugal)
European Perceptions of the CAP and its Impact on the Countryside and the Natural Environment
Informação do Projeto
1996-01-01
1996-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- Countryside Agency - Líder (Reino Unido)
Science and Political Power: a Study of Parliamentarians Attitudes towards Science
Informação do Projeto
1994-01-01
1995-01-01
Parceiros do Projeto
Sociological Enquiry into the Conditions required for the Success of the Supporting Environmental Measures within the Reform of the Common Agricultural Policy
To understand what problems arise when the measures to reduce the deterioration of the quality of the environment due to inclusive agriculture made under Directive No. 2078/92 are implemented. In particular the socioeconomic aspects with regard to the attitude of social groups towards the environmental aims of the European Community are considered by a multidisciplinary and supranational research project.
The research project seeks to:
i) analyze and evaluate the integration of environmental aims into agricultural policy, using the supporting environmental measures as an example;
ii) determinate the attitudes of the agricultural population toward the aims of environmental protection;
ii) investigate the socioeconomic framing conditions, which affect the implementation of the measure.
Informação do Projeto
1994-01-01
1997-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- KATALYSE - Líder (Alemanha)
- CNRS - (França)
Comunidade Científica: Valores, Atitudes, Comportamentos
Informação do Projeto
1991-01-01
1993-01-01
Parceiros do Projeto
Gestão e Divisão do Trabalho Científico em Investigação e Desenvolvimento: Uma Pesquisa Inter-sectorial sobre a Produção e Aplicação da Inovação em Portugal
Informação do Projeto
1990-01-01
1993-12-31
Parceiros do Projeto